Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato selvagem: conheça as espécies mais populares

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você sabia que além do gato que você pode ter em casa, existe uma grande variedade de gatos selvagens que ainda vivem na natureza? É isso mesmo! Venha com a gente e descubra as principais espécies de felinos que não foram domesticados.

O que são gatos selvagens?

Gatos selvagens são felinos que ainda se encontram em seu habitat natural e ainda não foram domesticados pelos seres humanos. No mundo, existem mais de 38 espécies de felinos selvagens como os leopardos, leões e onças.

A maioria desses animais se encontra em extinção devido às mudanças climáticas que a Terra vem passando, a caça predatória e outros motivos. Confira mais alguns exemplos desses animais para lá de especiais.

Gato-do-deserto

filhotes de gatos selvagens do deserto
O gato do deserto só tem a aparência fofa.

Talvez esse seja o mais “fofinho” dos selvagens. É um pequeno felino que vive no deserto da África, do Oriente Médio e da Ásia Central. Com a aparência similar aos pets domésticos, eles se caracterizam pela resistência às condições do deserto e por realizarem sua caça à noite.

Gato-pescador

gato pescador em cima do tronco
O gato pescador vivem nas margens dos rios.

Essa espécie de gato selvagem se encontra na Ásia e como o próprio nome já diz, vive em regiões próximas a rios, córregos e manguezais. O seu grande diferencial é o formato das garras, que permitem ao felino nadar e caçar suas presas na água.

Gato-dourado-africano

gato dourado africano na árvore
O gato dourado africano se alimenta de pássaros.

Ele é capaz de viver em quase todos os tipos de floresta, mas costuma ser mais encontrado em áreas com vegetação e umidade. Sua alimentação varia entre pequenos mamíferos e pássaros que ele caça durante a noite.

Gatos selvagens brasileiros

Assim como a maioria das espécies, os gatos selvagens daqui têm hábitos solitários e noturnos. Infelizmente, também estão perdendo seu habitat natural, sofrendo as consequências das mudanças climáticas, caças predatórias etc. Conheça algumas dessas espécies a seguir:

Gato-dos-pampas

gato dos pampas
O gato os pampas é uma espécie brasileira

Também conhecido como gato-palheiro, ele vive em regiões abertas e campos nativos. Este felino está presente em outros países da América do Sul, principalmente em locais com vegetação nativa e aberta. Sua pelagem varia entre o laranja-avermelhado e o cinza-listrado.

Gato maracajá 

gato macajá deitado
O gato macajá é um animal da floresta.

O gato maracajá tem como habitat as florestas de todo o Brasil. Uma das atividades preferidas é se locomover facilmente pelas árvores. Mede até 60cm, tem olhos grandes, patas grandes e cauda bem comprida.

Jaguatirica

jaguatirica caçando
A Jaguatirica é encontrada no cerrado brasileiro.

A Jaguatirica é um gato selvagem brasileiro que vive nas florestas, no cerrado, caatinga, pantanal e pode ser encontrado em quase todo o país, menos no extremo sul. Além disso, tem o porte médio, podendo chegar a 1m de comprimento.

Onça pintada

onça pintada na mata
A onça pintada é o mais famoso dos gatos selvagens

A onça pintada é considerada o maior gato selvagem do continente americano, podendo chegar a 170cm. É imponente, robusta, compacta e musculosa. Originária do Brasil, hoje ela se concentra em locais de vegetação densa e água abundante como o Pantanal e a região Norte do país.

Suçuarana

sucuarana correndo na mata
A suçuarana é o maio gato selvagem brasileiro.

Essa é a segunda maior espécie de gato selvagem do Brasil, podendo chegar a 155cm de comprimento. De coloração uniforme marrom acinzentado e marrom avermelhado, a suçuarana vive nos mais variados ambientes. Por isso, ela pode ser encontrada em todo o Brasil.

Gatos selvagens podem ser domesticados?

São tantas as semelhanças com os gatos que temos em casa, que você pode estar se perguntando se é possível domesticar as espécies selvagens? Embora vários animais selvagens possam ser dóceis com os humanos, eles não devem ser retirados do seu habitat.

Isso traria sérios impactos, como estresse e alterações no comportamento. Além disso, a domesticação envolve toda a espécie (e não somente um indivíduo) e por diversas gerações, o que dificulta esse processo.

Gostou de conhecer as principais espécies de gatos selvagens que existem no mundo? Então, conte para gente: seu pet é selvagem em casa ou é calminho?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário