Fittonia: aprenda a cuidar da planta-mosaico em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com fittonia
A fittonia é conhecida pela combinação única de cores de suas folhas

A fittonia é conhecida como planta-mosaico, devido à combinação variada de cores de suas folhas. Nativa da América do Sul, ela se torna uma opção delicada e colorida para decorar qualquer ambiente da casa, seja em vasos ou terrários.  

Para cultivá-la, é necessário se atentar a questões como escolha do substrato, quantidade de rega e iluminação adequada. Confira nossas dicas e tenha uma linda planta-mosaico decorando o melhor lugar da casa.

Fittonia: ficha técnica

Nome científicoFittonia albivenis
Nome popularFittonia e planta-mosaico
FamíliaAcanthaceae
DivisãoNão tem
Ciclo de vidaPerene

Características da planta-mosaico

As principais características da planta-mosaico são os ramos com aspecto aveludado e o formato de suas folhas ovaladas e simples. Além disso, é possível encontrar pequenas nervuras em diversas cores que contrastam com o tom verde escuro da folhagem.   

Outro fator de destaque da fittonia é o seu tamanho compacto que, no auge da floração, pode chegar a medir 30cm de altura. 

Tipos de Fittonia

Apesar das características únicas, a fittonia pode ser classificada de diversas maneiras, sempre de acordo com a coloração de suas folhas. Conheça os tipos mais comuns:

Fittonia argyroneura

Fittonia argyroneura no jardim
Essa variação da planta mosaico se destaca pelas nervuras prateadas

A fittonia argyroneura é uma variação que tem como principal característica as folhas verdes com pequenas nervuras na cor prata.

Fittonia verschaffeltii

folhas de planta mosaico verschaffeltii
Combinação verde e rosa das folhas da planta-mosaico

A fittonia verschaffeltii é a versão da planta mais usada na decoração de salas de estar e varandas. E o principal motivo para isso é a combinação verde das folhas com nervuras cor-de-rosa que, inclusive, foi a inspiração para batizá-la como fittonia rosa.

Fittonia albivenis

planta-mosaico branca no vaso
A planta-mosaico branca recebe esse nome devido a coloração das nervuras

A fittonia albivenis é popularmente conhecida como fittonia branca, devido às ranhuras brancas que se apresentam em suas folhas. 

Saiba como cultivar a fittonia

Cultivar a fittonia em casa é uma tarefa bastante simples. Oferecendo a iluminação, temperatura e a rega adequada, você garante o desenvolvimento pleno da planta. Confira nossas dicas!

A iluminação ideal para a planta

A fittonia é uma espécie que exige iluminação indireta para se desenvolver e não sofrer com queimaduras nas folhas. Por isso, o melhor lugar para cultivá-la é em varandas e janelas, desde que fique protegida dos raios do sol nos horários mais quentes.

A planta-mosaico é uma espécie de clima quente

Essa planta é uma espécie de tropical. Por causa disso, a recomendação é que ela seja cultivada em regiões de clima ameno, por volta dos 18 e 24°C. 

Escolha o substrato ideal

O substrato ideal para o florescimento da planta é aquele rico em matéria orgânica e drenável. Por isso, escolha compostos com mescla de húmus de minhoca, esterco bovino, cascalho e brita.

Cuidados com a rega

O segredo da rega da planta-mosaico é manter o substrato úmido, mas com cuidado para não encharcar o solo. Isso porque, o excesso de água causa apodrecimento das raízes e atrai fungos e pragas. 

Uma boa prática é realizar a rega de 2 a 3 vezes por semana, sempre borrifando um pouco de água das folhas para manter a umidade e evitar o ressecamento.

Fertilização periódica da planta

A planta-mosaico é uma espécie perene e, por isso, exige a fertilização periódica para manter a saúde e a beleza. O recomendado é aplicar adubo orgânico no solo a cada dois meses durante a primavera e o verão.

Poda higiênica das folhas

As folhas da fittonia são bastante resistentes, exigindo poucos cuidados. No máximo, será necessário remover folhas amareladas ou mortas quando elas aparecerem, sempre usando uma tesoura para jardinagem adequada.

Prevenção de pragas

A planta é suscetível ao ataque de pulgões, ácaros e cochonilhas, assim como a maioria das espécies tropicais. Por isso, o indicado é pulverizar produtos para o controle de pragas nas folhas e na borda dos vasos.

Como propagar a planta-mosaico?

A propagação da planta-mosaico é bem simples. Você precisará apenas um pedaço pequeno de uma planta saudável.

Em seguida, plante a estaquia em um vaso com substrato orgânico. Por fim, mantenha o solo úmido e o vaso longe dos raios do sol até o enraizamento da planta.

Uso da fittonia na decoração

Depois de conhecer as características e principais cuidados para o cultivo da fittonia, confira algumas sugestões para usar a flor na decoração do ambiente.

A planta-mosaico na janela
A planta-mosaico em cima da mesa
Vasos com a planta-mosaico
terrario com com a planta-mosaico
A planta-mosaico na janela
A A planta-mosaico por ser usada para compor a decoração com outras flores
A planta-mosaico em cima da mesa
A planta-mosaico pode ser um detalhe na mesa de jantar
Vasos com a planta-mosaico
Vasos com a planta pode dar mais cor à sala de estar
terrario com com a planta-mosaico
É possível criar terrarios delicados com a planta

Gostou de conhecer a planta-mosaico? Se ficou com alguma dúvida sobre o cultivo ou deseja saber mais sobre alguma espécie, deixe uma pergunta nos comentários.

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário