Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhotes de cachorro: guia completo para receber um cãozinho em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhotes de cachorro

Receber filhotes de cachorro em casa é sempre motivo de muita alegria e amor. A chegada de um novo membro da família merece toda a atenção. Por isso, é preciso preparar tudo para recebê-los da melhor forma, não é mesmo?

Além de toda a diversão, um cachorro filhote requer muita seriedade e responsabilidade. Então, se você adotou um novo animalzinho e quer saber de tudo o que precisa para que ele cresça lindo e saudável, esse artigo é para você. 

Criamos um guia completo com dicas e informações importantes sobre como cuidar de filhotes de cachorro: ajustes na rotina da casa, principais necessidades, alimentação e tudo destinado ao novo amigo, nesta fase da vida dele.

Preparação para receber filhotes de cachorro

É visível a felicidade que um pet traz para a família, mas é uma tarefa que requer comprometimento, paciência e algumas mudanças na casa. Até mesmo cães que chegam adultos precisam de atenção para se adaptar, mas os cuidados com o filhotinho de cachorro é diferente e devem ser ainda mais intensivos.

Confira algumas dicas sobre como cuidar de um filhote de cachorro.


Quais são as vacinas para proteger os cachorros filhotes?

Colocamos a vacinação em destaque, devido a sua importância. Então, antes de passear, brincar com o pet e fazê-lo interagir com outros animais é fundamental que o animal passe por uma série de cuidados, como as vacinas.

Para zelar pela saúde do animal, escolha um veterinário de confiança. Ele vai te orientar sobre o protocolo das primeiras vacinas para cachorro e iniciar a imunização. Confira quais são as principais vacinas que seu pet precisa tomar a partir dos 45 dias:

V10 (Polivalente): é a primeira vacina que filhotes de cachorro precisam tomar. Protege contra cinomose e parvovirose, doenças graves, especialmente entre os filhotes.

Vacina antirrábica: a partir dos 4 ou 5 meses, o seu cachorro já pode ser imunizado com a vacina que previne a raiva em animais. A doença é uma zoonose transmissível para humanos.

Vacina para giárdia: não é obrigatória. Porém, ela pode ser tomada a partir da segunda dose da V10 e previne que seu cachorro seja infectado por este parasita. Alguns protocolos incluem exames antes da aplicação para ampliação da eficácia.

Vacina da gripe ou tosse de canis: também conhecida como Bordetella, o animal começa a tomar a partir da segunda dose da V10 e, em alguns protocolos, precisa de nova dose após um mês.

Reforço anual da vacinação: após um ano, é preciso medicar seu pet com o reforço de todas as vacinas que já tomou. Por isso, é muito importante realizar o protocolo de vacinação quando filhote.

Quando vermifugar filhotes de cachorro?

Filhotes de cachorro tomando vermífugo


A vermifugação de um filhote de cão pode começar a partir da segunda semana de vida.

Novamente, existem diversos protocolos veterinários. Enquanto alguns indicam a repetição de 15 em 15 dias até o desmame do filhote, outros recomendam a administração do vermífugo para cachorro de 3 em 3 meses. Consulte o médico-veterinário para seguir o tratamento adequado.

Planeje-se para receber o seu cãozinho

Não importa se é filhote de cachorro de raça ou não, nem se é filhote de cachorro pequeno, grande ou médio, os cuidados com o cachorro sempre serão semelhantes e antes de decidir ter um pet em casa, é necessário se planejar!

Um novo cachorro em casa é semelhante a receber um bebê, ou seja, é fundamental tomar alguns cuidados como preparar o local, pensar na rotina alimentar, entre outros pontos. 

Sabe por que essa informação é importante? É comum se deparar com famílias doando animais por não ter se planejado direito. Por exemplo, quando não tem tempo de dar atenção ao pet ou não tem condições de lidar com os cuidados que um filhote ou cão adulto necessita. Afinal, tudo isso é fundamental para o bem-estar e para a saúde do animal. 

Como preparar a casa para a chegada do filhote?

Filhotes de cachorro depois da castração

Nessa fase inicial, o primeiro passo é garantir que seu novo filhote de cachorro tenha tudo o que é essencial para a sua saúde e bem-estar. Portanto, alguns produtos podem ajudar, como:

Caminha para cachorro


Seu pet precisará de um lugar para dormir, relaxar e repor as energias, afinal, se tem uma coisa que os filhotes têm para dar e vender, é energia.

