Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro mordendo a pata: o que isso pode significar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro mordendo a pata

Assim como os seres humanos, os cães também se incomodam com certas situações, e eles têm algumas maneiras de mostrar que algo está causando esse incômodo. Se você vê seu cachorro mordendo a pata constantemente, pode ter certeza de que algo está errado.

Por isso, é muito importante que você, como tutor, saiba identificar o que está acontecendo, e se é bom ou ruim. 

O que pode fazer o cachorro morder a própria pata?

São inúmeras razões – algumas boas, e a maioria, ruim. Dessa forma, procure sempre entender o que esse hábito quer dizer, leve o animal ao veterinário e encontre formas de fazê-lo parar. 

Mas, antes de descobrir uma forma de parar essa mania, você precisa saber o que é. Nós trouxemos algumas ideias!

  • Unhas: essa é uma questão bem comum. A condição da unha do seu cão pode estar fazendo com que ele morda a pata, incomodado, por exemplo, com o tamanho dela. Unhas grandes atrapalham na hora de brincar ou andar. Ele morder a pata é sua forma de tentar cortar a unha. Logo, mantenha as unhas do seu amigo curtas, para não haver problema.
  • Alergias: é importante que, ao notar esse hábito no animal, você cheque a região. As alergias podem ser causadas por inúmeros fatores, como mudança na alimentação, produtos de limpeza, ambiente e até estresse. É fundamental descobrir o que está causando esse estresse. E a alergia, quando descoberta, pode ser tratada com anti-histamínico, banhos medicinais e remédios.
  • Psicológico: como dito antes, um cão também pode morder a pata em caso de estresse. E, além de estressado, ele pode estar ansioso ou depressivo. Por isso, é importante que esteja sempre distraído, se divertindo com brinquedos, seja uma corda ou um bicho de pelúcia, ou em algum lugar aonde possa correr.
Cachorro mordendo a pata

Lembrando que apenas um especialista poderá indicar a medicação ideal para cada caso. Exames e acompanhamento do médico-veterinário são de suma importância, principalmente para que seu amigo melhore o quanto antes.

Existem outros motivos para meu cachorro estar mordendo a pata?

Sim, existem! Caso você não encontre nenhum sinal dos motivos já citados, observe para saber se seu cão não está com pulgas, carrapatos, pele seca, algum machucado ou queimadura. 

Quando procurar ajuda?

Nem sempre morder a pata é sinal de algo extremamente preocupante. Por isso, mantenha sempre a calma, tutor. É importante que você saiba agir em momentos como esse, para não estressar seu cão e acabar piorando o hábito.

O ideal é descobrir o quanto antes a causa para o comportamento. Portanto, se essa situação se tornar recorrente, procure logo um médico-veterinário e explique para ele. Serão solicitados os exames necessários, e, assim que identificado o problema, ele indicará o tratamento ideal e mais útil para o problema do seu amigo. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Ronald Jones C do Amaral disse:

    Por que minha cachorra não come só a ração ?
    Tem que misturar com carne moída ou peito de frango, só cozidos sem sal e tempero.
    Mesmo assim dá canseira para comer, ela vai comendo quando termina a carne tem que colocar mais carne , até terminar a ração.
    Ela come ração Premier super, para cachorro pequeno porte, adulto.
    O que fazer para que ela possa melhorar para comer.
    A gente dá ração de manhã, almoço e a noite.
    Tem dia que ela só come as 14:00 hs
    Depois a noite. Passa a noite e de manhã sem querer comer mesmo misturando com carne.
    Peço orientação
    Ronald

    • Cobasi disse:

      Oi Ronald, como vai?
      Pode ser a causa de alguns problemas de saúde, a melhor opção é leva-la ao veterinário. Que tal uma visitinha na SPet mais próxima!

  2. Jukley Ormeneze disse:

    Por que cachorros rosnam e atacam partes do seu corpo? minha cadela ataca o rabo, do meu amigo ataca suas patas traseiras e já vi vídeo de cachorro atacando suas patas dianteiras, geralmente qndo esta comendo alguma coisa. aparentemente imagino que ele sente ameaçado como se fosse outro cachorro querendo tomar sua comida, o que será isso e como resolver isso?

  3. MONICA DUARTE disse:

    MEU CACHORRO TEM 6 ANOS E ME FALARAM QUE NÃO PODE CORTAR AS UNHAS E ELE MORDE MUITO AS UNHAS AS VEZES ELE FICA MANCANDO

    • Cobasi disse:

      Olá, Monica! como vai?
      Se o seu cachorro está mordendo as unhas e mancando, é recomendável consultar um veterinário para avaliar a causa do comportamento.

Deixe o seu comentário