Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Berne em gatos: como identificar o problema e como tratar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
berne em gatos

Os parasitas em gatos são um problema que não podemos ignorar. Por isso, feridas abertas nos nossos pets precisam ser rapidamente tratadas porque podem atrair as moscas Dermatobia hominis (também chamadas de varejeiras). Essas moscas depositam seus ovos nos machucados do felino, onde estes irão eclodir e evoluir para larvas. Essa doença parasitária se chama miíase, mas é muito conhecida como bicheira ou berne em gatos.

A miíase é extremamente incômoda para os felinos, mas calma: uma boa notícia é que esse problema tem tratamento e cura. Vamos explicar um pouco mais sobre berne em gatos e dizer o que você pode fazer para ajudar o seu pet!

O que pode causar berne em gatos?

Resumidamente, a maior causadora de berne em gatos é a mosca Dermatobia hominis. Como qualquer outro parasita, ela está sempre à procura de um hospedeiro para habitar durante uma fase da vida. Essas moscas voam carregando os seus ovos, até que pousam na ferida exposta do felino e colocam seus ovos ali.

Em cerca de uma semana, esses ovos eclodem e se transformam em larvas que passam a crescer dentro da pele do pet, se alimentando do tecido. 

Como identificar o problema?

Para identificar o gato com berne, é de extrema importância prestar atenção ao comportamento dele. Os felinos, naturalmente, se lambem para manter a higiene em dia. Mas caso ele esteja com berne, esses “banhos de gato” vão acontecer com muito mais frequência e em uma região específica, além de ele constantemente demonstrar sofrer de coceiras e dor. 

Por causa desse incômodo, o gato pode acabar ficando deprimido e quieto, deixando de interagir e passando a se isolar mais. É comum até que o animal coma e se hidrate com menos frequência por conta de toda a situação.

Se o pet apresentar esses sintomas, é importante analisar se há algum volume (nódulo) ou buracos na pele do gato. Em alguns casos de berne em gato, pode haver pus por conta da inflamação do local. E, se você reparar bem, às vezes também é possível visualizar uma larva branca dentro desse buraquinho. 

Essa é uma doença muito agoniante e incômoda para o gato, pois ele é capaz de sentir o parasita se alimentando da pele. Por isso, é preciso diagnosticar e tratar o problema o mais rápido possível!

Como prevenir berne em gatos?

Moscas estão em toda a parte, e nós não podemos ter muito controle sobre isso. Mas uma excelente solução para combater esse inseto é efetuando uma higiene rotineira no local em que os seus pets vivem. Limpar as fezes dos seus animais de estimação o mais rápido possível ajuda muito contra a berne.

Além disso, evitar o acúmulo de lixo orgânico e aparar a grama com frequência também são excelentes soluções. Outra dica extremamente trivial é manter a higiene do seu pet, tanto com banhos convencionais quanto com banhos a seco. Essas medidas podem manter a pele do animal limpa, reduzindo as chances de desenvolvimento das larvas.

Qual é o melhor tratamento para o pet?

berne em gatos

Caso você identifique que o seu pet está com berne, é de suma importância levá-lo ao veterinário o mais rápido possível! Não tente medicar o animal com remédios para humanos ou receitas caseiras, pois isso pode piorar a situação.

Embora não seja difícil identificar e remover os parasitas, é indicado que isso seja feito somente por um profissional. Isso porque é essencial que todas as larvas sejam retiradas, e, muitas vezes, é possível que algumas estejam profundas demais para serem vistas.

Além disso, se a remoção for feita de forma incorreta, uma parte da larva pode acabar ficando no local, causando uma inflamação e dor para o felino. Então consulte um veterinário para que o problema seja resolvido de forma eficiente!

Apenas um profissional qualificado será capaz de tirar berne de gato, além de garantir um diagnóstico correto e prescrever a melhor medicação para que o seu bichinho consiga melhorar brevemente.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário