Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tartaruga de aquário: como cuidar do pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tartaruga de aquário nadando

A tartaruga de aquário é um bichinho apaixonante. Por mais que não seja tão ativo quanto outros animais, ainda assim é divertida e ótima sugestão para quem quer um pet tranquilo e resistente em casa.

É muito importante ter cuidado e garantir condições adequadas para preservar a qualidade de vida da sua tartaruga. Sabia que, quando bem cuidada, o pet pode viver até 30 anos?

Então, se ficou curioso e quer saber como cuidar e quais as principais características da tartaruga de aquário, continue lendo!

Espécies de tartaruga de aquário

Tartaruga de aquário escondida

Apesar do nome tartaruga de aquário ser muito popular, na verdade, os répteis com carapuça que costumam ser domesticados são na verdade cágados. O grupo dos quelônios é formado pelas tartarugas, cágados e jabutis.

Os jabutis são exclusivamente terrestres, os cágados vivem tanto na terra quanto na água. Já as tartarugas são exclusivamente aquáticas. O que chamamos de tartarugas de aquário ou tartarugas domésticas são, na verdade, cágados.

Silenciosos e muito resistentes, além de bonitos e fofos, os cágados mais populares são o Tigre D’água, ou tartaruga Tigre D´água, e a tartaruga de Orelhas Vermelhas. 

Que tamanho fica uma tartaruga de aquário?

Tartarugas de aquário grandes

Os filhotes de Tigre D’ água têm em média cinco centímetros. São tão pequenininhos que podem ser segurados nas mãos! Conforme cresce, o animal pode chegar aos 30 cm.

Já a Tartaruga de Orelhas Vermelhas é pequena enquanto filhote e também cresce até seis vezes, alcançando a marca dos 30 cm. Elas têm esse nome, porque possuem manchinhas vermelhas próximas aos ouvidos.

Se você quiser ter uma delas em casa, fique atento! A tartaruga de aquário deve ser adquirida num local autorizado pelo IBAMA.

O que a tartaruga de aquário come?

Tartaruga de aquário andando

Os cágados são animais onívoros, por isso adoram pequenos insetos e vegetais. Mas, a alimentação da sua tartaruga de aquário – que já sabemos ser um cágado – deve ser recomendada por um especialista.

Existem diversos tipos de rações específicas para o pet, contudo apenas um profissional é capaz de indicar a quantidade exata de alimento, de acordo com a espécie, bem como a melhor dieta.

A alimentação do cágado tem direta relação com o habitat do animal. Por isso, ele se alimenta tanto de alguns vegetais quanto de pequenos peixes.

Como cuidar de um aquaterrário para tartaruga

tartaruga-de-aquario

O aquaterrário é o habitat do seu cágado! Como o próprio nome indica, é um terrário que também possui uma parte com água. Assim, o pet pode mergulhar à vontade e, quando quiser, sair da água para relaxar sob o sol ou luz.

Se você quer ter um pet desses em casa, precisará montar um espaço completo com acessórios para garantir o bem-estar. O ambiente deve ser grande o suficiente, para que ela se movimente com tranquilidade e a água funda, para mergulhos despreocupados.

Confira outros pontos importantes do aquaterrário para cágado:

  • Temperatura: a água deve ser morna por isso um aquecedor é importante. Tenha um termômetro para verificar a temperatura do ambiente com frequência, que deve variar entre 23ºC a 26ºC
  • Incidência solar: posicione o aquaterrário em algum ponto com incidência solar direta. O sol ajuda na absorção de cálcio, portanto mantém a saúde dos ossos e da carapaça. Caso não haja espaço com muito sol em casa, use lâmpadas artificiais
  • Filtro para aquário: assim como no aquário de peixe, o excesso de material orgânico faz mal ao animal. Conte com um filtro para manter a água cristalina, livre de resíduos
  • Bebedouro: fornece água limpa para a tartaruga de aquário se refrescar

Ao garantir as condições adequadas, pode ter certeza que o pet viverá por muito tempo, livre de problemas de saúde! Apesar disso, vá ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, para verificar se está tudo bem com o bichinho.

Além desses cuidados e curiosidades sobre tartarugas deixaremos aqui um vídeo que pode te auxiliar!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário