Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rabo-de-gato: conheça melhor essa planta exótica

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Planta rabo de gato vermelha
Essa planta tem uma espécie de “pelúcia” no seu topo

Uma planta que recebe o nome de rabo-de-gato desperta a curiosidade em muitas pessoas, por ter um nome tão exato. Isso porque basta observar a planta para compreender a razão de seu nome, já que o seu formato é bem parecido com rabo do felino.

Conheça mais características dessa planta, que, cada vez mais, vem conquistando os lares brasileiros e o coração dos amantes de jardinagem.

Saiba como cultivar e todos os cuidados que se deve ter com o rabo-de-gato.

Características do rabo-de-gato

A característica mais marcante do rabo-de-gato é possuir “pelos”, sendo essa outra razão para receber este nome.

Trata-se de um tipo de planta muito comum na Índia e que não atinge um grande tamanho, chegando a alcançar no máximo 40 cm de altura.

O rabo-de-gato se parece com uma pelúcia e a cor de suas flores é um vermelho impactante. De forma geral, é uma planta bastante resistente que surge no decorrer de todo o ano, só não suportando geadas.

Sua raízes não exigem grandes profundezas, necessitando de apenas 10 a 15 cm para se desenvolver. Por essa razão, é comum encontrar o rabo-de-gato em vasos, canteiros ou mesmo como planta pendente. Ela é responsável por proporcionar um ótimo acabamento para que plantas de maior porte cresçam ao seu redor.

Como cultivar

A primeira coisa que você deve saber sobre o cultivo do rabo-de-gato é que ele deve ser plantado em pleno sol, em um solo que seja bastante fértil.

Há uma dica caso a terra tenha uma textura um pouco mais argilosa e se transforme numa espécie de pasta quando aguada, o que dificulta a penetração. Para essa situação, basta jogar um pouquinho de areia de jardim, fazendo com que a terra fique mais fofa e aceite com maior facilidade a penetração da água.

Cuidados com o rabo-de-gato

A adubação do rabo-de-gato é um dos pontos mais críticos e merece toda a atenção. Isso porque a adubação, quando feita em excesso, pode pôr tudo a perder, queimando as folhas.

Além disso, evite adubar em horários em que o sol esteja muito forte, pois isso pode contribuir para que a planta deixe de se desenvolver.

Regar é outro cuidado importante e deve ser feito todos os dias, fazendo com que a terra se encontre sempre umedecida. Porém, nunca é exagero lembrar, água demais pode matar a planta. Portanto, não encharque a sua planta.

Rabo de gato de espécie diferente
Ela é uma planta de pleno sol

Cactos da mesma espécie

Outro tipo dessa planta é a suculenta rabo-de-gato, que ostenta formato de cacto, porém, em tamanho maior ao rabo de gato herbáceo, pois chega a atingir um metro.

Sua coloração é em tom verde claro e é ideal para decorar canteiros ou ser cultivada em vasos.

Conheça outras curiosidades desse tipo de cacto:

  • É nativo da Bolívia;
  • Classifica-se como cacto pendente;
  • Seus espinhos não são nocivos.

Tudo o que você precisa para cuidar de seu rabo-de-gato e de seu jardim você encontra no site da Cobasi. Acesse e conheça as últimas novidades.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário