Apoquel para cachorros: remédio para alergia e problemas de pele

3 de novembro de 2020

Saúde e Cuidados
Veterinária examinando cachorro para dar apoquel

O remédio Apoquel é um aliado no combate às alergias e dermatites, ou seja, problemas de pele nos cachorros. Se perceber que o pet está se coçando demais e apresentando um comportamento inusitado, é hora de procurar um veterinário. Veja as principais informações sobre esta medicação e como usá-la.

Para que serve o medicamento Apoquel?

Este remédio dermatológico para cães é desenvolvido à base de Maleato de Oclacitinib, um inibidor sintético com o objetivo de acabar com a coceira nos animais, atuando no tratamento contra dermatites alérgicas e atópicas nos cachorros.

O Apoquel serve para tratar alergias e dermatites.

Como usar Apoquel?

A administração é feita via oral e, caso o pet tenha dificuldade em engolir o comprimido, você pode inserir o remédio no meio de um alimento para ajudar na tarefa. A recomendação da bula Apoquel é de administrar a medicação de 12 em 12 horas por 14 dias, e após este período, reduzir para uma drágea ao dia.

O medicamento é apresentado em três versões distintas, sendo elas:

A administração da medicação deve ser feita conforme tabela do fabricante. No entanto, realizar uma consulta prévia com veterinário é fundamental para entender qual o melhor tratamento para o pet.

  • Cães de 3 a 4,4 kg, meio comprimido Apoquel de 3,6 mg;
  • Cães de 4,5 a 5,9 kg, meio comprimido Apoquel de 5,4 mg;
  • Cães de 6 a 8,9 kg, um comprimido Apoquel de 3,6 mg;
  • Cães de 9 a 13,4 kg, um comprimido Apoquel de 5,4 mg;
  • Cães de 13,5 a 19,9 kg, meio comprimido Apoquel 16 mg;
  • Cães de 20 a 26,9 kg, dois comprimidos Apoquel de 5,4 mg;
  • Cães de 27 a 39,9 kg, um comprimido de 16 mg;
  • Cães de 40 a 54,9 kg, um comprimido e meio de 16 mg;
  • Cães de 55 a 80 kg, dois comprimidos de 16 mg.

Contra-indicações Apoquel

Embalagem apoquel

Segundo instruções do fabricante, o remédio não deve ser usado em cães com menos de 12 meses, que apresentam infecções severas e fêmeas gestantes, reprodutoras ou lactantes. 

Os cães que fizerem uso do remédio precisam ser monitorados, visto que o mesmo pode aumentar a suscetibilidade a infecções, como demodicose e condições neoplásicas.

Como surgem alergias nos cachorros

Esta doença dermatológica é uma reação do organismo a algo que o corpo do animal imagina que seja um invasor. As alergias aparecem em forma de coceira em uma ou mais regiões, vermelhidão na pele e queda de pelo.

Você pode identificar que seu pet está com alergia quando ele começa a se lamber excessivamente, espirrar e coçar determinadas partes do corpo.

Qual o melhor remédio para alergia de cachorro?

Existem diversos remédios para coceira em cachorros. Um dos diferenciais do Apoquel é que este medicamento não é um corticoide, que em determinados cães causa efeitos colaterais, e alivia o incômodo em até 4 horas após ser administrado. 

Independente da sua escolha, o primeiro passo é sempre procurar um veterinário.

Leia outros conteúdos para cuidar da saúde do seu pet: