Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Veterinário de peixe: existe? Como encontrar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
veterinário para peixe

Os peixes estão entre os animais de estimação mais comuns, mas o que muita gente não sabe, é que existe veterinário de peixe, ou seja, um profissional especializado em cuidar desses bichinhos aquáticos. 

Certamente você já percebeu que existe uma série de profissionais especializados em diversas áreas quando se trata de cuidar de cães e gatos. O mesmo acontece com as aves, com os roedores e com os répteis, e é claro que os peixes não poderiam ficar de fora. 

Afinal de contas, os peixes também são propensos a desenvolver doenças e em alguns casos, eles necessitam de uma ajudinha para identificar esses problemas. Portanto, ainda que pouco conhecidos, esses profissionais são fundamentais na hora de salvar a vida dos peixinhos. 

Neste texto vamos te contar um pouco mais sobre essa profissão e quando é necessário buscar a ajuda destes profissionais!

Veterinário de peixe: porque levar o pet a um especialista?

Assim como outros animais de estimação, os peixes também podem correr o risco de sofrer de algumas doenças específicas e neste caso, nem sempre um veterinário convencional poderá ajudar. 

Afinal, os peixes necessitam de cuidados específicos, uma vez que eles possuem uma anatomia diferente dos outros pets, com brânquias, linha lateral e bexiga natatória. 

Por isso, para ser considerado um veterinário de peixe, é importante que o profissional não seja apenas formado em veterinária. Ele precisa ser realmente um especialista nesses animais e para isso, é preciso muito estudo focado nestes bichinhos aquáticos. 

Em algumas situações, profissionais de aquarismo podem ajudar. Mas, apenas um profissional qualificado para o trabalho será capaz de avaliar algumas condições de saúde dos peixes

Quando os peixes devem ser levados ao veterinário?

O veterinário de peixe é um profissional especializado nesses animais, sendo assim, eles entendem melhor sobre a anatomia da espécie. Além disso, ele também pode atuar na parte clínica ou aquicultura, quando existe um cultivo de espécies aquáticas. 

Além disso, o veterinário de peixes deve ser capacitado para diagnosticar doenças, promovendo tratamentos para as doenças existentes a fim de diminuir perdas por enfermidades ou contaminações. 

Este profissional também pode ajudar os aquaristas a cultivar as espécies da melhor forma possível. Eles vão passar dicas e oferer o auxílio necessário para a preservação dos peixes como animais de estimação. 

Como é a atuação de um veterinário de peixes?

Pode até parecer besteira, mas para que o pet tenha uma saúde de ferro é importante consultar um veterinário com frequência, para seguir uma rotina de saúde e prevenção de doenças. 

Na realidade, esta dica não serve apenas para os peixes e sim para outros animais de estimação. Quando se trata de procurar um veterinário de peixes, é importante deixar essa visita apenas para os casos mais sérios, como o surgimento de doenças de pele, falta de apetite ou mudanças de comportamento.

Isso porque os exames médicos para esses animais ainda são raros. Além disso, transportar um peixe pode ser um tanto quanto complicado, gerando estresse no pet, portanto, prefira profissionais que atendam em casa. 

Caso não exista outra alternativa, lembre-se de transportar o pet no próprio aquário ou em um local com água condicionada. Prefira procurar um profissional especializado quando notar que a saúde do peixe não vai bem, neste caso, não hesite. 

Caso não tenha um veterinário para peixe onde você vive, não se desespere! Procure por algum profissional que entenda sobre o assunto, na maioria das vezes eles saberão orientar como cuidar do seu pet ou indicar algum especialista mais próximo. 

veterinário de peixe

O que fazer com o peixe em caso de emergência?

Já sabemos que existem veterinários próprios para peixes. No entanto, eles ainda são difíceis de serem encontrados, neste caso, é comum surgir a dúvida do que fazer em caso de uma emergência. 

Mas calma, existe uma alternativa! Caso seu peixe necessite de um cuidado emergencial, não hesite em levá-lo ao veterinário mais próximo. Assim como outros animais, os veterinários também são treinados para cuidar de peixes. 

Todo veterinário saberá como cuidar do pet, a diferença é que o profissional especialista possui mais conhecimentos sobre o assunto do que os veterinários comuns.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Renata maria bernardes disse:

    Olho do meu peixe da enchados tem remedios cura

  2. Vanda Félix disse:

    Bom dia gostaria que me pudessem ajudar
    Tenho um peixe com 8 anos
    E deixou de comer mal abre a boca e está sempre no mesmo sítio
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, Vanda. Tudo bem?
      A falta de apetite em peixes pode ser desencadeada por uma série de motivos, é importante que o seu pet possa ser avaliado por um médico-veterinário para que tenha o tratamento adequado.

Deixe o seu comentário