Gato pode tomar banho? Entenda melhor sobre isso!

Compartilhar:


Saber se o gato pode tomar banho ou não é sempre uma dúvida, tendo em vista que dar banho em felinos é um sacrifício. Quem é dono de gato, geralmente, tem cicatrizes nos braços por conta dessa luta que é para dar banho neles.

Por conta disso, algumas pessoas sentem a dúvida sobre poder ou não dar banho nos gatos. Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre isso, esclarecendo essa dúvida e falando sobre a frequência correta de banho nos felinos.

Acompanhe o texto e saiba mais!

Sim, gato pode tomar banho!

De cara, já vamos esclarecer essa dúvida da grande maioria dos donos de felinos. Sim, gato pode tomar banho, mesmo que eles fiquem ariscos e demonstrem odiar o fato. Assim, você pode dar banho em seu animal sem ficar com peso na consciência.

O problema com banho é bem simples: os gatos odeiam ser forçados a fazer alguma coisa. Isso sob qualquer aspecto da sua vida, por isso, eles ficam todos arrepiados quando o dono coloca embaixo d’água e eles sentem os pelos lambidos por conta da água corrente.

Os pelos dos gatos são bastante sensíveis ao tato e podem ser bastante afetados pela temperatura da água. Portanto, fique atento ao dar banho no seu animal, para que não cause nenhum problema com o bichano.

A única raça que tolera banho sem muita resistência é a Van Turco, que tem até uma atitude positiva. As demais, por mais mansos que sejam, podem ficar agressivas. Porém, isso pode ser resolvido com o condicionamento do bichano, sendo instruído desde muito pequeno à limpeza com a água corrente.

Aprenda a dar banho no felino

Existem algumas dicas que podem ajudar na hora de dar banho no felino, garantindo que haja mais segurança entre você e o gato.

Coloque um pano ou tapete antiderrapante no piso para que o gato afunde as suas garras, assim, ele não causará nenhum dano nele ou em você. O objetivo desse pano ou tapete é justamente para que ele não escorregue e se assuste.

Tenha bastante cuidado para que a água não entre no ouvido dos felinos. Nesse caso, o uso de tampões de ouvido é essencial. Caso ache melhor, utilize uma mangueira para ter mais controle da água e evitar que caia na região.

Esteja tranquilo para começar o banho, essa é uma das partes importantes. Assim, você acaba passando mais segurança ao gato, reduzindo os riscos de acidentes que possam deixar marcas em você.

Gato pode tomar banho? Entenda melhor sobre isso!

A melhor forma de colocar o gato no local onde ele vai tomar banho, seja banheira ou balde, é fazer isso com a mão direita na nuca e a esquerda no tronco. Tudo isso mantendo uma certa distância do animal, para evitar os arranhões.

Use um shampoo especial que varia de acordo com a pelagem do seu gato. Nunca use shampoos de cães ou pessoas nos felinos; em último caso, faça o uso do sabonete neutro. Porém, fique atento, pois o uso do produto pode causar efeitos secundários.

Diante disso, ficou clara a teoria de que gato pode tomar banho. Seguindo as dicas corretas, isso pode se tornar algo agradável para todos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário