
Uma ferida no focinho do cachorro pode ser facilmente notada pelo tutor, afinal, esse problema é bem comum entre os pets e pode ter diversas causas.
A boa notícia é que nem sempre a ferida no nariz do cachorro significa algo grave. No entanto, é importante estar atento ao tipo de machucado e levar o animal ao veterinário para um diagnóstico mais preciso.
Se deparar com o focinho de cachorro machucado pode ser mais comum do que imaginamos, especialmente entre os cães filhotes ou animais muito hiperativos.
Em alguns casos, isso acontece durante brincadeiras ou pela curiosidade dos cães de conhecer coisas novas. Contudo, há diversas situações em que pode surgir um machucado no nariz do cachorro.
Sendo assim, é necessário levar o animal ao veterinário para avaliar a lesão e verificar se existe a incidência de outros sinais clínicos.
A seguir, conheça algumas causas de machucado no focinho do cachorro.
A melhor forma de tratar um cachorro com ferida no nariz é levando o animal ao veterinário para uma análise do quadro, pois o profissional irá indicar o melhor remédio de acordo com o diagnóstico do pet.
Além de examinar o cão, é possível que o veterinário solicite alguns exames laboratoriais para confirmar o prognóstico.
O tratamento pode ser feito pelo uso de uma pomada cicatrizante, e o pet deverá ficar longe da exposição solar por alguns dias. No entanto, em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser adotada.
Em casos de picada de inseto, pode ser recomendado o uso de um corticoide, para diminuir o inchaço e as alergias.
Evitar que o cachorro machuque o focinho pode ser uma tarefa quase impossível, uma vez que eles são animais brincalhões, curiosos e estão quase sempre expostos a fatores que podem causar ferimentos acidentais.
No entanto, o tutor pode tomar alguns cuidados.