Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gaviz: saiba tudo sobre o antiácido para cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
bula Gaviz

Gaviz é um eficiente antiácido à base de omeprazol que atua no tratamento e prevenção de problemas gástricos em cães e gatos. Promovendo um efeito rápido e eficaz no organismo do pet, no combate a distúrbios estomacais. 

A administração do medicamento só deve ser realizada sob prescrição e orientação do médico-veterinário. Consulte a ficha técnica Gaviz.

Para que serve o remédio Gaviz?

Ambas versões – Gaviz 10mg e Gaviz 20mg –  são eficazes e uma solução definitiva para os males que afetam o sistema digestivo de cães e gatos. O medicamento é indicado para o tratamento e prevenção de:

  • erosões;
  • úlceras gástricas e duodenais;
  • esofagite por refluxo;
  • erosões ou úlceras gástricas e duodenais induzidas pelo uso de anti-inflamatórios não esteroidais e esteroidais.
  • auxiliar na erradicação do Helicobacter spp.

Quais são as apresentações do Gaviz?

Também conhecido como omeprazol para pet, o medicamento é indicado para cachorros e gatos de todos os portes e idades, nas seguintes composições químicas:

Gaviz V 10mg

  • Omeprazol 10mg
  • Excipiente q.s.p. 170mg

Gaviz V 20mg

  • Omeprazol 20mg
  • Excipiente q.s.p. 340mg

No pet shop online da Cobasi, você encontra a linha completa de soluções Gaviz, da Agener União. 

Quais as contraindicações do Gaviz?

As contraindicações do medicamento são para cães e gatos com hipersensibilidade conhecida ao omeprazol ou a qualquer outro componente da fórmula. Além disso, o produto não deve ser fornecido durante a prenhez ou lactação.

Como dar o Gaviz para cães e gatos?

Posologia e modo de usar

A administração oral de Gaviz 10mg e Gaviz 20mg deve ser preferencialmente pela manhã, oferecendo o comprimido inteiro ao animal. Em média, a dose prescrita é de 0,7 a 1mg/kg de peso corporal, uma vez ao dia. 

O tempo de tratamento dura de 10 a 14 dias ou a critério do médico-veterinário que prescreveu o remédio. A posologia do medicamento é bastante simples. Confira a tabela de referência:

Tabela de doses aproximadas – Posologia Gaviz V 10mg

Peso do animalQuantidade de Gaviz V 10mg
10kg 1 comprimido
20kg2 comprimidos
30kg3 comprimidos
40kg 4 comprimidos

Tabela de doses aproximadas – Posologia Gaviz V 20mg

Peso do animalQuantidade de Gaviz V 10mg
20kg 1 comprimido
40kg2 comprimidos
60kg3 comprimidos
80kg 4 comprimidos

Consulte sempre um médico-veterinário de confiança.

Qual o princípio ativo do Gaviz e como ele age?

Conhecido como um medicamento inibidor de bomba de prótons, o omeprazol é o princípio ativo do Gaviz, que atua na redução da secreção de ácido clorídrico e o consequente aumento do pH do estômago. 

Quais cuidados são necessários na administração do Gaviz?

Os comprimidos não devem ser mastigados ou esmagados, com risco de perda da eficiência do produto. A sugestão é adicionar o medicamento a petiscos ou rações úmidas, o que irá facilitar na hora de administrar. 

Quais as reações adversas e efeitos colaterais do Gaviz?

Apesar da eficácia como antiácido para cães e gatos, o Gaviz pode apresentar efeitos adversos, principalmente se for oferecido de maneira incorreta, como: depressão, manifestada por sonolência, diminuição do período de vigília. Em doses altas pode promover excitação com incoordenação.

Além disso, os efeitos colaterais podem apresentar dilatação pupilar, taquicardia, febre, disfunção gástrica e efeitos adversos sobre a medula óssea.

O uso prolongado do produto (acima de 8 semanas) pode gerar hipergastrinemia e hiperplasia reversível da mucosa gástrica em cães e gatos.

Portanto, jamais utilize o medicamento sem o conhecimento de um médico-veterinário responsável. Pode ser perigoso para a saúde do seu animal.

O veterinário responde | Perguntas frequentes

O que é a gastrite em cachorro?

Gastrite é a inflamação das camadas que compõem o estômago, que pode ser aguda ou crônica. As principais causas da doença estão relacionadas a uma alimentação inadequada, verminoses, ingestão de corpos estranhos ou substâncias tóxicas e doenças metabólicas.

Quais os sintomas de gastrite em cães e gatos? 

Geralmente, os sinais de gastrite em animais são: 

  • dor na região abdominal;
  • prostração (debilidade física; fraqueza, abatimento, moleza);
  • falta de apetite;
  • redução no consumo de água;
  • rigidez do abdômen;
  • enjoos e vômitos;
  • salivação aumentada.

Como essa combinação de sintomas é comum em outras doenças, pode ser difícil saber exatamente se é uma condição de gastrite. Portanto, ao notar qualquer uma das condições mencionadas, procure imediatamente um médico-veterinário.

Quantos comprimidos vem em uma caixa do Gaviz? 

Ambas as versões de Gaviz contêm 5 cartelas com 10 comprimidos.

Quais as melhores condições de armazenamento do Gaviz?

O recomendado é conservar em local seco, com temperatura ambiente (15ºC a 30 “C), ao abrigo da luz solar direta. E claro, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Esta ficha técnica foi extraída manualmente a partir da bula original do Gaviz, sob a orientação da responsável técnica Marina Pohlmann Bonfim (CRMV – 13144). Consulte a bula original Gaviz 10mg e Gaviz 20mg para informações completas.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário