TRATAMENTO DA ÁGUA

10 de dezembro de 2019

Peixes

Um aquário é um sistema fechado, no qual a troca de água e renovação de nutrientes e compostos químicos não acontece naturalmente: o aquarista é responsável por garantir o equilíbrio necessário para a saúde e bem-estar dos habitantes do aquário.

Os produtos para tratamento da água são os maiores aliados do aquarista para tornar o aquário habitável, de acordo com as espécies que vivem nele. E é por isso que existe uma grande variedade produtos, com funcionalidades diferentes.

Condicionadores

São neutralizadores de compostos tóxicos. Eliminam especialmente cloro, cloraminas e metais pesados que podem estar na água, especialmente do abastecimento público. Ideal para uso ao encher o aquário pela primeira vez e a cada troca ou reposição de água.

Cuidados com o pH

A quantidade de ácidos ou bases diluídos na água do aquário vai determinar o ambiente está ácido, neutro ou alcalino; e isto é quimicamente chamado de pH (potencial hidrogeniônico). Existem peixes que evoluíram para viver em água mais ácida, outros em água alcalina e alguns em água de pH neutro. Uma vez que o aquarista escolhe as espécies que vai colocar no aquário, ele deverá se atentar ao pH ideal para manter os habitantes saudáveis. Para isso, existem produtos com função de regular o pH de acordo com a necessidade: alcalinizantes e acidificantes.

Aceleradores biológicos: parte da filtragem do aquário é realizada por bactérias benéficas que consomem amônia e nitrito, que são compostos tóxicos. Estas bactérias se multiplicam naturalmente, porém, para que o consumo dos compostos tóxicos seja completa, pode demorar até um mês. Os aceleradores biológicos servem para aumentar as colônias de bactérias benéficas, de forma que a eliminação da amônia e nitrito seja mais rápida.

Cada produto, de cada fabricante, tem uma forma de uso. Leia o rótulo e se ficar com alguma dúvida, pergunte a um dos nossos especialistas em aquarismo das nossas lojas.