Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adoção de cachorro e gato: 10 dicas para a escolha certa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro e gato no fundo branco
Adotar um cachorro ou gato é uma ótima forma de ajudar os animais abandonados e ainda ter um amigo para toda a vida

A adoção de cachorro, assim como a de gato, é uma grande responsabilidade. Afinal, ao adotar, você passa a se responsabilizar por uma vida por muitos anos.

Quem acolhe um animal sem lar ganha, em troca, o mais fiel dos amigos. Essa decisão, porém, exige muita responsabilidade e planejamento. É necessário levar em consideração as despesas, o tempo para dedicar ao animal e muito mais.

Na adoção de cachorro ou gato existem cuidados antes, durante e após o pet chegar em casa. E todos eles fazem a diferença para que a escolha não crie problemas entre dono e animal. Afinal, trata-se de uma vida que acompanhará o proprietário por muitos anos.

Continue a leitura e confira as 10 dicas para adotar um animal com responsabilidade.

10 dicas para a adoção de cachorro ou gato

Um cachorro para doação pode viver entre 15 e 20 anos. Por isso, ao levar um filhote para casa, é fundamental refletir sobre sua escolha agora e no futuro. Separamos dicas importantes para guiar você na decisão sobre a adoção de cachorro ou gato.

1. Pense, reflita e questione

A adoção de cachorro e de gato é algo que exige muita responsabilidade

Algumas perguntas ajudam a ter mais consciência da adoção de cachorro. Pense nos motivos que fazem você querer adotar. Reflita sobre seu momento atual, seus objetivos de vida e seu futuro nos próximos 15 anos.

Mudança de casa? Viajar pelo mundo? Volta a estudar? Talvez viver em um outro país.. cada pessoa tem sonhos e planos diferentes e nem todos eles são possíveis com um cão ou gatinho para cuidar. Por isso, pense, reflita e questione.

Decidiu que você quer se comprometer por 15 anos ou mais e está animado para viver a aventura de adotar um cachorro? Reflita mais um pouco sobre emergências, como ter disponibilidade para levar o animal ao veterinário no meio da noite, paciência para adestrar e ensinar comandos e, claro, passear diariamente com pet.

Quem vai cuidar do cachorro? Todos da família estão de acordo? As pergunta são muitas e não existe resposta errada. Elas são muito pessoais e indicam se estamos preparamos ou não para a adoção responsável.

Faça este exercício!

2. Coloque as despesas no papel

Ração, antipulgas, vacinas, além de muitos petiscos e mimos: calcule as despesas do pet antes de adotar.

Alimentação de qualidade, banho e tosa, creche, idas ao veterinário, tapete higiênico, caminha, roupinhas, guia e coleira, brinquedos, petiscos… ufa! É uma delícia mimar o seu pet, mas isso também exige dinheiro.

Abra sua conta, pense no futuro e planeje suas finanças com o pet. Aproveite para pesquisar a ração para cachorro ou alimento para gato, escolher a caminha e encontrar um veterinário de confiança.

Ter um pet é muito bom, mas também exige investimento financeiro para ele ter saúde e bem-estar. Além disso, é importante sempre ter uma reserva para emergências.

3. Tenha uma rede de apoio para ajudar com o pet nas férias ou durante o trabalho

cachorro e gato com cobertor

É fundamental que alguém sempre esteja à disposição para dar atenção e carinho ao novo integrante. Procure definir desde já com quem ele ficará durante o dia e até em períodos de viagens. Pesquise hotéis, creches para animais e pet sitter.

“O cachorro não tolera ficar mais do que quatro ou seis horas em isolamento. A partir disso, já pode começar a ter transtornos de comportamento”, afirma a médica veterinária Ceres Berger Faraco

Por isso, reflita sobre sua nova rotina com a melhor companhia de todas!

4. Faça a adoção de cachorro baseada no comportamento

É comum ouvir dizer que o animal que escolheu o tutor. São várias as histórias de pessoas que chegam ao abrigo, e um cão logo vem em sua direção e conquista seu carinho. Mas cuidado com situações parecidas!

