Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu cachorro comeu sabonete: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro comeu sabonete

Seu cachorro comeu sabonete? Ter um cão em casa é saber que não se pode deixar qualquer objeto à toa. Isso porque são animais muito curiosos e que não perdem a oportunidade de xeretar algo que chame a atenção. Porém, esse é um ponto de alerta para os tutores, afinal, ao engolir sabonete, o pet pode ter várias complicações.

Os animais de estimação estão cada vez mais próximos de seus tutores e das suas rotinas, então é possível que aconteça esse tipo de situação. Nesse texto vamos explicar como ter uma visão preventiva, os males de cachorro comer sabão e o que fazer caso aconteça. Continue a leitura!

O que acontece quando o cachorro come sabonete?

Quando o pet come algo que não devia, é chamado de “corpo estranho”. Ou seja, são quaisquer objetos, produtos ou substâncias ingeridos pelo animal que não deveriam estar no seu organismo. 

Então, cachorro comer sabão não é nada saudável. Geralmente, o sabonete é formulado em pó concentrado, com componentes tóxicos e muito perigosos para os animais, pois contém: quantidade alta de fosfatos, carbonato, surfactantes não iônicos, perborato, entre outros. 

A sua ingestão é um risco à saúde do pet. Daí a importância de manter produtos químicos longe do alcance dos animais.

Quais são os sintomas que indicam que o cão comeu sabão?

meu cachorro comeu sabão
Quem tem pet em casa precisa deixar produtos de limpeza e plantas tóxicas fora do alcance dos animais

Sendo assim, até em pequenas quantidades, essas substâncias são capazes de causar intoxicações, envenenamentos e lesões na região do sistema digestivo. De modo geral, esses produtos causam danos à mucosa gástrica (membrana que reveste a parede interna do estômago). Além disso, os sinais clínicos mais comuns são:

  • vômito;
  • apatia;
  • diarreia;
  • desequilíbrio intestinal;
  • desidratação;
  • fortes dores, principalmente no abdômen;
  • espasmos musculares;
  • pupilas podem ficar dilatadas;
  • fraqueza;
  • falta de coordenação;
  • convulsões.

Há ainda, dependendo do tipo do sabonete e a quantidade ingerida, o risco do cachorro não suportar os efeitos drásticos da composição química do produto.

Seu cachorro comeu sabonete: saiba o que fazer

Assim que você notar que o seu cachorro comeu sabão, não hesite em procurar um médico-veterinário, seja por telefone para ter um contato inicial, como também buscando uma clínica para atendimento presencial.

cachorro lambendo sabão
Se o seu cachorro comeu sabonete, o primeiro passo é procurar imediatamente um médico-veterinário

Colete o máximo de informação possível para conversar com o profissional. Por exemplo, qual foi o tipo de sabonete, é um produto para humanos ou animais, quantidade, quanto tempo mais ou menos ocorreu e tudo o que achar relevante comentar.

Não menospreze a situação, achando que pode ser algo bobo ou que o animal comeu pouco o produto. O organismo dos cães funciona totalmente diferente de nós, humanos.  Então, a ingestão de conteúdos tóxicos podem ser fatais se não tratados rapidamente.

Como prevenir essa situação

Essa é uma etapa muito importante dos cuidados com cães: afastar qualquer chance do animal ter acesso a produtos químicos, limpeza, remédios, plantas tóxicas, alimentos não indicados para animais, entre outros.

Nesse cenário, deixe esse tipo de produto em ambientes fechados, como cômodos e armários, fora do alcance do pet. Até mesmo quando for jogar o lixo fora, busque deixar o mais longe possível, porque são animais muito curiosos.

cachorro comeu sabão o que fazer

Tente trocar a atenção do seu cão, dando brinquedos para os pets. Assim ele se distrai e diminui um pouco a ansiedade de ficar procurando o que mexer.

Tutores, tomem todas as medidas necessárias para que esse tipo de situação não aconteça, essas ações vão ser fundamentais para proteger a vida do seu cachorro.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Luciana Carla disse:

    Gostaria muito de adotar um cachorro de porte pequeno,me orientem oq preciso fazer… obrigada ❤️

  2. Katia disse:

    Ola boa noite,tudo bem?Então minha cachorra comeu sabão de lavar louça,e esta com a barriga fazendo barulho como se fosse soltar pum,e não quis se alimentar,porém não tenho condições no momento de leva la ao médico veterinário pois estou desempregada,o que posso fazer pra tirar a intoxicação do sabão?

Deixe o seu comentário