Ivomec: dicas de uso para aumentar a eficiência

17 de setembro de 2020

Saúde e Cuidados

Ivomec é um medicamento que nunca deve ser usado em cachorros, gatos e aves.

Ivomec não deve ser usado em cães

O Ivomec é um medicamento antiparasitário muito usado para tratar sarnas e vermes. No entanto, ele é exclusivo para uso em ovinos, bovinos e suínos. Este remédio pode trazer danos graves quando usado em cachorros, gatos e aves. Vamos explicar como funciona o remédio e porque não é recomendado usar Ivomec para cachorro, gato e outros animais.

Para que é indicado o Ivomec?

Este medicamento é usado em bovinos e suínos para tratar os principais parasitas internos e externos, como sarnas e vermes no estágio adulto ou imaturo. A droga age no organismo desses animais ocasionando a paralisia e morte dos parasitas.

O endectocida atua em vermes redondos gastrintestinais e pulmonares, berne, carrapato, piolhos sugadores, ácaros das sarnas psoróptica e sarcóptica em bovinos, ovinos e suinos.

Remédio para bovinos, ovinos e suínos

Como usar Ivomec?

O Ivomec deve ser aplicado por meio de injeção subcutânea na dose de 1 mL para cada 50kg de um animal bovino. Já para os ovinos, no tratamento de sarna psoróptica, é recomendado aplicar duas doses com intervalo de 7 dias.

Nos suínos, aplicar a injeção na dose de 1mL para cada 33 kg de peso do animal. No caso de leitões jovens abaixo de 16 kg a aplicação é diferente. Eles devem receber o medicamento em seringa calibradas de 0,1 mL por vez.

A utilização do Ivomec deve ser orientada por um médico veterinário.

Quanto tempo demora para fazer efeito do Ivomec?

O remédio Ivomec tem efeito rápido. Cerca de quatro a cinco dias depois da aplicação já começa a fazer efeito no organismo de bovinos, suínos e ovinos. 

Para que serve Ivomec para cães?

Ivomec nunca deve ser usado em cães, gatos e outros animais. Ele não é seguro! Este medicamento é específico para bovinos, suínos e ovinos e só pode ser neles e de acordo com a bula.

A Ivomec bula não indica o medicamento para seu animal de estimação. Ao utilizar de forma errada, você está colocando a saúde do pet em perigo. Esta droga pode causar paralisia, depressão, convulsões, cegueira e até coma quando usada em cães, gatos e aves.

Não cometa este erro com o seu amigo, existem remédios específicos para tratar sarnas e vermes em cães, como Canex, Vetmax, Chemital e Drontal. Veja outras opções de vermífugos e antipulgas para o seu cachorro e faça uma boa escolha.

Lembre-se de consultar o veterinário do seu pet para escolher a medicação adequada.

Quer saber mais sobre verminoses e sarnas em cães e gatos? Confira os posts a seguir: