Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pastor Belga Groenendael: elegante e vigilante

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pastor-belga-groenendael

Excelente cão de guarda, o Pastor Belga Groenendael é associado ao pastoreio devido ao seu histórico de guardar rebanho nos séculos anteriores.

Porém, ele é muito mais do que isso: é escolhido como uma das raças preferidas entre os policiais e forças armadas, pelo seu aspecto fiel e atento. Venha conhecer mais sobre esta raça belga! 

Qual a origem do Pastor Belga Groenendael?

A história do Pastor Belga tem os seus registros iniciais em 1800 quando na Bélgica havia cães diferentes que eram condutores de rebanho.

Para organizá-los, o primeiro clube de raças foi criado sob a tutela do professor Adolphe Reul, da escola veterinária belga, na qual se analisou 117 cães da época. Deste modo, ocorreu uma seleção dos animais e criaram oficialmente a raça, em 1891.

Com relação à origem do Pastor Belga Groenendael, o nome característico se refere a uma homenagem ao primeiro criador a ter uma espécie, o Nicholas Rose.

Este homem tinha uma propriedade numa floresta que se chamava justamente Groenendael. Em 1896, tornou-se a primeira variedade de Pastor Belga reconhecida. 

Características do Pastor Belga Groenendael

O cão tem médio porte, corpo bem equilibrado, musculoso e uma aparência elegante. Rústico, transmite uma sensação de força e orgulho da cabeça e do pescoço.

O comprimento do crânio e focinho são semelhantes e finos, com um perfil levemente inclinado para a frente. 

Com pelo longo e denso, o Pastor Belga Groenendael tem uma pelagem unicamente na cor preta, embora possa existir um pouco de branco no peito e nos dedos. A característica marcante é critério para diferenciar os outros tipos de Pastor Belga. 

Este cachorro tem uma ótima resistência, habituou-se à vida ao ar livre e consegue enfrentar constantes variações climáticas belgas.

É um cão vigilante, inteligente e leal, embora não esconda a sua personalidade forte e instintos de proteção e territorialidade. 

Muito ativo, está sempre disponível para o trabalho e é famoso como um cão de pastor, aquele animal que serve como guardião do rebanho, da propriedade e do seu tutor.

Ele deve ser visto como um cão de guarda corajoso, seguro e desconfiado. Não costuma ser nervoso e nem agressivo, considerado como calmo nas suas decisões. 

pastor-belga-groenendael

​Como cuidar do cachorro?

Devido ao seu comportamento enérgico, é recomendado fazer a socialização do cão desde filhote. Isto ajuda a não adquirir um caráter dominante quando adulto, além de facilitar no relacionamento com crianças e outros animais.

Ou seja, é importante realizar brincadeiras e passeios regulares para o deixar entretido, gastando energia e próximo de pessoas e demais pets. Se possível, procure um espaço amplo para ele fazer exercícios. 

Outro cuidado é com sua pelagem, que deve ser escovada duas vezes por semana. A troca de pelo acontece duas vezes por ano, o que necessita uma escovação mais frequente neste período. 

Curiosidades do Pastor Belga Groenendael

Sabe aqueles filmes que os cachorros acompanham os policiais em cenas de ação? Dadas as suas características o Pastor Belga Groenendael é um dos cachorros preferidos da polícia e das forças armadas. Inclusive, esta raça estrelou como protagonista o filme “Max: O cão herói”, onde acompanhava soldados norte-americanos na ficção. 

A raça também costuma ter destaque no desempenho esportivo em diversas práticas, como corrida, natação, atividades com bola e outras que demandam agilidade, a exemplo do frisbee. 

Saiba mais sobre outras raças de cachorro em nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário