Coleira antilatido: o que é e como funciona?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

É natural que cães latam, mas há os que fazem isso exaustivamente e causam transtornos para os tutores e seus vizinhos. Pensando em resolver esse problema, a coleira antilatido foi criada. Polêmico, o produto emite um sinal sonoro ou vibração acionados pelo próprio latido do cachorro.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse dispositivo que é usado por muitos adestradores.

Como funciona a coleira antilatido para cachorro?

A coleira antilatido é um dos acessórios de adestramento que mais geram polêmica. Há quem acredite que é emitido um choque no animal, mas os modelos disponíveis na Cobasi emitem apenas uma correção sonora.

O som emitido é inofensivo para os padrões auditivos dos animais e faz a função parecida com o “não”, usado como comando no adestramento. A intensidade pode ser moderada pelo tutor do animal.

Com a correção instantânea, o cão irá diminuir a intensidade do latido para evitar o incômodo causado pela coleira.

A eficácia do dispositivo antilatido está diretamente ligado com o treinamento feito por um adestrador. Nunca utilize a coleira sem recomendação e orientação profissional.

Quando usar a coleira antilatido?

Agora que você já sabe para que serve a coleira antilatido é importante aprender quando usá-la. Ladrar faz parte da natureza dos cachorros e é a forma que eles têm de se comunicar. Eles latem para chamar a atenção, proteger seus tutores, por medo, por tédio, por solidão, entre outros motivos. Apenas os cães que latem excessivamente e causam transtornos no convívio devem usar a coleira antilatido como forma de adestrá-los.

A coleira é acionada pelo latido do cachorro e emite um som que o incomoda. Com esta repetitiva correção, ele irá diminuindo cada vez mais a quantidade de latidos. Ela pode ser usada em cães de todos os portes e idades desde que recomendada por um adestrador.

A coleira antilatido faz mal?

A coleira antilado com emissão de som não é prejudicial à saúde do animal, pois é apenas um sinal sonoro que incomoda o animal ao latir e é entendido por ele como um “não”. Em média, após 10 dias de utilização, o cão deve apresentar um novo comportamento.

Ela não deve ser usada o dia inteiro, pois não é uma coleira comum, é um acessório de adestramento. Os modelos atuais são leves, compactos e oferecem tecnologia segura. 

Caso o seu animal de estimação costume latir muito quando fica sozinho, o mais recomendado é procurar um médico-veterinário para analisar o problema comportamental e sugerir alternativas de adestramento.

Latir é comum e saudável, apenas o exagero deve ser tratado. Mas lembre-se que este comportamento pode estar atrelado ao tédio. Para isso, ofereça atenção, amor e atividades físicas diárias ao seu amigo para que ele gaste energia. O enriquecimento ambiental é uma forma muito eficaz de combater o estresse e corrigir comportamentos indesejados, como os latidos excessivos.

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário