Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba porque um gato lambe o outro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Saiba porque um gato lambe o outro

Quem é tutor de mais de um gatinho certamente já se deparou com esta cena super fofa, mas você sabe por que um gato lambe o outro? Para responder a essa pergunta precisamos entender todos os papéis que a língua de um felino desempenha.

A língua dos gatos

Para que serve uma língua? Ora, para muitas e muitas coisas. Existem os animais que usam suas línguas para caçar alimento, como os camaleões e os tamanduás, por exemplo. Há também os que fazem de suas línguas um instrumento para transformar as vocalizações em sons complexos e ritmados, como os humanos.

De modo geral, a língua é associada ao sistema digestivo dos animais. Nesse caso, ela cumpre a função de movimentar e preparar o alimento, além de decidir o que é bom ou não para se colocar na boca. 

Mas pense na língua dos gatos, ou, de maneira geral, na língua dos felinos. Ela é bem diferente da maioria dos animais, certo? São línguas ásperas, parecem lixas. E, de fato, elas são quase isso. 

A língua dos felinos é composta por papilas com formato de fios duros. Dessa forma a língua ganha a característica de uma escova, por isso é tão áspera e por isso também os gatos vivem se lambendo.

Mas por que uma língua assim tão diferente? Bom, na verdade a maioria das línguas dos animais têm papilas filiformes, ou seja, em formato de fio, mas a língua dos felinos tem esses fios em maior número e mais desenvolvidos. E eles cumprem duas funções: armazenar saliva e escovar os pelos.

Mas por que um gato lambe o outro?

Com essa capacidade de ser ao mesmo tempo um estoque de saliva e uma escova, a língua dos gatos é um excelente instrumento de limpeza. Esse é um dos motivos porque um gato lambe o outro: eles estão em um banho coletivo para retirar o excesso de pelo e para se limparem.

Porém, existe mais de um motivos para um gato lamber o outro. Além da limpeza, os gatos se lambem pelo mesmo motivo que nós e todos os outros mamíferos nos lambemos: para demonstrar carinho e estreitar os laços.

Em resumo, se você quiser saber porque um gato lambe o outro, pense nesses dois casos. Tanto na limpeza, quanto na conexão, o papel da lambida é o cuidado. Os gatos se lambem porque estão cuidando uns dos outros. É por isso, também, que eles lambem seus tutores.

Muito além da língua

A língua, nesse caso, cumpre a função de uma comunicação não verbal. Uma comunicação pelo toque e pelo cheiro. Pense em uma fêmea que acabou de parir. Seja uma égua, uma gata ou uma cachorra, a primeira coisa que a mãe faz é lamber as crias, certo? Lambem para limpar, para estimular e para confortar

E não pense que conosco é diferente. Nós humanos, de modo geral, lambemos nossos filhos de modo figurado: com toalhinhas umedecidas, carinhos e beijos. Não usamos a língua, mas a função, é a mesma. E de resto, nos comunicamos pela fala.

Por que um gato lambe o outro ou, de modo ainda amplo, porque um gato lambe qualquer membro da família, incluindo humanos? Ora, por amor.

Gostou de saber porque um gato lambe o outro? Veja mais dicas sobre comportamento animal em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário