Quantos anos vive um vira-lata? Descubra isso e muito mais

Compartilhar:


nomes para cachorro vira lata

Você sabe quantos anos vive um vira-lata? Não? Então, aproveite para descobrir qual é a expectativa de vida desses cães tão adorados pelos brasileiros. Além disso, vamos contar como cuidar do seu animal para prolongar a longevidade dele. Confira!

Saiba quantos anos vive um cachorro vira-lata

Os cães são animais que têm um ciclo de vida diferente dos seres humanos. Por isso, para calcular o tempo de vida de um cachorro, é necessário fazer outro tipo de conta. Os vira-latas, por exemplo, são raças de médio porte, sendo a fórmula mais correta para calcular a idade do pet e saber quantos anos vive um cachorro vira-lata é:

Para cachorros de médio porte:

  • Multiplique os 2 primeiros anos por 10,5 (21 anos);·        
  • Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 5,7.

Qual a expectativa de vida de um vira-latas?

A expectativa de vida dos vira-latas, também chamados de cães sem raça definida (SRD) é de aproximadamente 15 anos. É difícil precisar o ciclo de vida deles, pois eles geralmente surgem a partir do cruzamento de diferentes raças de cachorros.

Aliás, o cruzamento de raças é apenas um dos fatores usados para estimar o tempo de vida de um cachorro vira-lata. Os demais fatores que entram nessa conta são: O porte, o estilo de vida, a alimentação, a genética e os cuidados dos tutores com o animal.

Como prolongar a vida do meu cão sem raça definida (SRD)?

A melhor maneira de prolongar a vida do seu querido vira-lata/cachorro sem raça definida é se atentar aos pequenos detalhes do dia a dia. E o primeiro deles é a alimentação do animal. Confira os principais cuidados para aumentar a longevidade do seu cão:

1. Alimentação rica em vitaminas e nutrientes

Para garantir a saúde do seu cachorro de raça ou sem raça definida (SRD) o primeiro passo é investir em uma alimentação de qualidade, com a concentração ideal de proteínas e minerais para o porte do animal. Assim, o seu pet terá a energia necessária para se desenvolver.

Um bom exemplo de rações para cachorro são os produtos da Royal Canin. São alimentos indicados para cães de todos os portes e idades. O que permite que o seu animal tem os nutrientes essenciais para crescer com saúde.

2. Evite alimentar com comida de humanos

quantos anos vive um cachorro

É muito comum que tutores alimentem os seus cães sem raça definida (SRD) com sobras das refeições. Arroz, feijão, carne e frango fazem parte da dieta do animal. Mas isso é errado! Não se esqueça que os pets têm necessidades nutricionais diferentes das nossas. Por isso, alimentá-los com comida humana não contribui para a saúde.

3. Cuidados com a dentição do animal

Uma maneira simples de garantir o bem-estar do seu animal é cuidar da dentição. Para isso, basta fazer a higienização logo após as refeições com pasta e escova para cachorros. Levar o pet ao veterinário para tratar de cáries e tártaros também é uma atitude saudável.

4. Acompanhamento veterinário e vacinação

Realizar consultas periódicas ao veterinário e manter o calendário de vacinação do pet atualizado ajudam a prolongar a vida do cachorro vira-lata. Assim, você saberá sempre o estado de saúde do pet e o protegerá de contrair doenças que podem ser graves e fatais.

5. Estimule atividades físicas e passeios regulares

Quem não gosta de manter a forma física em dia, não é mesmo? Praticar atividades físicas e realizar passeios com segurança são ótimos para manter o seu cão saudável. Na Cobasi você tem coleções completas de coleiras, guias e brinquedos para cachorros que vão tornar o dia a dia do seu vira-lata muito mais saudável. Aproveite!

Quer saber mais sobre Quantos anos vive um vira-lata? Descubra isso e muito mais? Neste vídeo, contamos tudo o que você precisa saber e as principais dúvidas relativas ao assunto. Dê o play e saiba mais!

Agora que você já sabe quantos anos vive um cachorro vira-lata em casa? Conte para gente nos comentários os cuidados que você toma para que o seu cão tenha uma vida saudável.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Jarbas gavronski disse:

    Por isso que tenho 2 vira lata com 16 anos

  2. Vanessa disse:

    Meu pet é adotado desde os quatro meses spre tenho cuidado com ele. Nunca fiz caminha agradeço a ele pq além de tirar da depressão hj nós dois mantem a forma física. Ele tem hj 5anos se Bobby 🥰 e a vcs da Cobasi… obrigada 🙏

Deixe o seu comentário