Descubra se tartaruga é vertebrado ou invertebrado

Compartilhar:


tartaruga é vertebrado ou invertebrado
Saiba mais sobre esse animal fantástico!

Uma dúvida mais comum do que você pode imaginar é se a tartaruga é vertebrado ou invertebrado. Isso porque elas são muito conhecidas pela lentidão ao caminhar. Além do curioso casco que as acondiciona, as tartarugas são animais muito interessantes.

Você sabia, por exemplo, que existem tartarugas terrestres, marítimas e tartarugas que vivem na água doce?

Quer conhecer melhor o universo das tartarugas para além da incerteza se a tartaruga é invertebrado ou vertebrado?

Então acompanhe a leitura deste artigo cuidadosamente criado pela equipe da Cobasi. Assim, você poderá se aprofundar um pouco mais sobre a vida e as características desse animal.

Boa leitura!

Características básicas

Que a tartaruga possui um casco, isso todo mundo já sabe. No entanto, cada região desse casco recebe uma denominação diferente. Por exemplo, o casco que fica na região dorsal recebe o nome de carapaça, e o da região ventral, plastrão. Curioso, não?!

As tartarugas são animais ovíparos (que põem ovos), com 14 famílias e cerca de 356 espécies. As terrestres são chamadas jabutis; as de água doce, cágado; e as marinhas, de tartarugas.

Tartaruga é vertebrado ou invertebrado?

Primeiramente, é importante lembrar o que define um animal vertebrado. Ou seja, o que diferencia um animal do outro são as suas características físicas, e a presença de ossos é uma delas.

Os animais que possuem ossos são os vertebrados, isto é, eles contam com coluna vertebral e esqueleto. Os grupos de animais vertebrados se dividem em cinco:

  • mamíferos;
  • aves;
  • anfíbios;
  • répteis;
  • peixes.

As tartarugas pertencem ao grupo dos répteis, portanto, você que tem dúvida se a tartaruga é vertebrado ou invertebrado, não tenha mais! Afinal, por pertencer ao grupo dos répteis, a tartaruga é um animal vertebrado, assim como a iguana, a cobra e o jacaré.

Curiosidades sobre as tartarugas

Um detalhe de conhecimento geral é que as tartarugas são o animal com maior longevidade quando comparadas com outros animais. Inclusive, na Ilha Galápagos há relatos de tartarugas que ultrapassaram os 100 anos de idade.

Embora sejam animais dóceis e que podem ser domesticadas, uma das características mais marcantes das tartarugas é que elas são solitárias.

Outro fato curioso das tartarugas é que possuem em seu casco terminações nervosas. Isso significa que, ao serem tocadas em seu casco, as tartarugas demonstram sensibilidade.

Mais do que isso, as tartarugas chegam a sentir cócegas e até mesmo a gostar de receber carinhos nessa parte do corpo.

tartaruga é vertebrado ou invertebrado
Matou a sua curiosidade? Continue descobrindo mais!

Tartaruga espacial 

Você sabia que a tartaruga está entre as poucas espécies animais que já voaram até a Lua? Isso mesmo!

Tudo aconteceu no ano de 1968, quando astrônomos russos tiveram a audácia de enviar para o espaço uma tartaruga. E não foi qualquer viagem espacial, não! Foi o primeiro foguete da história a dar a volta na Lua e conseguir retornar em segurança.

Você deve estar se perguntando se a tartaruga suportou bem essa viagem nada comum e o que aconteceu com ela no espaço.

Na verdade o bichinho foi um pouco afetado e chegou a perder 10% de seu peso corpóreo no decorrer da viagem. No entanto, a tartaruga chegou em casa sã e salva!

Claro que o assunto inicial era se a tartaruga é vertebrado ou invertebrado, mas um assunto leva ao outro, né?

Enfim, se você é um tutor de tartaruga, conheça as últimas novidades do mercado para que ela seja criada em casa com todo o conforto que merece!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário