Coelho pode tomar banho? Saiba a resposta

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
coelho pode tomar banho

Você tem dúvidas se coelho pode tomar banho? A resposta é: não. Isso mesmo. O contato direto com a água pode fazer com que os coelhos tenham hipotermia ou entrem em estado de choque. 

Mas em contrapartida, já que precisam se limpar sozinhos, os coelhos são muito higiênicos. E mesmo que eles se sujem de lama, por exemplo, é possível limpá-los apenas na região, sem molhá-los por inteiro. Outra opção super interessante é o banho a seco. Neste artigo, vamos te contar todas essas opções!

Cuidados importantes com o animal

Em situações em que o coelho está com diarreia, a saída ideal é fazer uso de lenços umedecidos e, se não for o bastante para uma higienização completa, o tutor pode lavar só o local sujo, porém com extremo cuidado para que ele não se assuste, causando uma possível reação, resultando em lesões e traumas.

Nesses casos, é importante secar muito bem o lugar que teve contato com a água. Dessa forma, você evita infecções de pele secundárias à umidade. Nem pense em utilizar secadores para isso, afinal, o barulho provavelmente causará pânico no pet. Além de que coelhos são muito sensíveis ao calor, o que pode causar uma hipertermia.

Lembre-se de sempre escovar o pelo

Como já sabemos que para a pergunta “coelho pode tomar banho?” a resposta é “não”, agora podemos dizer que manter seu pelo escovado é indispensável. Dessa forma eles não se embaraçam e qualquer possibilidade de acúmulo de sujeira é descartada.

Existem escovas específicas para pelo de coelho, mas caso você não encontre, opte pelas de cerdas macias. Elas vão evitar que o animal seja machucado acidentalmente. Após penteá-lo, lembre-se também de higienizar a escova.

A maioria dos coelhos ama esse momento de escovação, mas ainda assim podem ficar super agitados. Então realize a tarefa aos poucos e sem pressa, com cuidado para que ele se sinta confortável durante a atividade.

Comece a escovação com um carinho e movimentos leves, para que ele goste e te permita continuar.

coelho pode tomar banho

Como fazer a lavagem a seco

O banho a seco é a melhor opção para evitar os traumas que a água pode provocar nos coelhos. Por isso, caso haja sujeiras difíceis de serem eliminadas no corpo do coelho, é permitido usar amido de milho e uma escova específica para coelhos, pois isso será o suficiente para uma boa limpeza.

Nas situações de acúmulo de secreção, utilize algodões úmidos. Basta separar uma bacia com água e gotas de shampoo. Feito isso, é só mergulhar o algodão na bacia, tirar o excesso e seguir em direção ao coelho.

As glândulas odoríferas possuem a tarefa de produzir suor para manter a temperatura do animal equilibrada. Nos coelhos, encontram-se próximas ao ânus e podem acumular cheiro e secreção. Por isso, devem ser higienizadas também.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário