Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adaptação de gatos: como integrar um pet adotado e um residente

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
adaptação de gatos na nova casa
A adaptação de gatos à nova casa é simples, mas exige atenção à alguns cuidados

Fazer a adaptação de gatos recém-adotados com felinos que já dominam a casa é uma das principais preocupações dos tutores. Afinal de contas, é preciso garantir que o animal se sinta bem no novo lar. 

Por isso, nós preparamos algumas dicas essenciais que vão ajudar você a fazer a adaptação do seu gato da maneira correta. Confira!

Por que fazer a adaptação de gatos?

A adaptação de gatos a novos ambientes e/ou outros animais de estimação é essencial para garantir a saúde e bem-estar do felino.

Isso acontece porque os gatos são animais territorialistas, ou seja, precisam dominar o ambiente para se sentirem seguros. Isso faz com que qualquer mudança possa causar estresse no animal de estimação.

O que não fazer na adaptação dos gatos

O primeiro passo para adaptar gatos ao ambiente é saber o que evitar. O principal é: nunca coloque o novo animal de estimação no mesmo lugar de outro pet da casa de maneira brusca.

O indicado por veterinários é realizar uma introdução estruturada do pet. A prática consiste em adotar pequenas estratégias para ir apresentando um animal ao outro aos poucos. 

Dessa maneira, o tutor garante que um animal já esteja acostumado à presença do outro no mesmo ambiente. O que evita brigas, estresse e disputa por recursos. 

Adaptação de gatos: o que fazer

O processo da adaptação de gatos a uma casa nova e ao felino já residente exige paciência e carinho por parte do tutor. Acompanhe!

1. A adaptação começa no transporte

gato adaptado na caixa de transporte
Para uma boa adaptação, o felino precisa estar confortável na caixa de transporte

A adaptação de um gato começa ainda no transporte entre o ponto de adoção e a sua casa, mais precisamente na caixa de transporte.

Para diminuir o estresse causado pela mudança de ambiente, o ideal é colocar mantas, colchonetes, petiscos e um cobertor com o cheiro do tuto no interior da caixa. 

Usar o Feliway Spray, também ajudará o pet a se sentir confortável e tornará o trajeto até a casa muito mais tranquilo.

2. Prepare a casa para o novo pet

gato bebendo agua na fonte
Investir em bebedouros, comedouros, brinquedos e outros acessórios é essencial para a adaptação

Antes de adotar um animal de estimação novo, é essencial preparar um ambiente da casa com tudo o que ele precisa. Invista em arranhadores, bebedouros, comedouros, brinquedos e caixas de areia.

Concentre todos esses acessórios em um único cômodo, pois ele servirá como porto seguro sempre que ele se sentir desconfortável. E não se esqueça de telar as janelas para evitar fugas ou acidentes.

Além disso, é importante respeitar o tempo do seu novo animal de estimação. Levará um tempo até que o gato se sinta seguro e adaptado ao novo ambiente.

3. Como adaptar um gato adotado ao outro gato da casa

É muito comum tutores de felinos terem mais de um animal de estimação. Nessa situação, deve ser feita a adaptação do gato ao ambiente e ao pet que já está em casa.

Para garantir o conforto e o bem-estar do novo gatinho, o indicado é apostar na introdução estruturada. Essa técnica consiste em adotar algumas práticas para tornar o convívio entre os animais bem mais tranquilo. Conheça!

Reserve um espaço seguro para o gato

O primeiro passo é reservar um cômodo para o gato que está em adaptação. Além de todos os acessórios necessários, é importante garantir que os felinos não tenham contato visual, eles precisarão se reconhecer pelo cheiro.

Durante esse processo de isolamento, é recomendado que o tutor deixe o pet sozinho por pelo menos duas horas. Assim ele poderá se acalmar e dominar o meio ambiente. 

Após esse período, faça visitas de tempos em tempos para verificar se está tudo ok e interagir com o pet. Assim, ela passará a associar o tutor como parta da família, se sentindo seguro no novo ambiente

Faça associação positiva

Com o gatinho recém-adotado isolado, o passo seguinte é fazer a associação positiva entre os animais. Para isso, aproveite o cheiro dos felinos.

Uma boa dica é colocar os comedouros dos felinos próximo, separados pela porta do cômodo. Assim, ao se alimentarem, eles irão sentir o cheiro do outro pet e associar positivamente.

Um prática que ajuda esse processo de associação positiva e identificação pelo cheiro é carinho do tutor. 

Por exemplo, faça um carinho no gato residente e depois no gato que acabou de chegar na familia. Aos poucos, ele irá começar a se acostumar com o cheiro de um animal diferente.

Em seguida, faça o processo inverso. Isso ajudará ao gato residente a se acostumar com o cheiro do novo membro da família.

Reconhecimento do ambiente

Quando você perceber que o novo pet da casa está confortável, é a hora de estimulá-lo a explorar os demais ambientes da casa.

A melhor maneira de fazer isso é a seguinte: mantenha o gato residente isolado em um dos cômodos da casa. Em seguida, abra a porta e deixe o pet adotado explorar a casa à vontade.

Esse processo pode ser repetido diariamente, por um período aproximado de 2 horas. A intenção dele é que os animais de estimação se acostumem com o cheiro de outro felino em todos os ambientes da casa.

Hora do contato visual

Percebeu que os seus animais de estimação estão calmos e relaxados com o cheiro de outro animal? Então, chegou o momento de permitir o contato visual entre eles.

