Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aquário para tartaruga: como escolher o ideal?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aquário para tartarugas

Na hora de escolher um aquário para tartaruga, é comum surgir dúvidas sobre o que o ambiente precisa ter para comportar o animal de maneira confortável. 

E essa preocupação não é à toa, afinal, as tartarugas são animais sensíveis e que merecem cuidados especiais para garantir seu bem-estar e qualidade de vida. 

Neste texto selecionamos algumas dicas para você montar o aquário da melhor forma possível, atendendo a todas as necessidades do pet. Confira!

O que é preciso para montar um aquário para tartaruga?

A melhor forma de deixar uma tartaruga feliz é garantindo a ela um habitat adequado. Ou seja, um local que se aproxime de seu habitat natural

E para isso é importante garantir que esse local seja composto de um local seco para descanso e de um local com água, para ela nadar, brincar e se hidratar. 

Para que isso seja possível, é necessário que o aquário tenha o tamanho ideal. Portanto, o espaço onde a tartaruga irá viver deve ter em média 5 vezes mais que seu tamanho quando adulta. 

No entanto, se a ideia for colocar mais de uma tartaruga no mesmo aquário, lembre-se de calcular o tamanho para os dois animais. 

Além disso, por ser um espaço seco e úmido, é necessário que o aquário possua uma rampa, para que o bichinho consiga se locomover de um ambiente a outro.  

Se atente aos itens necessários no aquário!

Para que o aquário se assemelhe ao habitat natural das tartarugas e garanta ao pet bem-estar, é preciso investir em decoração e acessórios. 

Crie um ambiente natural

A decoração do aquário é um dos principais pontos para deixar o aquário com carinha de natureza. Para isso, você pode criar uma decoração tanto na parte seca, quanto no “lago”. 

A parte seca pode ser montada com areia, cascalhos ou pedras, no entanto, se atente para que as pedras sejam maiores, afinal, as tartarugas podem acabar ingerindo algumas delas. Você pode colocar uma toca ou um esconderijo, que podem ser feitos com pedras ou plantas para aquário

Na parte do aquário, a decoração pode ser feita com pedras e plantas aquáticas. As espécies Vallisneria sp., Potamogeton nodosus, Naja guadalupense e Hydrilla sp. são ricas em vitamina A, e a tartaruga adora se alimentar delas! 

Se atente à temperatura!

As tartarugas estão acostumadas com o clima quente, portanto, para que elas se sintam confortáveis, necessitam de uma temperatura entre 24 e 28 ºC. Nesse caso, é fundamental que o aquário tenha uma lâmpada de aquecimento

Além disso, as tartarugas costumam sofrer com deficiência de vitamina D, e essa lâmpada é capaz de proporcionar isso a elas. O ideal é que a lâmpada fique ligada ao menos por 15 minutos diários. 

aquário para tartaruga

Filtre a água

A água do aquário pode criar bactérias e microrganismos que podem afetar a saúde das tartarugas, portanto, assim como no caso dos peixes, seu aquário também deve conter um filtro para ajudar na higienização da água. 

No entanto, prefira filtros que não movimentam tanto a água, para que elas não se assustem. 

Mesmo assim, não se esqueça de trocar a água do aquário uma vez por semana. Outra dica interessante para o cuidado com a água é o uso de um condicionador de água, afinal, o cloro inserido nas águas da cidade pode fazer mal para a pele desses animais. 

Com esses cuidados, certamente sua tartaruga irá viver muito saudável e confortável. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário