Gato selvagem: saiba quais são e onde vivem

Compartilhar:


Quem tem gato sabe que esse pet traz muito dos outros felinos no comportamento e nas características físicas. E conhecer mais sobre gato selvagem pode nos ajudar a conhecer ainda mais o bichinho que temos em casa.

Porém, você também verá que os selvagens têm suas peculiaridades, a começar por precisarem enfrentar grandes desafios para sobreviverem em seu habitat.

E você sabia que existem mais de 30 espécies de gatos selvagens? E isso, infelizmente, está ameaçado, porque já há felinos em extinção, seja por mudanças climáticas, pelas caçadas ou por outros motivos.

Gato-do-deserto

Talvez esse seja o mais “fofinho” dos selvagens. É um pequeno felino que vive no deserto da África, do Oriente Médio e da Ásia Central. Mas não confunda sua aparência fofa com fragilidade, pois esse gatinho é muito resistente e pode superar as duras condições do deserto.

Gato-pescador

É considerado amigável, tem tamanho médio e vive próximo a rios, manguezais e córregos da Ásia. Entretanto, sua população está ameaçada pela destruição dessas áreas úmidas nos últimos tempos.

Gato-dourado-africano

Ele é capaz de viver em quase todos os tipos de floresta, mas costuma ser mais encontrado em áreas com vegetação e umidade. Além disso, esse é um gato robusto, com cauda curta e um caçador terrestre.


Gatos selvagens brasileiros

Assim como a maioria das espécies, os gatos selvagens daqui têm hábitos solitários e noturnos e vem perdendo seu habitat natural, além de sofrerem com as mudanças climáticas, caças etc.

Conheça algumas dessas espécies a seguir.

Gato-dos-pampas

Também conhecido como gato-palheiro, ele vive em regiões abertas e campos nativos. Este felino está presente em outros países da América do Sul. Sua pelagem varia entre o laranja-avermelhado e o cinza-listrado.

Gato maracajá 

O gato macarajá tem como habitat as florestas de todo o Brasil. Uma das atividades preferidas é se locomover facilmente pelas árvores. Mede até 60 cm, tem olhos grandes, patas grandes e cauda bem comprida.

Jaguatirica

Ele vive nas florestas, no cerrado, caatinga, pantanal e pode ser encontrado em quase todo o país, menos no extremo sul. Além disso, tem o porte médio, podendo chegar a 1 m de comprimento.

Onça pintada

Esse é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 170 cm. É imponente, robusto, compacto e musculoso.

Originariamente, a onça pintada vivia por todo o Brasil. Mas, hoje, ela se restringe às áreas de vegetação densa e água abundante da região norte, parte do Pantanal e de algumas áreas do sudeste e do sul.

Suçuarana

Essa é a segunda maior espécie de felino do Brasil, podendo chegar a 155 cm de comprimento. De coloração uniforme marrom acinzentado e marrom avermelhado, a suçuarana vive nos mais variados ambientes. Por isso, ela pode ser encontrada em todo o Brasil.

Gatos selvagens podem ser domesticados?

São tantas as semelhanças com os gatos que temos em casa, que você pode estar se perguntando se é possível domesticar as espécies selvagens.

Embora vários animais selvagens possam ser dóceis com os humanos, não devem ser retirados do seu habitat. Isso traria sérios impactos, como estresse e alterações no comportamento. Além disso, a domesticação envolve toda a espécie (e não somente um indivíduo) e por diversas gerações.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário