Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba tudo sobre cachorro com olho irritado e remelando

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com olho irritado e remelando

É super normal acordar com o olho cheio de remelas, né?! E também é muito comum o cachorro com olho irritado e remelando. Nessa situação, os tutores acabam ficando muito confusos sobre o assunto. 

Na maioria das vezes, se seu cachorro apresenta apenas as secreções, você pode ficar tranquilo. Afinal, elas ocorrem de maneira natural e não representam nenhum problema na saúde de seu pet. Contudo, algumas vezes essa secreção pode ser sintoma de algo mais grave. Por isso, se você quer saber mais sobre o cachorro com olho irritado e remelando, continue neste artigo, pois vamos falar tudo sobre o assunto! 

A nossa especialista Joyce Aparecida Santos Lima conta que “a remela é uma secreção natural e nada mais é do que o acúmulo de lágrimas que secaram durante a noite. Ela não representa nenhum problema de saúde ao seu animal, no entanto, em alguns casos pode ser sinal de alguma doença mais grave”.

Cachorro com olho irritado e remelando, o que significa?

É muito comum que o cachorro com olho irritado e remelando seja sintoma de alguma doença que pode estar incomodando o pet. Mas às vezes os tutores não sabem como distinguir se a remela é natural ou é sintoma de algo mais grave.

Segundo os especialistas, saber se essa questão é um problema de saúde é bem simples. Se você precisar limpar os olhos de seu pet mais do que uma vez por dia, isso pode significar que a remela está em excesso, e seu pet pode estar com algum problema de saúde. 

A especialista da Cobasi Joyce Aparecida Santos Lima explica quais são as causas mais comuns para isso. “As alergias, muito comuns no clima seco, poluição, poeira, flores e pólen podem causar irritação nos olhos e aumento da produção de remela; a conjuntivite, que pode ser causada por vírus ou bactérias que deixam os olhos avermelhados e inchados; a ceratoconjuntivite seca, ou Síndrome do Olho Seco, que acontece devido à falta de lubrificação dos olhos; a cinomose, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso dos cães, que passam a produzir muita remela como consequência de uma infecção por bactérias oportunistas; e o glaucoma, que ocorre devido ao aumento da pressão dentro dos olhos por acúmulo de fluidos”.

cachorro com olho irritado e remelando

Quais cuidados se deve ter com os pets nessa situação?

Assim como nos seres humanos, a remela dos cachorros normalmente não representa um problema sério. Mas é fundamental que os tutores fiquem atentos! Por isso, se você notar que o olho do seu animal de estimação está remelando mais que o normal, é fundamental marcar uma visita ao veterinário, como nos explica a especialista. “Se o tutor notar um aumento da produção de remela, ele deve buscar o auxílio de um médico-veterinário para que a causa seja tratada da maneira mais adequada possível.”

Além do tratamento ideal para o caso do seu cachorro, o médico-veterinário ainda poderá dar dicas sobre limpeza, alimentação e higienização que certamente ajudarão seu cachorro para que a saúde dele seja ainda melhor. 

Outra dica fundamental de Joyce Aparecida Santos Lima é sobre a medicação dos pets. “É muito importante que o tutor não tente medicar o animal por conta própria, pois, como vimos, esse olho irritado e remelento pode ter várias causas que apenas um especialista poderá identificar qual é. O uso incorreto de determinados medicamentos pode causar até a cegueira!”, explica a médica-veterinária. 

Joyce Lima | Médica-veterinária

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Toni marcos disse:

    .eu cachorro esta com olhos muito vermelhos e lagrimejoso mas sem remelas ,,,
    Oque seria

  2. Anderson disse:

    ele tá com o olhinho assim, e chora, tá saindo uma leve secreção e meio amarelinho verdinho bem clarinho

Deixe o seu comentário