Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com remela verde nos olhos: o que é e como cuidar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com remela verde nos olhos

Às vezes, os tutores veem o seu cachorro com remela verde nos olhos e se preocupam com o que pode ser e como tratar. 

Em geral, as remelas são um processo do organismo do pet que busca umidificar os olhos e não indica um problema.

Mas de acordo com a coloração e o tamanho das remelas, o tutor poderá saber que seu bichinho está com alguns problemas de saúde. 

Por isso, confira no nosso guia se a remela verde no olho do cachorro pode ser sinal de perigo e como tratar o problema. Não perca e boa leitura!

O que são remelas?

Remelas são secreções que o nosso corpo e o corpo de diversos pets, inclusive cachorros, produzem de forma natural. Elas têm como objetivo deixar os olhos úmidos, auxiliando no funcionamento correto desse órgão

Além disso, podem indicar que há algum problema com o organismo, sendo sintoma comum de alergias, irritações ou infecções. Para identificar se a causa delas é de alguma doença é necessário conferir os seguintes pontos:

Quantidade de remela

Quem é o tutor de pet sabe que é comum precisar limpar os olhos dos peludos com frequência. Mas se essa higienização ocorre mais de uma vez por dia, pode ser sinal de alguma doença. 

Textura

Normalmente, as remelas são aquosas, e quando o cão está com alguma doença a textura pode se modificar. Em caso de infecções, por exemplo, é comum a remela ficar espessa e grossa. Assim, deve-se ficar atento a essas modificações. 

Coloração

Quando os cães estão saudáveis, as suas remelas são transparentes ou de amarelo claro. Qualquer alteração na cor da secreção pode ser motivo de alerta para os tutores.

Dessa forma, caso haja uma secreção verde no olho do cachorro, procure um médico-veterinário. 

Cachorro com remela verde nos olhos: possíveis doenças

Como dito antes, a remela verde é um sinal de alerta para os tutores, pois pode indicar que o cão está com uma doença contagiosa, como uma infecção bacteriana que pode gerar uma conjuntivite

A doença é uma inflamação em um tecido na parte de dentro da pálpebra, chamada de conjuntiva. Outras doenças que podem causar a secreção verde no olho do cachorro são:

Úlcera ocular

Durante o dia a dia, os pets estão brincando, correndo ou conhecendo lugares novos, e no meio dessas aventuras podem acabar se machucando. A úlcera ocular é uma doença causada por uma ferida no olho ou na pálpebra que não foi tratada corretamente. 

Dessa forma, caso você note remelas no seu cão, limpe o local e analise se não há nenhum machucado aparente. Caso haja, leve o pet ao médico-veterinário, onde será desinfetado o local e aplicado um tratamento. 

Doenças oculares

Diversas doenças nos olhos do seu pet podem causar irritações e produzir secreções verdes, como o entropio e o ectrópio.

Assim, nesses casos é necessário buscar ajuda de especialistas, pois só eles podem indicar o melhor tratamento em cada situação.

Imunidade baixa

Às vezes, quando os pets estão com cinomose ou hepatite, a sua imunidade fica baixa, facilitando que haja uma conjuntivite adquirida. Por isso, caso seu cachorro esteja com essas doenças, além das remelas, apresentarão outros sintomas, como: 

  • aumento da temperatura;
  • apatia;
  • sede intensa;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • tosse;
  • sangramentos em diferentes locais.

Como tratar cachorro com remela verde nos olhos?

Para cada tipo de doença haverá uma prescrição médica diferente para o tratamento adequado, sendo possível o uso de antialérgicos, antibióticos ou colírios especializados. 

Assim, sempre que notar algo estranho ou diferente no seu animal de estimação, leve-o ao médico-veterinário, pois só ele poderá identificar o problema e propor soluções.

Além disso, certifique-se de seguir as recomendações dadas, garantindo que o seu pet fique feliz e saudável por mais tempo. 

Como limpar remela verde no olho do cachorro?

cachorro com remela verde nos olhos

Para fazer a higienização correta dos olhos do seu peludo, siga o passo a passo abaixo:

  • molhe um algodão em água limpa;
  • passe o algodão com cuidado na região;
  • cuidado para não encostar o algodão no olho, pois poderá gerar uma irritação;
  • não utilize colírios humanos ou outros produtos que não sejam indicados para animais de estimação. 

Como evitar remela verde em cachorro?

Para evitar problemas de saúde no seu pet, faça consultas periódicas com o médico-veterinário. Além disso, limpe com frequência as remelas e caso note algum machucado, textura ou cor diferentes, procure atendimento especializado. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Eduardo Almeida Pedroza disse:

    Gostaria de uma ajuda de um veterinário meu cachorro todos os dias tenho que limpar as Remelas dos olhos dele são brancas um pouco verde gostaria de um colírio que possa estar usando nele até o momento obrigado aguardo Resposta……

Deixe o seu comentário