Pixarro: conheça esta bela ave brasileira

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Trinca-ferro

Esta ave é famosa, no entanto, nem todo mundo conhece pelo nome de Pixarro. Mais conhecida como Trinca-Ferro, esta ave possui um canto muito apreciado pelos brasileiros. 

Seu bico é muito forte e resistente, daí o surgimento de seu nome, “Trinca-ferro”. No entanto, seu nome científico, nada tem a ver com o nome popular. Saltator similis significa “dançarino semelhante ao tangará”. 

Por ser muito apreciado, o pássaro acaba sendo bem procurado e caçado para a venda clandestina, causando muitos prejuízos à espécie e a toda a fauna brasileira.

Pixarro: um bico forte e muito resistente

O pixarro é uma ave que mede aproximadamente 20 cm e não possui o dimorfismo sexual entre os machos e fêmeas, sendo assim, ambos são do mesmo tamanho

Seu bico é escuro, em tons de cinza ou negro, extremamente forte e resistente, apresentam a plumagem do dorso em tons de verde, suas laterais e a cauda em um tom acinzentado. 

A listra superciliar, encontrada na cabeça das aves, é mais comprida do que a das outras espécies da mesma família, sua garganta costuma ser de coloração branca, com o centro da barriga marrom-alaranjado. 

Os pássaros jovens não possuem lista extensa, alguns inclusive, nem a possuem. Seu canto costuma variar de acordo com a região, mas mantendo sempre o mesmo timbre. 

A diferenciação entre machos e fêmeas ocorre através do canto, uma vez que os machos tendem a cantar e as fêmeas apenas piam

Esta ave é muito encontrada nas regiões da América Latina, especialmente no Brasil. Eles são distribuídos entre a Bahia, Rio Grande do Sul e durante toda a região sudeste. 

A ave também pode ser encontrada em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.  

Uma alimentação rica a base de frutas

Na natureza, estas aves costumam se alimentar à base de frutas, insetos, sementes, flores e folhas. Apreciam muito as flores de ipê e os frutos do tapiá ou tanheiro

Quando em cativeiro, as aves podem ser alimentadas à base de um mix de sementes como alpiste, painço, girassol e aveia

É importante que a ave tenha uma alimentação completa, recebendo todos os nutrientes necessários como carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Uma ave muito valorizada

O Pixarro ou Trinca-Ferro, é uma ave extremamente valorizada e até mesmo cobiçada pelos apaixonados por pássaros e isso muitas vezes pode ser um problema, afinal, todo mundo quer ter uma ave dessas em casa, ocasionando no aumento de roubos e contrabandos da ave

Para a criação de um Pixarro em casa, é necessária a autorização do IBAMA. Respeitar isso é fundamental para quem ama e respeita os animais. O tráfico de animais silvestres é uma das principais causas de mortes e maus-tratos desses animais.

Portanto, se você gosta de aves e quer ter um trinca-ferro em casa, procure por um criadouro legal e com todas as documentações corretas. 

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. José abias nascimento santos disse:

    Muito bom estudo . Isso é importante temos que preservar a natureza pois somos parte dela e só com ela é possível nossa existência

  2. José Rodrigues Xavier disse:

    Bem interessante e inteligentemente narrado a matéria sobre *PIXARRO”

  3. Isael de jesus gomes disse:

    Muito importante consentizar as pessoas da importância dessas aves na natureza.

  4. Michel Alves disse:

    Eu tenho um trica ferro bom dia seu Chico ele é de que região

    • Cobasi disse:

      Oi, Michel. Como vai? Eles são distribuídos entre a Bahia, Rio Grande do Sul e durante toda a região sudeste. Mas também pode ser encontrada em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Deixe o seu comentário