Cachorro cansado: o que pode ser?

Compartilhar:


cachorro cansado

Muitas coisas podem deixar cachorro cansado, seja o esforço do passeio, calor ou problemas de saúde. Portanto, se o cãozinho sempre parece estar ofegante e com problemas para respirar, o tutor deve ficar atento!

Ao notar o cachorro cansado e triste, tremores, apatia ou dificuldade de se locomover, o tutor deve buscar ajuda de um veterinário imediatamente, afinal, pode ser que o pet esteja passando mal. 

Para te ajudar a saber o que fazer nesses casos, elaboramos um guia sobre cachorro muito cansado e o que pode deixá-lo assim. Continue lendo!

Porque os cães ficam cansados?

Diferente dos humanos, a respiração dos cachorros tem funções diferentes, ela serve para ajudá-los no controle de temperatura, afinal, eles não suam como a gente e precisam realizar essa troca de calor. 

Por isso, é muito comum notar um cachorro com a respiração ofegante e com sinais de cansaço após a prática de atividades físicas ou em dias muito quentes. Isso é completamente normal e só significa que ele está se refrescando. 

No entanto, há casos em que a ocorrência desse tipo de respiração pode preocupar, normalmente isso acontece quando o pet fica ofegante do nada e sem motivo aparente. Neste caso, é importante buscar ajuda médica. 

Alguns sintomas que podem vir atrelados ao cansaço podem ser indicativos de problemas com a saúde do cãozinho:

  • Apatia: notar que o cachorro está cansado e triste pode ser sinal de cardiopatias, fique atento e leve o pet ao veterinário para uma análise. 
  • Tosse: Notar o cachorro tossindo e com dificuldade de respirar pode indicar algum problema pulmonar. Já se o pet estiver com a língua arroxeada, pode indicar problemas de oxigenação, neste caso, busque ajuda imediatamente! 
  • Tremores podem indicar alteração neurológica, seja por envenenamento ou intoxicação alimentar, leve imediatamente ao veterinário!
  • Ansiedade: Pode deixar o pet ofegante e inquieto. Caso os sintomas não passem ou o pet seja assim com frequência, procure ajuda do veterinário. 

Além disso, caso os sintomas de respiração ofegante e cansaço estejam atrelados a vômitos, diarréias e febre, busque auxílio o mais rápido possível. O mesmo serve para você que é tutor de um pet braquicefálico, ou seja, com focinho achatado.

Essas raças precisam de atenção em dobro quando o assunto é respiração, afinal, naturalmente eles tendem a apresentar problemas de oxigenação e respiração. 

Cachorro cansado, o que fazer?

cachorro ofegante

Ao notar que seu pet está com sintomas de cansaço, mesmo em repouso, o ideal é procurar a ajuda de um médico veterinário, que indicará a realização de exames para ter certeza se está tudo bem com a saúde do cachorro. 

Além disso, evite agitar demais o animal, deixando-o ansioso, assim como evitar atividades físicas em excesso ou que forcem muito o pet. Outra dica essencial, é manter o pet sempre hidratado. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário