Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 6 raças de cachorro brasileiro para ter em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
fila brasileiro

Você sabia que, apesar de vivermos um dos países que mais tem pets em casa, existem poucas raças de cachorro brasileiro? Nós preparamos uma lista com 6 cães de raças brasileiras para você conhecer. Confira!  

Raças de cachorro brasileiro pequeno

Nós vamos começar a nossa lista com uma raça de cachorro brasileiro de porte pequeno. Conheça o Terrier Brasileiro!

1. Terrier Brasileiro ou Fox Paulistinha

O Terrier Brasileiro é, provavelmente, a raça de cachorro brasileiro mais conhecida no país. Também conhecido como Fox Paulistinha, esse pet tem como principais características ser um animal de pequeno porte e cheio de energia.

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK), o terrier foi criado para guarda, companhia e caça a pequenos animais. Hoje a raça mantém seu papel como animal de estimação e o único serviço que faz é correr atrás da bolinha!

A raça do Terrier brasileiro se formou a partir do cruzamento do Terrier francês trazido ao Brasil por estudantes que retornavam ao país no começo do século XX. A partir de então, houve uma miscigenação entre a espécie original e as raças de cachorro brasileiras, dando origem ao Terrier Brasileiro que conhecemos hoje.

Características do Terrier Brasileiro

As principais características que marcam o terrier brasileiro são:

  • Tem pequeno porte e uma estrutura de corpo não muito pesada;
  • É um cão gentil, alerta e amigável, porém desconfiado com estranhos;
  • Sua pelagem é predominantemente branca com manchas pretas, marrons e azuis;
  • Seu peso pode chegar até 10 kg.

Raças de cachorro brasileiro de porte médio

Nem tão pequenos quanto o Fox Paulistinha e nem gigantes com o Fila Brasileiro, os cães de porte médio dominam quando o assunto são raças de cachorro criadas no Brasil. Vamos conhecê-las?

2. Ovelheiro Gaúcho

A raça brasileira conhecida como Ovelheiro Gaúcho recebe esse nome porque foi criada no Rio Grande do Sul. Esses cães têm como características a estrutura mediana, a grande resistência física e a agilidade, sendo muito usados para o trabalho no campo, principalmente no pastoreio de ovelhas e gado.

Características do Ovelheiro Gaúcho

  • É uma raça de fácil adaptação e obediente do dono;
  • Dócil e amigável com pessoas conhecidas;
  • É um cão pastor;
  • Seu tamanho pode variar entre 55 e 65 cm na fase adulta.

Curiosidade: Apesar de estar listado como uma raça de cachorro brasileiro na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK), o Ovelheiro Gaúcho ainda não tem reconhecimento da Federação Cinológica Internacional (FCI).

3. Rastreador Brasileiro

cachorro brasileiro

O Rastreador Brasileiro é uma raça criada por Oswaldo Aranha Filho, em meados da década de 1950. Da mesma família dos sabujos farejadores e sabujos de grande porte, ela foi a primeira raça de cachorro brasileiro reconhecida oficialmente pela FCI.

Nascido a partir do cruzamento do Foxhound Americano com raças brasileiras, esse pet hoje é considerado uma espécie rara. Isso aconteceu devido a uma infestação de carrapatos ocorrida no Brasil na década de 1970, o que quase levou o Rastreador Brasileiro à extinção. Para nossa sorte, um grupo de criadores conseguiu fazer o resgate dele no começo dos anos 2000.

Características do Rastreador Brasileiro

  • Aparência forte e rústica sem ser agressiva;
  • Sua resistência o torna um ótimo caçador;
  • Tem um comportamento tranquilo e apegado ao dono;
  • O pelo tem coloração mosqueada preto e branco;
  • Seu peso pode variar de 21 a 33 kg.

4. Veadeiro Pampeano

O Veadeiro Pampeano é uma das raças de cachorro brasileiro menos conhecidas. Também chamado de Veadeiro Brasileiro, esse pet nascido no sul do Brasil só teve seu reconhecimento por parte da Confederação Brasileira de Cinofilia a partir dos anos 2000.

Apesar de não haver registros oficiais, acredita-se que essa raça tipicamente brasileira surgiu a partir do cruzamento de cães de pastoreio e podengos, pois o Veadeiro Pampeano carrega semelhança com essas duas raças.

Características do Veadeiro Brasileiro

  • Tem aparência rústica e porte mediano, ideal para caça;
  • O seu temperamento é obediente e convive bem com crianças;
  • Sua pelagem é curta e pode ter coloração que varia do branco ao baio escuro;
  •  A altura pode variar de 47 a 59 cm, dependendo se for macho ou fêmea.
  • Ainda não é uma raça reconhecida pela FCI.

Gostou de conhecer as principais raças de cachorro brasileiro pequenos e médios? Chegou a hora de saber mais sobre os grandalhões.Então, não se esqueça que para garantir o desenvolvimento saudável do seu pet, a escolha da ração é primordial! Se você tem dúvidas, conheça a nossa lista de rações para cachorros de pequeno porte.

Raças de cachorro brasileiros grandes

Se você gosta de cães grandes, vai adorar conhecer mais sobre essas duas raças criadas por aqui.

5. Fila Brasileiro

O fila brasileiro é uma das raças de cachorro grande mais conhecida popularmente. Da mesma família de Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços de acordo com a FCI, esse pet tem origem no cruzamento das raças Mastiff, Bulldog e Bloodhound, carregando características importantes de cada uma delas.

Considerada uma raça de grande porte, o Fila Brasileiro pode variar de 65 a  varia entre 40 e 50 quilos. Todo esse tamanho exige uma alimentação completa e reforçada. Prefira as rações super premium para cães de grande porte e cuidado com exageros na quantidade. Siga a orientação da embalagem do alimento e consulte sempre um médico-veterinário.

Por isso, mesmo ele precisa de uma ração premium para se manter saudável.

Características do Fila Brasileiro

  • São ótimos cães de guarda, pois percebem a presença de estranhos;
  • Tem uma personalidade alegre, brincalhona e simpática;
  • É fiel e procura estar sempre presente junto aos tutores;
  • Seus pelos têm coloração tigradas, dourados, baios e pretos.

6. Dogue Brasileiro

A raça Dogue Brasileiro surgiu por volta da década de 1970, com o cruzamento de boxer e bull terrier feito pelo brasileiro Pedro Ribeiro Dantas. Nascido no Rio Grande do Sul, essa espécie era muito usada para guarda e pastoreio, devido ao seu porte, força e agilidade.

O cachorro se destaca por ter uma personalidade equilibrada. O Dogue Brasileiro é considerado uma raça ativa, atenta e observadora, marcada pela expressão séria perante estranhos e dócil e amigável com seus tutores. Sendo uma ótima companhia para adultos e crianças.

Características do Dogue Brasileiro

  • Pelagem curta, grossa e de cores variadas;
  • Pode chegar até ter 60 cm de altura para machos e 58 cm para fêmeas;
  • Seu peso pode variar entre 23 e 43 quilos dependendo da idade;
  • Não é uma raça brasileira reconhecida pela FCI.

Gostou de conhecer as principais raças de cachorros brasileiros? Então, conte para gente nos comentários qual delas você levaria para fazer parte da sua família!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Isadora disse:

    Super legal!!!

Deixe o seu comentário