Puggle: conheça a mistura entre Beagle e Pug

| Atualizada em

Por Bianca Chaves   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro puggle

Você já ouviu falar do Puggle? Carinhoso, fofo e sociável, ele é resultado do cruzamento entre Pug e Beagle, e combina o que há de melhor nas duas raças.

Embora ainda seja pouco conhecido no Brasil, o Puggle é bastante popular nos Estados Unidos, onde conquistou o coração de celebridades como a atriz Uma Thurman e o ator Jake Gyllenhaal.

A seguir, descubra a origem, características, personalidade e cuidados essenciais recomendados para o Puggle!

O Puggle é uma raça oficial?

Antes de mais nada, saiba que o Puggle não é uma raça reconhecida pelas entidades oficiais de cinofilia, como a Federação Cinológica Internacional (FCI) e o American Kennel Club (AKC).

Na verdade, assim como os nossos queridos “vira-latas”, ele é considerado uma mistura entre raças e não possui origem nem padrão definido.

Dessa forma, mesmo quando a mistura é intencional, fruto de cachorros com pureza de raça certificada, ele não possui pedigree.

Qual a origem do Puggle?

Segundo a escritora Linda Whitwam, o Puggle surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980. Criado por Wallace Havens, o objetivo era desenvolver um cão de companhia mais ativo do que o Pug.

Seus ancestrais, no entanto, possuem origens muito mais antigas:

  • O Beagle foi criado como cão de caça há séculos, na época dos romanos.
  • O Pug possui registros que remontam a mais de 2.000 anos atrás, nas cortes imperiais da China.

Hoje, o Puggle pode nascer do cruzamento direto entre um Beagle e um Pug (F1), da mistura de uma das raças originais com um Puggle ou até mesmo na cruza entre dois Puggles.

Neste vídeo, conheça outras 5 misturas de raças de cachorro superfofas:

Características do Puggle

Como em todo cruzamento entre raças diferentes, o Puggle não possui um padrão físico ou de temperamento bem definido.  Por isso, cada cachorro pode ter aparência e personalidade diferentes.

Qual a aparência física do Puggle?

O Puggle costuma ser de porte médio e pode chegar aos 40 cm de altura. O corpo é compacto e os membros curtos, com cauda curvada e orelhas caídas para baixo.

Um dos benefícios deste mix do Beagle é o formato do seu focinho. Por herdar os traços alongados da raça, o Puggle costuma ter uma genética de focinho menos achatado do que a do Pug, o que diminui as chances de problemas respiratórios.

Sua pelagem é curta e lisa, e aparece nas mais diversas cores, como: preto, branco, castanho, damasco, preto com castanho, preto com branco, malhado e tricolor.

Puggle: personalidade

Assim como seus ancestrais, os Puggles são cães sociáveis, alegres e muito carinhosos. Além disso, costumam ter energia moderada, o que facilita a convivência em espaços menores, como apartamentos.

Mas atenção: assim como os Pugs, eles precisam de atenção extra e não gostam de ficar longe dos tutores por muito tempo.

Os Puggles são bons para famílias com crianças e outros pets?

Sim, os Puggles são ótimos cachorros para famílias. Amigáveis e brincalhões, adoram crianças e se adaptam fácil a outros pets. 

Por outro lado, é bom lembrar que ele não é um cão de guarda ou proteção. Seu temperamento dócil faz com que ele seja indicado especialmente como cão de companhia. 

O Puggle late muito?

Sim. Assim como o Beagle, o Puggle é um cão bastante vocal e pode latir com frequência, especialmente se estiver entediado ou ansioso. 

Felizmente, um adestramento de cães pequenos auxilia a diminuir os latidos — e ele costuma responder bem ao treinamento.

Saúde e cuidados necessários

A saúde de raças cruzadas também é um ponto de atenção. Afinal, misturas incompatíveis podem acentuar predisposições genéticas a certas doenças ou até colocar a mãe e seus filhotes em risco.

Segundo a BBC, no caso do Puggle, alguns problemas de saúde herdados do Pug incluem:

  • problemas respiratórios;
  • infecções de pele;
  • exoftalmia (olhos saltados);
  • hérnias de disco.

De acordo com o American Kennel Club, os Beagles também possuem suas predisposições, como:

Qual é a expectativa de vida de um Puggle?

De maneira geral, a expectativa de vida do Puggle varia entre 10 a 15 anos, e vai depender dos cuidados, atenção e nutrição dadas ao pet.

Qual a rotina de exercícios recomendada?

Depende. O seu Puggle se parece mais com um Pug ou com um Beagle?

As duas raças têm níveis de energia diferentes, então:

  • Se ele puxar mais ao Pug, passeios curtos e brincadeiras leves serão mais que o suficiente.
  • Se ele for mais parecido com o Beagle, vai precisar de longas caminhadas e muitos estímulos para gastar a energia.

De qualquer forma, brincadeiras, enriquecimento ambiental e passeios diários ajudam a manter o pet saudável e feliz — e são sempre recomendados.

Cuidados com a higiene e alimentação

Os cuidados com cães de raça mista também podem variar bastante. Em geral, o cachorro Puggle não precisa de banhos frequentes. 

Afinal, seus pelos costumam ser lisos e curtos, fáceis de manter limpos. No entanto, a escovação semanal é indicada para controlar a queda.

Outros cuidados de higiene importantes incluem:

  • Limpeza regular das dobras de pele.
  • Higiene diária da região dos olhos.
  • Aparar as unhas sempre que necessário.

Como qualquer outro pet, a alimentação do Puggle também deve ser equilibrada e adequada ao porte, idade e nível de atividade de cada cachorro.

O Puggle é uma verdadeira fofura, não é?

Se você busca um cão carinhoso e que se adapta bem à família, o Puggle, com certeza, será um companheiro e tanto.

No Blog da Cobasi, você descobre outras curiosidades sobre raças, dicas de cuidados e tudo o que sempre quis saber sobre o mundo pet.  Continue explorando nossos conteúdos!


Referências técnicas:

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Bianca Chaves

Redator

Bacharela em Letras, sou apaixonada por palavras e pelo mundo pet. Aqui, no Blog da Cobasi, transformo esse amor em informação especializada. Vídeos de bichinhos são parte da minha personalidade, bem como o Potter — um Yorkshire fofo com quem divido os finais de semana.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário