Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos anos vive um vira-lata? Descubra isso e muito mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
nomes para cachorro vira lata

Você sabe quantos anos vive um vira-lata? Não? Então, aproveite para descobrir qual é a expectativa de vida desses cães tão adorados pelos brasileiros. Além disso, vamos contar como cuidar do seu animal para prolongar a longevidade dele. Confira!

Saiba quantos anos vive um cachorro vira-lata

Os cães são animais que têm um ciclo de vida diferente dos seres humanos. Por isso, para calcular o tempo de vida de um cachorro, é necessário fazer outro tipo de conta. Os vira-latas, por exemplo, são raças de médio porte, sendo a fórmula mais correta para calcular a idade do pet e saber quantos anos vive um cachorro vira-lata é:

Para cachorros de médio porte:

  • Multiplique os 2 primeiros anos por 10,5 (21 anos);·        
  • Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 5,7.

Qual a expectativa de vida de um vira-latas?

A expectativa de vida dos vira-latas, também chamados de cães sem raça definida (SRD) é de aproximadamente 15 anos. É difícil precisar o ciclo de vida deles, pois eles geralmente surgem a partir do cruzamento de diferentes raças de cachorros.

Aliás, o cruzamento de raças é apenas um dos fatores usados para estimar o tempo de vida de um cachorro vira-lata. Os demais fatores que entram nessa conta são: O porte, o estilo de vida, a alimentação, a genética e os cuidados dos tutores com o animal.

Como prolongar a vida do meu cão sem raça definida (SRD)?

A melhor maneira de prolongar a vida do seu querido vira-lata/cachorro sem raça definida é se atentar aos pequenos detalhes do dia a dia. E o primeiro deles é a alimentação do animal. Confira os principais cuidados para aumentar a longevidade do seu cão:

1. Alimentação rica em vitaminas e nutrientes

Para garantir a saúde do seu cachorro de raça ou sem raça definida (SRD) o primeiro passo é investir em uma alimentação de qualidade, com a concentração ideal de proteínas e minerais para o porte do animal. Assim, o seu pet terá a energia necessária para se desenvolver.

Um bom exemplo de rações para cachorro são os produtos da Royal Canin. São alimentos indicados para cães de todos os portes e idades. O que permite que o seu animal tem os nutrientes essenciais para crescer com saúde.

2. Evite alimentar com comida de humanos

quantos anos vive um cachorro

É muito comum que tutores alimentem os seus cães sem raça definida (SRD) com sobras das refeições. Arroz, feijão, carne e frango fazem parte da dieta do animal. Mas isso é errado! Não se esqueça que os pets têm necessidades nutricionais diferentes das nossas. Por isso, alimentá-los com comida humana não contribui para a saúde.

3. Cuidados com a dentição do animal

Uma maneira simples de garantir o bem-estar do seu animal é cuidar da dentição. Para isso, basta fazer a higienização logo após as refeições com pasta e escova para cachorros. Levar o pet ao veterinário para tratar de cáries e tártaros também é uma atitude saudável.

4. Acompanhamento veterinário e vacinação

Realizar consultas periódicas ao veterinário e manter o calendário de vacinação do pet atualizado ajudam a prolongar a vida do cachorro vira-lata. Assim, você saberá sempre o estado de saúde do pet e o protegerá de contrair doenças que podem ser graves e fatais.

5. Estimule atividades físicas e passeios regulares

Quem não gosta de manter a forma física em dia, não é mesmo? Praticar atividades físicas e realizar passeios com segurança são ótimos para manter o seu cão saudável. Na Cobasi você tem coleções completas de coleiras, guias e brinquedos para cachorros que vão tornar o dia a dia do seu vira-lata muito mais saudável. Aproveite!


Os vira latas são incríveis super dóceis e agradáveis, pensando nisso fizemos um vídeo contando algumas curiosidades!

Agora que você já sabe quantos anos vive um cachorro vira-lata em casa? Conte para gente nos comentários os cuidados que você toma para que o seu cão tenha uma vida saudável.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Jarbas gavronski disse:

    Por isso que tenho 2 vira lata com 16 anos

    • Sueli disse:

      Minha vira-lata encontrei em 2008 na rua, está velhinha eu dou a raça sênior e as vacinas todo ano, passa em uma veterinária e sempre que precisa toma remédios, quero saber quantos anos ela ainda vai viver?
      Ela é a companheira do meu marido, sai todo dia para ir trabalhar com ele.

      • Cobasi disse:

        Olá Sueli,

        Espero que esteja tudo bem! Agradeço por compartilhar a história da sua vira-lata. Cada animal é único, e é difícil prever a expectativa de vida com precisão, mas existe uma média. Com os cuidados que você tem proporcionado, como a alimentação adequada, vacinas e visitas regulares ao veterinário, você está garantindo uma vida saudável para ela. Aproveite ao máximo cada momento com sua fiel companheira.

        Se surgirem mais dúvidas ou se precisar de conselhos adicionais, não hesite em perguntar. A saúde e o bem-estar do seu pet são prioridades!

  2. Vanessa disse:

    Meu pet é adotado desde os quatro meses spre tenho cuidado com ele. Nunca fiz caminha agradeço a ele pq além de tirar da depressão hj nós dois mantem a forma física. Ele tem hj 5anos se Bobby 🥰 e a vcs da Cobasi… obrigada 🙏

  3. Ana Cristina disse:

    Amo os bichinhos .cuidado e fundamental para qualidade de vida de seu pet e felicidade😄 e tra qualidade de seu tutor que o amo verdadeiramente!

  4. Angela Pereira Costa disse:

    Adotei uma vira lava 11 dias quero receber orientações de como devo cuidar dela para ela ter uma vida longa e saudável.

    • Cobasi disse:

      Olá, Angela ! tudo bem?

      Estamos felizes em saber que você fez uma adoção! 🧡

      Para que ela tenha uma vida longa e saudável, garanta uma boa alimentação, periodicidade de vacinas, atividades físicas, boa higiene, enriquecimento ambiental e muito amor e carinho!

Deixe o seu comentário