Inclusive, para deixá-lo mais confortável, você pode acrescentar um cobertor para cachorro ou até mesmo uma pelúcia. Isso, com certeza, vai ajudar para que ele se sinta quentinho, como se estivesse próximo de sua mãe, evitando choros.

Ração para cachorros filhotes


Outro ponto fundamental, é garantir que o animal tenha a alimentação adequada para a sua idade. Por isso, prefira rações para filhotes, como Super Premium ou úmida que são ótimas opções.


Petiscos

Petiscos são bem-vindos, sem excesso, a partir dos 3 meses. Porém, como sempre indicamos: consulte um médico-veterinário, seja para retirar ou incluir um novo alimento na rotina do seu pet.

Comedouro e bebedouro

Filhotes de cachorro comendo ração

Assim como a caminha, o comedouro e bebedouro são itens indispensáveis para os pets. Um lugar especial, onde eles sabem que vão comer e se hidratar. Lembre-se na hora de escolher os acessórios: precisa ser proporcional ao porte do cãozinho.

Higienização

Essa etapa requer dedicação e paciência. Afinal, assim como você, os filhotes estão em fase de aprendizado. Nesse cenário, os itens de higiene são essenciais, mas, o mais importante no momento é o tapete higiênico, onde eles vão fazer suas necessidades.


Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?


Para que o cachorro filhote aprenda a fazer xixi no lugar correto, é preciso ensiná-lo. Então, aqui vão algumas dicas:

  • Comece cobrindo todo o chão com tapete higiênico para ele assimilar o material com as necessidades.
  • Um filhote costuma fazer xixi e cocô alguns minutos após comer. Então, assim que alimentá-lo, prenda-o no local certo para que o bichinho possa ficar à vontade.
  • Fez no lugar errado? Tire-o dali e limpe fora da presença do animal. É importante tirar totalmente o cheiro da urina ou fezes, para isso, use desinfetantes específicos ou eliminador de odores.
  • Acertou? Que ótimo! Nessas horas uma recompensa vai bem.

Não brigue com o pet, de forma alguma, se ele fez as necessidades no lugar errado. Para o animal, isso pode significar que ele está fazendo algo errado. Assim, ele pode ficar inibido de fazer xixi ou cocô, resultando em problemas para a sua saúde.

Quer saber como educar o seu animal a fazer as necessidades no lugar adequado? A Cobasi tem o vídeo certo para isso. Dê o play:


Como facilitar a adaptação dos cães nos primeiros dias em casa?


Quantos dias o meu cachorro vai chorar de noite? Como acostumar meu pet a fazer xixi no lugar certo? Estas são apenas algumas das perguntas que rondam a cabeça dos tutores de primeira viagem, mas há solução para todas!

Primeiro, não estimule sua ansiedade pensando em quanto tempo um filhote demora para se acostumar, ao invés disso, invista no seu comprometimento com o animal. Afinal, é um filhote, e filhotes de cachorro precisam de educação, rotina e paciência para se habituar ao seu novo espaço.

Choros à noite são normais!

Reforçando a questão do choro. É comum! Pode até causar preocupação, especialmente para os tutores novatos, mas não se assuste.

Se imagine em um lugar estranho, que não conhece os sons, objetos, e pior, não encontra seu principal elo, sua mãe. Um filhotinho quando chega em casa se vê diante de um local totalmente novo, e sim, ele vai estranhar e levar alguns dias para se acostumar.

Ele está alimentado? Tem uma caminha quentinha? Brinquedos? Está seguro? Então, está tudo bem e o choro faz parte da fase de adaptação.

Um conselho: não desista! É questão de tempo e os pets aprendem de forma gradual.

Hora da diversão!

Depois dos protocolos de vacinação em dia, basta sair para curtir o passeio com o seu pet. Para isso, você precisará de uma coleira com plaquinha de identificação, que pode ser de pescoço ou peitoral, uma guia e os saquinhos higiênicos, afinal, não é legal sujar a rua! Todos os produtos para um passeio divertido e seguro, você encontra na Cobasi.



Brinquedos para cachorros filhotes



A diversão também é muito importante para os filhotes, portanto, garanta que ele terá  muitos brinquedos! Bolinha, cordas e ossinhos estão na lista dos brinquedos favoritos para esses pets!



Adestramento positivo para filhotes de cachorro

Um pet feliz não é aquele que pode fazer tudo, mas sim o animal que tem uma rotina, alimentação de qualidade, vacinas em dia e atenção do tutor. Você precisa impor limites para o seu cão, e na hora de educar, invista no adestramento positivo, que nada mais é que ensinar através do reforço positivo com petiscos, carinhos e felicitações.

Sempre que o seu cachorro fizer certo, recompense! Nada de gritos e broncas, atitudes como essas vão gerar estresse, e dependendo da situação, você acaba dando a atenção que ele queria, o que não ajuda a cortar um mau comportamento.

Errou? Tire algo que ele gosta muito. Pode ser um brinquedo, a sua companhia ou espaço. Com o tempo ele irá aprender o que é certo e errado.

Mas não é só isso, separamos algumas das dúvidas mais frequentes que os tutores têm sobre filhotes de cachorro. Confira!


Qual a idade para castração de cachorro?

Há muitos mitos sobre a castração que precisam ser respondidos, pois o procedimento traz diversos benefícios para a saúde do seu cachorro, como a prevenção do câncer de mama nas fêmeas e do câncer de próstata nos machos.

A castração também resulta em um animal mais tranquilo, que não passa pelo cio e ainda impede que aconteça uma ninhada indesejada. Para os filhotes, esse procedimento pode ser após a conclusão das primeiras vacinas. No caso das fêmeas, é melhor depois de completar um ano.

O procedimento cirúrgico é rápido, com leve risco de complicações por ter anestesia envolvida. E seguindo as orientações do veterinário, com antibiótico, repouso e alimentação adequada, em poucos dias o pet já está recuperado.



Quando o filhote pode começar a comer ração?

Filhotes de cachorro em casa no colo do dono



O desmame de um cachorro filhotinho acontece a partir do primeiro mês de vida do animal e de forma gradual, o processo não deve ser agilizado. Após 45 dias, já é possível começar a introdução de ração úmida ou grãos molhados e triturados na alimentação.

No terceiro mês, você pode oferecer ração seca para o filhote, antes disso não é recomendado por conta da dentição. Os dentes de leite costumam ser substituídos a partir dos 4 meses e podem durar até os 7 meses.

Como escolher a melhor ração para filhotes de cachorro?



Uma ração de qualidade faz toda a diferença no desenvolvimento do seu filhote, principalmente o nível de proteína, sendo 25% o mínimo recomendado. A linha Super Premium promove um maior número de ingredientes de qualidade.

Já uma ração Premium para filhotes atende às necessidades do seu pet promovendo uma nutrição completa, dieta equilibrada e ideal para a fase de desenvolvimento.

Nessa fase de escolha alguns pontos precisam ser levados em consideração, como o porte do cachorro. Um filhote de Pitbull, por exemplo, se alimenta com um determinado tipo de grão de ração especial para cães de porte médio. Já um filhote de Pug tem porte pequeno e exige um grão adaptado. Parece que é bobagem, mas o tamanho do grão influencia na mastigação do animal.

Sobre quantidade, vale uma conversa com o veterinário para entender a medida ideal para seu pet, como também calcular de acordo com as tabelas presentes no verso das embalagens de ração.

Tudo para o seu cachorro filhote, você encontra aqui na Cobasi!


Filhotes de cachorro são um bom desafio, mas daqueles que a recompensa é gigante. Os tutores ficam orgulhosos ao ver seu pet crescendo. Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para essa jornada, aproveite a visita e conheça o setor de cachorro. Você vai encontrar tudo o que o filhote vai amar.

Está se sentindo mais confiante e guiado? Agora é só cuidar daquele que vai estar sempre ao seu lado. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. manoel neto disse:

    PARABENS! EXCELENTE DICAS, OBRIGADO!

  2. Mara Silvia disse:

    Obrigada pelas informações. Agradecida.

  3. sonia manuela disse:

    Com que idade se deve dar a vacina da raiva?

    • Cobasi disse:

      Oi Sonia, como vai? A imunização de cães filhotes devem cumprir com o protocolo vacinal. Para filhotes a vacinação já é indicada a partir das primeiras semanas. os cães adultos devem seguir o protocolo vacinal anual. Neste caso a ida ao medico-veterinário é indicado. 🙂

  4. Rosangela Cintra disse:

    Ótimo conteúdo. Me ajudou muito.

Deixe o seu comentário