Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que cachorro gosta de dormir encostado no dono?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro dormindo encostado no dono

Com certeza você já se perguntou por que cachorro gosta de dormir encostado no dono, não é mesmo? Esse é um comportamento normal e seguro tanto para o tutor quanto para o animal. Venha com a gente e descubra os motivos para o seu cão dormir colado com você.

O que leva um cachorro a dormir encostado no dono?

O cachorro gostar de dormir encostado no dono é um comportamento normal do pet. Seja dormir encostado no dono, dormir na cama ou embaixo, nos pés. Porém, cada uma dessas situações representa um estado de espírito do animal. Conheça melhor cada um deles.

1.  Expressão de afeto e carinho

Dormir encostando no dono é, acima de tudo, a maneira que os cachorros têm de expressar todo o seu carinho e afeto pelos tutores. Além de ser uma forma de demonstrar apoio, caso percebam que o tutor está triste, chateado ou com problemas.

2. Busca de segurança e proteção

Se você acabou de adotar um cachorro filhote e ele passa todas as noites dormindo encostado no tutor, isso significa um pedido de proteção e segurança. É isso mesmo! Na falta dos pais logo após o desmame, é normal que ele procure uma figura que possa protegê-lo enquanto se adapta a um novo ambiente.

3. Desejo de chamar a atenção

Você é aquele tutor ocupado que costuma ficar a maior parte do dia longe de casa? Então, nesse caso, o que leva o pet a dormir colado em você é carência e desejo de chamar a atenção. É assim que ele demonstra que sente a sua falta.

4. Um lugar quente para dormir

O frio é um elemento externo que faz com que o cachorro durma encostado no dono. A temperatura do nosso organismo cria um lugar quente e aconchegante para o cão afastar o frio das noites de inverno. Errado ele não está, não é mesmo?

5. Marcação de território

O seu cachorro não perde a chance de dormir encostado aos seus pés? Esse comportamento é conhecido como marcação de território. Ele faz isso para avisar os demais animais que aquele tutor já tem dono, que ele pertence a um cachorro muito esperto.

Dormir com cachorro na cama prejudica o animal?

cachorro dormindo na cama
cachorro na cama com seu tutor

Não! Dormir com cachorro na cama e deixá-lo passar a noite não prejudica o animal. Porém se a prática for constante, você poderá usar os brinquedos para passar mais tempo com ele e diminuir a carência. Outra opção é fazer o reforço positivo de comportamento com deliciosos petiscos.

O seu cachorro tem o hábito de dormir encostado no dono? Não deixe de contar para nós como você lida com essa situação.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Adelson Carlos Dutra disse:

    É só uma das muitas curiosidades que tenho sobre atitudes de minha cachorra, estou aprendendo bastante mas tudo que tenho dúvidas as respostas são praticamente o que faço até parece que sei como lidar com as situações!

Deixe o seu comentário