Durante uma semana, abra uma pequena fresta na porta para que eles possam se enxergar em alguns momentos do dia. É importante garantir que eles possam se ver, mas que não seja possível se arranharem ou se morderem.

Uma alternativa segura para esse processo de adaptação é a famosa “TV de gato”. Nesse caso, é criado uma espécie de janelinha através da porta. Assim, eles poderão se ver sem se tocarem.

Faça a apresentação dos seus animais de estimação

Após alguns dias, você notou que eles estão lidando bem com o contato visual, o tutor pode seguir para a próxima etapa da adaptação de gato: fazer a apresentação dos animais.

Para garantir a segurança do recém-adotado, coloque ele dentro da caixa de transporte. Após fechar a portinha, leve a caixa para outro cômodo da casa.

Agora, os dois animais poderão se reconhecer pelo visual e pelo cheiro ao mesmo tempo, o que é essencial para um convívio tranquilo entre eles. Em caso de agressividade, leve o pet recém-adotado para o seu ambiente de segurança.

Importante: uma maneira de estimular o convívio entre eles nesse momento é fazer reforço positivo. Sempre que a interação entre eles for satisfatória, ofereça um petisco.

Convivência: o último estágio da adaptação de gato

A última parte da adaptação de gato adotado a um residente é a convivência. Se não houver atrito durante a fase de apresentação, você pode estimular o convívio entre eles.

Com monitoramento, o tutor pode abrir a porta do cômodo que serve como refúgio e permitir que o novo gato circule pela casa. Nesse caso, é preciso se atentar a qualquer sinal de briga. Se isso acontecer, leve o felino para um ambiente seguro.

Repita esse procedimento até que os felinos consigam conviver e brincar sem se machucar. Só então, você pode desmontar o ambiente separado e deixá-los aproveitar a companhia um do outro.

4. Atenção aos acessórios

gato adaptação caixa de areia
Atenção: cada gato da casa deve ter seus próprios acessórios como caixa de areia e bebedouros

Se você deseja ser tutor de mais de um animal de estimação, é preciso ter um cuidado todo especial com os acessórios.

Evite deixar a ração, água e o banheiro de seus gatos próximos uns dos outros. Eles podem entender que estão disputando recursos e acabam brigando. Por isso, cada felino deve ter seu próprio comedouro, bebedouro e caixa de areia e, bem longe dos acessórios do irmão.

5. Paciência e carinho são essenciais

gato em adaptação recebendo carinho
Carinho durante a adaptação é essencial para que o felino se sinta seguro

Paciência, carinho e atenção são essenciais para que o processo de adaptação de gato seja um sucesso e garanta o bem-estar do pet.

Um tutor que mantém uma ligação próxima com o felino perceberá com facilidade se ele está feliz ou triste e conseguirá agir com rapidez. 

Além disso, atenção com a alimentação e higiene não podem faltar para que o animal possa se manter saudável.

Se você vai adaptar um gato adotado a um gato já residente, segue uma dica que fará toda a diferença.

Durante o processo de adaptação e nos meses seguintes, interaja sempre com o animal residente. Assim, você evita que ele se sinta trocado, o que pode afetar a saúde mental do seu animal de estimação e gerar ciúmes.

6. Cuidados no momento da adoção

gato fazendo exame veterinario
Realizar exames completos é importante antes de levar o pet para casa

Os cuidados no momento são essenciais para garantir que o gato terá tudo o que precisa para um desenvolvimento saudável.

Antes de efetivar a adoção e trazer o felino para casa, é recomendado levar o pet à consulta com um médico-veterinário, se possível em clínicas cat friendly.

Lá, serão feitos exames para doenças infecciosas e parasitárias, o que permite identificar o real estado de saúde do seu animal de estimação. Agora sim, com a liberação e recomendações do veterinário, o gatinho já poderá conhecer a nova família. 

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer a adaptação de gato ao ambiente ou ao seu pet? Deixe a pergunta nos comentários para que possamos te ajudar.  

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Rosa Maria Gonçalves disse:

    Faremos uma reforma no apartamento e nesse período iremos pra casa de meus pais. Levaremos a gata siamesa conosco. Para ir se acostumando ao novo ambiente, levamos a gata até a nova casa. Ela ficou muito estressada, respiração ofegante e língua pra fora. Ao voltar, ficou sem se alimentar e notamos queda de pêlos. Estou preocupada com a mudança temporária de ambiente.

    • Cobasi disse:

      Rosa, como vai? Infelizmente alguns animais sentem mais as mudanças do que outros. Procure seguir as dicas e tenhas bastante paciência com a sua gatinha. Com amor, ela vai se adaptar!

  2. Andréa Monteiro Martins disse:

    Moro em uma casa bem grande e precisarei me mudar para um apartamento bem menor
    Tenho 3 gatos. Como fazer para eles se adaptarem com muito menos espaço?

    • Cobasi disse:

      Andréia, como vai? Fique sabendo que só da sua companhia, os seus gatos ficarão muito felizes! Uma forma de melhorar a rotina dos pets é fazer a gatificação colocando itens que possibilitam a atividade física deles. Arranhadores, prateleiras, torres, entre outros produtos. Saiba mais sobre gatificação no post a seguir: https://blog.cobasi.com.br/gatificacao/

Deixe o seu comentário