Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vira-lata filhote: confira os cuidados necessários

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Vira-lata filhote: confira os cuidados necessários

Um vira-lata filhote é aquele cachorro que boa parte todos os tutores desejam ter em casa. Não importa se preto, branco, malhado ou caramelo, essa raça é uma das mais queridas do Brasil. Por isso, nós vamos contar tudo o que você precisa saber antes de adotar um cão e levá-lo para casa. Acompanhe!

Qual é a alimentação do vira-lata filhote?

Muitos tutores acreditam que por ser uma vira-lata, essa raça de cachorro se alimenta com qualquer coisa, já que tem o organismo mais forte do que outros cães de raça. Porém, isso não é verdade, pelo contrário. 

Assim como as outras raças de cachorro, o vira-lata precisa de uma dieta alimentar balanceada e rica em vitaminas e nutrientes para se desenvolver com saúde. No caso de um vira-lata filhote, a alimentação é ainda mais rigorosa, pois nessa fase o cachorro está em crescimento.

Por causa disso, é muito importante que o tutor tenha atenção ao escolher a ração para vira-lata filhote. Uma boa opção são os alimentos das classes Premium e Super Premium, que são ricas nos nutrientes que o pet precisa.

Como cuidar da higiene do pet

Um ponto muito importante sobre os cuidados com o filhote é se atentar à higiene do animal. Como esses são cachorros que desde pequenos gostam de brincar e correr por aí, o recomendado é dar aquele banho completo pelo menos uma vez por mês.

Além dos banhos, um tutor responsável deve aparar as unhas do pet para que elas não acabem incomodando ou machucando a pata do seu animal de estimação. Uma alternativa é levar o cação para passear regularmente. Assim, ela irá se desgastar de forma natural. 

O seu vira-lata está com problemas com pulgas e carrapatos? Então, não deixe de fazer uma visita ao médico-veterinário de confiança. Só ele poderá indicar qual é o medicamento e o tratamento indicado de acordo com a quantidade de parasitas no seu animal de estimação.

Mais sobre os cuidados com a saúde do vira-lata filhote

Vira-lata filhote: confira os cuidados necessários

Além de banho, passeio e medicação, quando necessário, há uma série de hábitos que ajudam a manter a saúde do filhote. E o mais importante é que essa rotina comece logo após adotar e levar o pet para casa.

A primeira delas é a vacinação, sendo necessária a aplicação de duas vacinas: a V10 e a antirrábica. A vacina V10 é dada em 3 doses, com uma dose de reforço a cada ano. Depois que o cão toma a primeira dose entre 6 e 8 semanas de vida, ele deve tomar mais duas doses com intervalos de 3 a 4 semanas entre cada uma.

Já com relação à antirrábica, os animais devem ser imunizados contra a raiva anualmente, a partir dos 3 meses de vida. Além disso, a ida ao veterinário também é outra coisa de suma importância, já que ele poderá identificar e tratar as principais doenças em seu pet.

Algumas combinações de vira-lata

Está pensando em adotar um vira-lata filhote, mas ainda não sabe qual animal de estimação escolher. Para ajudar você, nós preparamos uma lista com as combinações mais comuns de vira-lata filhote. Confira!

  • pitbull com vira-lata;
  • rottweiler com vira-lata;
  • chow chow com vira-lata;
  • pastor alemão com vira lata-vira;
  • de labrador com vira-lata;
  • poodle com vira-lata.

Saiba como adotar um vira-lata filhote

vir-lata filhote sentado na sala
Opte por ONG´s na hora de adotar um vira-lata filhote | fonte: Cobasi Cuida/Pet Friends

Está pensando em adotar um vira-lata filhote e não sabe por onde começar? Uma boa dica é procurar por ONG´s de resgate, cuidados e adoção de animais. Pois além de ajudar um cão abandonado, o tutor saberá a procedência e as condições do animal. Não deixe de conhecer as instituições parceiras da Cobasi Cuida.

Já tem um vira-lata filhote em casa? Então, compartilhe com a gente como tem sido essa experiência para a família.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Claudia Oliveira disse:

    Adotamos um vira lata caramelo ,estava abandonado ,mas não dá para saber sua idade ,sei que os dentes dá frente já nasceram ,aos demais estão nascendo , não sei se é filhote ,ou já adulto ,estou pensando de levar ao veterinário e vacinar… tadinho seu dono ficou doente e levaram ele, e deixaram o pitoco abandonado, até meu esposo ir numa pescaria ,e trazer ele para casa ,no começo estava bastante assustado ,agora esta mas tranquilo , muito obrigada!

  2. Sara disse:

    Olá temos um cachorrinho vira lata peludo branco,queria saber quantas vezes devo alimenta_lo pois é um filhote

  3. Fábio foxfubu disse:

    eu queria adotar uma cachorrinha raça pequena equ moro em apto e o espaço é pequeno eu tive uma mas estava muito velhinha e veio a falecer agora em 14 de junho e estou muito triste sempre gostei de criar dogs fêmea acho quê é mais dócil e carinhosa e companheira a minha doguinha que Deus a tenha em um bom lugar junto com os anjinhos doguinhos

    • Cobasi disse:

      Fábio, sentimos muito pela perda da sua cachorrinha. É compreensível sentir falta de uma companheira tão querida. Adotar pode ser uma forma linda de homenageá-la, trazendo nova alegria para sua vida. Cães de raças pequenas podem se adaptar bem a apartamentos. Recomendamos visitar https://cobasicuida.com.br/adocao para encontrar uma nova amiga que espera por um lar cheio de amor como o seu. Cada cachorro tem sua própria personalidade, e tenho certeza de que você encontrará uma companheira tão doce quanto a que partiu.🧡

Deixe o seu comentário