A adoção de cachorro e de gato precisa ser consciente e responsável. Ela deve ser baseada no comportamento do animal e na sua reflexão sobre estilo de vida e rotina.

Adotar um animal que tenha o temperamento adequado para seu padrão de vida reduz as chances de arrependimento e da temida devolução. Como saber qual o cachorro ideal para meu perfil de adotante? Separamos algumas regrinhas básicas para guiar você!

  • O tamanho do pet não importa. O que realmente faz diferença é o temperamento.
  • Quem vive em apartamentos ou casas pequenas deve dar preferência por animais mais velhos e calmos.
  • No entanto, isso não é um impeditivo para a adoção de um cachorro mais agitado. Basta compensar o excesso de energia com muitos passeios, dias na creche, brincadeiras e até um outro cãozinho.
  • O tamanho é algo fundamental para você? Adote um cachorro adulto, pois você já saberá o tamanho dele.
  • Filhotes precisam se alimentar a cada 4 horas para evitar crises de hipoglicemia. Se você fica mais de 4 horas fora de casa, opte por um adulto.
  • Cães peludos exigem uma rotina intensa de escovação. Eles precisam de tempo diariamente do tutor.
  • Cães grandes podem viver em apartamento. Da mesma forma que os pequenos, o que importante é o comportamento.

5. Tenha um veterinário de confiança

veterinário com cachorro

“O veterinário será o ‘pediatra’ ou ‘médico familiar’ do seu novo companheiro”, conta o médico-veterinário José Manuel Mouriño. Faça essa visita o quanto antes para tirar todas as dúvidas e garantir a saúde do animal desde o início da adoção do cachorro.

Nunca se esqueça das vacinas. É sempre melhor prevenir do que remediar. O dr. Mouriño orienta que o dono siga um protocolo de vacinação estipulado pelo médico veterinário e não deixe de realizar as vacinas anuais. O uso de vermífugos é periódico e deve ser feito quando o especialista indicar. O mesmo vale para a administração do antipulgas.

6. Pense sobre a castração

Reproduzir um animal envolve muita responsabilidade, gastos e riscos. “Castrando fêmeas antes do primeiro cio, evitamos problemas como infecção de útero e tumores de mama, além de não ter um animal com cio e gravidez psicológica dentro de casa”, explica Mouriño.  

“Já nos machos castrados há menos complicações de comportamento e de próstata, evitando-se indesejáveis problemas de urina dentro da residência”, completa o médico veterinário.

A cirurgia de castração não é um procedimento complexo e é muito seguro desde que feito com a preparação adequada e por profissionais capacitados.

7. Reserve tempo e dinheiro para o adestramento

Para a médica veterinária Ceres Berger Faraco, a atitude correta deve ser recompensada com carinho. “O limite não pode ser estabelecido por associações punitivas, mas por resultados positivos”, afirma.

O adestramento ajudará na adaptação do cachorro adotado e tornará toda a experiência muito mais agradável.

8. Aceite que a adaptação pode levar meses

cachorro na caminha

É comum que o cachorro, sobretudo filhote, chore nos primeiros dias à noite por estar só em um ambiente estranho. “Evite que a primeira experiência dele seja traumática”, aconselha Ceres.

Nos primeiros dias, se necessário, deixe-o mais próximo de outras pessoas, mas vá mudando isso aos poucos para não virar um comportamento indesejado.

Acima de tudo, lembre-se de que a adaptação de um cachorro pode levar semanas e até meses. Por isso, seja paciente!

9. Ofereça alimentação de qualidade

O alimento ideal é balanceado por um médico veterinário. “As quantidades necessárias devem ser ditadas por esse profissional, e não pelo apetite do bichinho”, afirma Mouriño. Ele ainda alerta que “comida de gente” nunca deve ser dada ao animal.

Prefira sempre oferecer ração seca e alimentos úmidos de qualidade Super Premium. Desenvolvidas com ingredientes selecionados, essas rações oferecem nutrição completa para seu pet.

10. Adoção de cachorro e convívio com crianças exige tempo, paciência e atenção

Se há pequenos na casa, lembre-se de ensiná-los que cachorro não é brinquedo. “Crianças muito novas nunca devem interagir com animais sem supervisão, é uma regra”, diz Ceres. Este cuidado evita acidentes e traumas, como a criança machucar o cão ou levar uma mordida.

Vai adotar um cachorro e tem crianças em casa? Prefira um cão brincalhão, paciente e equilibrado. Essa combinação comportamental é ideal para fazer companhia e se divertir com os pequenos.

Cães adultos costumam ser mais indicados para casas com crianças, pois já estão desenvolvidos e tem o temperamento definido. Além disso, filhotes têm o hábito de morder para brincar. Apesar de para ele ser uma brincadeira, as mordidas machucam principalmente a pele delicadas das crianças e dos idosos.

Onde adotar um animal de estimação?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existam entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados. Optar por doação de cachorro ao invés da compra é uma forma de reduzir esse número.

Para ajudar esses bichinhos a encontrar um novo lar, o Cobasi Cuida desenvolveu uma plataforma online que reúne dezenas de associações protetoras de animais. Essas ONGs e protetores independentes resgatam, tratam e doam cães e gatos para famílias responsáveis.

Além de encontrar cachorros e gatos para adoção online, você pode visitar uma dos eventos de adoção que acontecem nas lojas da Cobasi em várias cidades brasileiras. Confira o eventos mais próximo de você no nosso calendário.

Depois de pensar muito, ou até mesmo colocar as despesas no papel ainda ficou com duvida? Deixaremos aqui um vídeo que pode te dar a certeza de adoção de um pet!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Petinder disse:

    Olá pessoall! ?
    Participamos do primeiro Startup Weekend Pets do mundo e nossa ideia foi votada a mais promissora entre os mentores! ???
    Através de um mapeamento de características físicas e comportamentos de cada cachorro para achar o mais compatível com o perfil da sua família, seja um dos primeiros a usar nossa plataforma, Petinder!
    http://bit.do/petinder-saiba-mais
    Para contato: petinderoficial@gmail.com
    Obrigado pela AUjuda ???

  2. Paloma disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma doguinha linda… ela é porte médio, vira lata, branquinha com pintinhas pretas… super dócil, 2 anos… vou precisar doar ela 🙁 estou de mudança para uma casa muito pequena que nao permite animais… nao sei o que fazer…. voces teriam algum contato de alguem que queira adotar? Como eu faço?
    Estou muito triste com isso, mas infelismente será necessario….

  3. Rita Antonia da conceiConceição disse:

    Eu gotaria MT de batota uma cachorrinha de porte pequena pra preenche um vazio da minha casa Tenho certeza que vai ser MT Amada ,através de um Amigo me falaram sobre vcs ,gostaria MT Ir fazer uma visita pra conhecer o local..

  4. carmem disse:

    bom dia tenho uma cachorro para doaçao macho puldo raça pequena todo branco vo doar porque saio para trabalhar e ele chora muito os vizinhos estao reclamando muito

    • Cobasi disse:

      Carmem, como vai? Existem algumas formas de entreter o cachorro enquanto você sai para trabalhar. Invista em brinquedos interativos enquanto ele estiver sozinho e faça um passeio longo antes de sair de casa. Esperamos que as dicas ajudem seu pet!

  5. Carlos disse:

    Gostaria de saber se vocês tem cachorros bebês

    • Cobasi disse:

      Oi, Carlos! Nosso Centro de Adoção funciona na unidade Villa Lobos de forma fixa, mas você também pode entrar em contato com nossas ONGs parceiras. Você pode encontrar filhotes, adultos e idosos de todos os portes!

Deixe o seu comentário