Ora-pro-nóbis: tudo o que você precisa saber

Por Cobasi

Compartilhar:
ora-pro-nobis

Inicialmente, a fama da ora-pro-nóbis se concentrava mais no estado de Minas Gerais. Nos tempos de colônia, a planta, cujo nome científico é Pereskia Suculenta, era frequente nas mesas dessa região, especialmente nas cidades históricas que foram povoadas no ciclo do ouro.

Porém, nos últimos anos, a sua fama se esparramou por todo o Brasil. Afinal, essa planta traz muitos benefícios para a saúde! Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo sobre ela. E então, vamos lá?!

O que é a ora-pro-nóbis?

Apesar de ser uma planta comestível, a ora-pro-nóbis não é assim tão convencional. No entanto, é uma planta nativa e abundante no solo brasileiro, principalmente depois que as pessoas viram os benefícios que ela pode trazer.

Plantas desse tipo, como a bertalha ou taioba, são uma espécie de “mato” comestível e com um alto valor nutricional. É possível encontrá-las até mesmo em terrenos baldios e canteiros, ou seja, são mesmo plantas nativas em solo brasileiro.

As suas folhas são ricas em fibras e proteínas e o consumo vai muito bem em saladas, misturadas no arroz ou em sopas. Em sua composição, há aminoácidos essenciais, como a lisina e o triptofano, minerais como o fósforo, fibras, cálcio, ferro e vitaminas como A, C e complexo B.

Sendo assim, está nítida a razão para a popularidade da ora-pro-nóbis entre os adeptos a uma alimentação saudável e cheia de diversidade.

Em muitas regiões, o cultivo dessa planta ocorre em domicílio mesmo. Porém, também é possível comprar a folha de ora-pro-nóbis em lojas de produtos naturais, além das formas em pó, como farinha, ou desidratada.

Apesar de ela ser uma boa opção para enriquecer as refeições e de ser uma opção rica em nutrientes, ainda faltam alguns estudos com evidências científicas para comprovar esses benefícios.

ora pro nobis

Como cultivar e plantar ora-pro-nóbis?

Como falamos acima, a muda não é comercializada em centros convencionais como os grandes mercados. No entanto, para encontrar ora-pro-nóbis, basta ir a uma loja de produtos naturais, viveiros, ou até mesmo em feiras de produtos orgânicos.

Essa espécie precisa de apoio, pois suas estacas são fincadas na terra. Além disso, por ser uma planta trepadeira, ela precisa de sustento. Sendo assim, escolha vasos grandes para plantar a ora-pro-nóbis.

Por ser da família dos cactos, essa planta precisa de luz e sol diretamente. Portanto, se você vai cultivá-la em apartamentos, o ideal é que ela fique perto de janelas, para receber uma boa luz. Em um ambiente externo, o ideal é realizar o plantio na primavera, por conta dos grandes períodos de chuva. Quanto à forma de regar, não abuse! Mas não deixe a terra seca.

De modo geral, a primeira colheita da ora-pro-nóbis ocorre cerca de 120 dias depois do plantio. Depois desse período, só começar as experiências na cozinha com essa planta rica em nutrientes!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário