Raça de gato: 10 melhores para adotar

Compartilhar:


raça de gato de olhos coloridos

Para encontrar a raça de gato ideal para adotar, é preciso avaliar diversos pontos. Os mais importantes são as preferências do tutor, o estilo de vida, a presença ou não de outro animal e o tipo de casa em que o pet vai morar. Para ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo de raças e dicas!

10 raças de gato para adotar

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 22 milhões de gatos. Muitas pessoas preferem os felinos por serem independentes e por se adaptarem bem quando bem quando ficam sozinhos. Apesar desses comportamentos se repetem na maioria dos felinos domésticos, cada raça de gato possui as suas especificidades.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas?

Maine Coon

O gato gigante também é uma das raças mais gentis e dóceis. Chegando aos 16 kg, esse grandalhão é apegado aos donos e aceita bem outros animais.

Ragdoll

Outro grandalhão, o Ragdoll é muito inteligente e cheio de energia. Ele adora companhia e é ótimo para famílias com crianças.

Siamês

Essa raça de gato é muito conhecida e uma das preferidas dos brasileiros. Amoroso e brincalhão, ele adora ratinhos, varinhas e outros brinquedos para pets. Esse é um gato que não fica bem sozinho por muito tempo.

Persa

Esse peludinho, ou seria peludão, possui o focinho achatado e muita fofura. Preguiçoso e tranquilão, prefere um belo cochilo do que brincadeiras intensas.

Angorá

O Angorá é outra raça de gato peludo, só que é mais agitado do que o Persa. Esses pets adoram brincadeiras, mas são um pouco territorialistas.

Sphynx

Também chamado de gato pelado, o Sphynx é uma raça de gato muito dócil e brincalhona. Companheiro da família, ele adora brincar.

Bengal

Também chamado de Gato de Bengala, esse pet parece um pequeno tigre. Dócil e sociável é um ótimo gato para a família.

Munchkin

Outro peludinho muito fofo é o Munchkin. Esse gato é bem diferente dos outros, pois possui as perninhas curtas. Doce e carinhoso, o jeitinho de andar dessa raça de gato conquista a todos.

Gato Javanes

Esse cativante bichano possui o corpo magro e a face triangular. Além de exótico, ele é dócil e muito fofo. Ele também é um dos gatos mais caros do mundo!

Vira-lata

O famoso SRD não poderia ficar de fora da lista de melhores raças de gato para adoção. A enorme variedade de cores e tamanhos, torna os vira-latas em animais incríveis para se ter em casa. O mais legal é que adotar um pet sem raça definida ajuda a reduzir o abandono de animais e salva vidas.

Passo 1: pense sobre a adoção

Agora que você já conhece as nossas indicações de gatos de raça, chegou o momento de pensar um pouco mais sobre a adoção em si.

O primeiro passo é conversar com todos os moradores da casa e listar as preferências e as necessidades de cada um. “Deve-se buscar um animal com características que agradem a todos. Alguns podem querer gatos brancos, outros bicolores. É preciso avaliar ainda se querem os de pelo curto ou longo, grandes ou pequenos, ativos ou calmos. Com essas noções, poderão iniciar a busca pela raça ideal”, explica Nilton Abreu Zanco, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de São Paulo.

Além disso, é importante analisar o estilo de vida dos tutores e pesquisar sobre a raça de gato que mais se adapta à rotina da casa. “Existem gatos calmos que dormem boa parte do dia e lidam bem com tutores que passam muito tempo fora, como o Persa e o Ragdoll. Já os maiores, caso do Maine Coon, precisam viver em espaços grandes. Para quem busca um companheiro, uma ótima sugestão é o Bengal, que é agitado e costuma acompanhar os moradores pela casa”, comenta a médica veterinária Gabriela Muniz Ferreira Giraldi.

Casos em que já existe outro animal em casa demandam atenção redobrada, especialmente quando esses pets são cães. É necessário verificar se eles se dão bem na companhia de gatos para, então, buscar as raças mais indicadas. American Shorthair, Bobtail japonês e Angorá estão entre os que convivem bem com cachorros.

“Como está em um ambiente desconhecido, a tendência do gato é ter medo e ficar mais escondido. Uma dica para quem já tem outros animais é colocar o pet recém-chegado em uma caixa de transporte para que se sinta protegido e para sentir o cheiro dos companheiros”, recomenda Gabriela.

Passo 2: amor e dedicação independente da raça do gato

Os felinos, assim como qualquer outro pet, exigem atenção, responsabilidade e compromisso. Antes da adoção, anote todos os gastos, como ração, petiscos, brinquedos, caixa de areia higiênica, vacinas e consultas veterinárias. A lista é grande, por isso é essencial verificar se poderá arcar com os custos. Normalmente, há o costume de querer adotar filhotes, mas os adultos e os idosos também são cheios de charme.

Pense nisso e lembre-se de que os cuidados serão diferentes ao longo da vida do gato. “Os filhotes precisam de atenção para gastar energia e são mais frágeis. Os adultos, por outro lado, geralmente estão no auge da reprodução e já têm comportamento definido em relação ao que gostam e ao que não gostam. Já os idosos necessitam de cuidados especiais por estarem mais propensos a algumas doenças e, assim como os filhotes, necessitam ser manuseados com cuidado”, explica Zanco.

Passo 3: adaptação do ambiente para o gatinho

Antes da chegada do novo animal, independente da raça do gato, é necessário preparar o ambiente. A adaptação do pet no ambiente doméstico costuma ser tranquila, mas é preciso se preparar. As janelas, especialmente as mais altas, devem ser protegidas com telas para evitar que o pet caia e se machuque. Quem mora em casa também precisa ter cuidado com a altura dos muros e a abertura de portões, já que os gatos são desbravadores por natureza e adoram dar uma voltinha.

Por fim, é importante lembrar que a adoção de gato exige responsabilidade. Por mais independente da raça de gato seja, ele exigirá amor e carinho do tutor. Reserve um momento do dia para brincar, fazer carinho ou até mesmo para escovar seus pelos. Essa troca de amor é a prova mais verdadeira de que o pet é ideal para você.

Deseja adotar um gato? A Cobasi possui o Centro de Adoção na loja Villa Lobos, em São Paulo, e semanalmente promove eventos de adoção nas lojas físicas.

Quer saber mais sobre adoção de animais? Confira os posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Luzia de Fátima Batista disse:

    Gostaria ter uma gata peluda preta de patas grandes,este é o meu sonho ,porque tive uma e mataram estou mto triste e um siamês sumiu porque meu marido levou pro serviço dele e fugiu??

  2. Edenice Maria da Silva disse:

    Olá boa noite eu quero meu sonho em ter um gatinho deste ficarei muito feliz guando estive pra doação lembrem de mim pofavor amo Gatos tenho três que resgatei na rua

  3. Debora Aparecida Ferreira Leite disse:

    Oi gostaria de ter uma gatinha siames aproximadamente 4 meses,para fazer companhia c o meu gatinho ele sente se muito sozinho e triste

  4. Renan D Monteferrante disse:

    Então galera, eu tinha um gato da raça Mine coon.. Mais infelizmente mataram meu gato, e foi muito ruim essa sensação. Pois era presente mais alguns seres desumanos não cooperarão. E estou a procura de outro gato semelhante, o meu gato tinha 1,08, pesava 10kl e era branco de olhos azuis.

  5. Rafael disse:

    Oi Boa tarde.

    Eu tinha um gato Maine coon, faleceu em janeiro de velhice (com problemas renais), ele mantinha 11 anos. Estamos arrasados.

    Estamos atrás de um gato persa pra adotar.

    Vcs tem algum gatinha pra doar ?

    Grato.

    • Cobasi disse:

      Olá, Rafael! Sentimos muito por seu gatinho. Atendendo as orientações da Organização Mundial de Saúde em relação à pandemia de COVID-19 (coronavírus humano), todos os eventos de adoção da Cobasi estão suspensos por tempo indeterminado. No entanto, as ONGs parceiras continuam realizando o trabalho de doação de animais. Sugerimos que procure as instituições de proteção animal da sua cidade e adote seu novo gatinho.

  6. MCP disse:

    Eu sempre quis um gato. Mas não posso eu adoraria ter um!
    É obrigada essa informação apresentada foi muito útil pra mim Vou ver se consigo convencer minha responsável!

  7. Ana disse:

    Gostaria de adotar um gato amarelo.

  8. Valquira alvina dos Santos disse:

    Eu queria doa um gato por favor

Deixe o seu comentário