Como cuidar de um cachorro filhote que acabou de chegar

2 de março de 2021

Cachorros
um cachorro filhote deitado em uma almofada branca olhando para a câmera

Um cachorro filhote em casa não tem pra ninguém! Ele adora uma brincadeira, carinho, e claro, travessuras.

Mas antes de receber este pequeno ser em casa, você deve pensar “o que eu preciso comprar para um cachorro filhote?”. E a resposta para esta dúvida está neste guia para receber um pet em casa.

Como receber um cachorro filhote em casa?

Há uma lista de produtos indispensáveis para um cão, e quando um tutor vai às compras, em busca do clássico “enxoval pet”, não pode faltar o básico.

Porém, mesmo sendo o mínimo, como escolher uma caminha para cachorro? E qual a melhor ração para filhote? Calma, há resposta para tudo.

Hora de escolher a caminha para seu amigo

Um filhote não costuma parar quieto, mas depois que ele se sentir “em casa” dentro da caminha de cachorro, vai tratá-la como seu abrigo. 

Cuidado na hora de escolher uma casinha para pet, viu? O bichinho pode ser pequeno agora, porém vai esticar em um curto período de tempo e o espaço pode ficar minúsculo.

A melhor caminha para cachorro é aquela que tem o tamanho do animal na fase adulta, leve em conta o porte dele no momento da escolha.

O que comprar além da casinha?

cachorro filhote brincando de puxar com o seu dono

O “cafofo” oficial deve ser acompanhado de um bom comedouro e bebedouro, coleira para cachorro com placa de identificação e não se esqueça dos brinquedos, a bolinha feita com material resistente e uma pelúcia vão salvar seus móveis.

Os pequenos adoram snacks para filhotes e os petiscos ajudam na recompensa quando ele fizer algo certo. Apenas leia o rótulo do produto para saber se é recomendado para a idade do animal.

Higiene de filhotes de cachorro

Se você ainda não descobriu, vai chegar o momento, mas adiantamos, filhotes costumam urinar e defecar bastante. O tapete higiênico deve ficar espalhado pelo lugar que o pet frequenta até ele aprender que o local certo é onde está a folha.

Há diversas opções no mercado, desde produtos com tamanhos diferentes, odores e benefícios. Um atrativo sanitário pode ajudar a “marcar” o lugar das necessidades.

O que dar de comer para um filhote de cachorro?

Uma boa alimentação faz parte a rotina do animal, principalmente por ele estar em fase de crescimento. A ração úmida acompanha o pet até os 3 meses, depois a ração seca já pode começar a entrar como principal alimento.

É possível se perder no tanto de rações para filhotes que existem, mas se você direcionar sua energia para as características dele, fica mais fácil. Faça as perguntas abaixo para si mesmo:

  • Qual o porte do meu cachorro? Ele precisa de uma ração para filhote porte pequeno, médio ou grande?
  • Quero dar um alimento de qualidade, sem tantas especificações, ou algo próprio para a raça dele?

Uma dica que faz toda a diferença é sempre comprar um pacote pequeno para o cachorro experimentar a ração. Imagina só, seu cão é porte grande, você comprou logo uma embalagem de 8kg e ele não gostou da comida. Faz sentido?

A chegada de um cachorrinho é sinônimo de felicidade, e tão gostoso quanto recebê-lo é comprar o que ele precisa para ter qualidade de vida. Com o kit pronto, é só aproveitar cada momento com o pet!

Aqui tem mais conteúdo! Aprenda mais sobre saúde e cuidados com o seu pet: