Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Enriquecendo o ambiente com nicho para gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
NIcho para gatos

Se você é um tutor de felino e planeja construir um habitat rico em experiências em casa, então precisa conhecer o nicho para gatos. Esses pequenos compartimentos são essenciais no projeto de gatificação do ambiente.

O que é gatificação?

Enriquecimento ambiental Flicks
Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos de alta qualidade para o enriquecimento ambiental do seu pet.

Antes de falarmos dos nichos, precisamos explicar o que é gatificação para quem não sabe. Também chamada de verticalização, a gatificação é a construção de um ambiente em casa que proporcione uma experiência mais rica de exploração e locomoção para os gatos.

Gatos são exímios escaladores e saltadores não é por acaso. Na natureza eles vivem subindo em árvores, seja para caçar algum passarinho, seja para se esconder ou se proteger. Isso quer dizer que os gatos gostam de acessar lugares mais altos no ambiente em que estão.

Por isso a gatificação é também chamada de verticalização. A ideia é fazer um percurso pelas paredes e teto da casa onde o gato pode explorar e relaxar. Para isso, a gatificação utiliza torres, redes, prateleiras, arranhadores e, é claro, o nicho para gatos.

Para que serve o nicho para gatos?

O nicho para gatos nada mais é que uma pequena toca onde os gatos podem se esconder e descansar. É claro que, quando instalado no alto, o nicho para gatos precisa de uma via de acesso. Isso pode ser feito com prateleiras que guiam o gato do chão ao nicho.

Outra forma de ajudar os pets a chegarem até o nicho é utilizando os próprios móveis da casa. Se você tem uma estante ou armário onde o gato possa subir sem derrubar nada, que tal colocar o nicho para gatos ali por perto?

Além disso, quanto mais nichos para gatos espalhados pelo ambiente e em diferentes alturas, mais rica a experiência para os bichinhos. No fundo, a gatificação não tem muito limites. É possível ter um nicho em cada parede e uma rede ou uma ponte ligando os dois, por exemplo. Caso não saiba por onde começar, um kit nicho para gatos é uma boa opção. 

Tipos de nicho

Como geralmente são instalados nas paredes ou no teto, os nichos para gatos costumam ser mais leves. Por isso a maioria dos nichos são feitos em mdf, que é um tipo de maneira menos pesada.

Além do material, uma dica na hora de escolher os nichos é pensar na decoração. Não pense que gatificar um ambiente vai deixá-lo feio. Muito pelo contrário, existem nichos para gatos lindos e elegantes como os hexagonais ou então com desenhos e recortes especiais.

A gatificação é um momento oportuno para aproveitar e decorar a casa, apostando não só nos materiais de enriquecimento do ambiente para os pets, mas também em luzes especiais que combinem com a decoração.

Por fim, espalhar diferentes nichos pela casa também é uma oportunidade para inventar diferentes brincadeiras com seus bichinhos. Esconder presentinhos nos nichos como petiscos ou bolinhas estufadas com catnip é uma ótima forma de brincar de caça ao tesouro. Com certeza seu pet ficará feliz e satisfeito.

Gostou de saber um pouco mais sobre nicho para gatos? Confira mais dica de cuidados com a casa e os gatos em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário