Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro vesgo é um problema? Saiba causas e cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro vesgo

O cachorro vesgo pode ser uma característica da raça ou o sintoma de alguma doença grave, por isso, os tutores precisam se informar sobre o assunto para tomar as medidas corretas.

Com o objetivo de entender melhor o tema, conversamos com a médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, Joyce Aparecida Santos Lima (CRMV-SP 39824).

Estrabismo ou cachorro vesgo?

Na verdade, estrabismo é apenas a forma científica de chamar um cachorro vesgo. De acordo com a definição da médica-veterinária Joyce Lima, esse “é o termo usado para descrever a posição ou direção anormal dos olhos”.

O estrabismo pode acontecer em um ou ambos os olhos. O tipo depende da posição que o olho afetado direcionar. Confira!

  • Convergente (esotropia): quando os olhos apontam para o nariz ou para dentro.
  • Divergente (exotropia): nesse caso, os olhos se direcionam para o lado exterior.
  • Dorsal (hipertropia): é quando os olhos se viram para cima, ocultando parte da íris.
  • Ventral (hipotropia): o olho fica posicionado com a pupila desviada para baixo.

O estrabismo causa algum mal?

A médica-veterinária Joyce Lima explica:

“O estrabismo é comum em algumas raças de cães, tendo origem genética, principalmente em Pugs, Boston Terriers e Buldogues Franceses, nesses casos, sendo apenas uma questão estética que não demanda preocupação dos seus tutores. No entanto, o surgimento pode ser causado por ferimentos ou doenças”.

Doenças que deixam o cachorro vesgo

cachorro vesgo

Uma razão para o estrabismo nos cachorros é a lesão de algum nervo que faz parte do sistema muscular dos olhos e impede que eles se movimentem corretamente.

Outra doença neurológica que tem como sintoma o estrabismo é a hidrocefalia, que consiste no acúmulo de líquido no crânio. Essa doença, no entanto, é mais comum em filhotes e cachorros de pequeno porte.

Outra causa é a síndrome vestibular canina. O sistema vestibular é responsável pelos movimentos e pela noção do espaço dos cães. Portanto, quando ocorre alguma alteração nesse sistema o cachorro vesgo sente que está girando o tempo todo, por isso o direcionamento anormal dos olhos.

A neoplasia na região ocular é outra possível razão para o estrabismo. Essa doença consiste no crescimento excessivo de um tecido devido à reprodução irregular das células.

E, ainda, a miosite imunomediada pode ser a causa do cachorro vesgo. Nessa doença, o sistema imunológico dos cães ataca os tecidos musculares, causando perda de fibras musculares e debilidade.

Às vezes o estrabismo é provocado por um acidente, como uma queda ou colisão, gerando fraturas no osso zigomático, localizado na área da bochecha.

Meu cachorro está vesgo, o que fazer?

A médica-veterinária Joyce Lima recomenda que, caso você perceba que o seu cachorro está vesgo, “faça o acompanhamento do animal por um médico-veterinário especializado para localizar a causa do problema e tratá-lo adequadamente”.

Qual é o tratamento para estrabismo?

Caso seja uma condição hereditária, o recomendado é castrar o animal para que ele não repasse essa característica para os filhotes.

Já se for provocado por outra doença, após o tratamento os olhos se corrigem sozinhos.

Uma terapia pode ser necessária para fortalecer os músculos da região ocular e, em casos específicos, o tratamento é cirúrgico.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário