Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aquarismo jumbo: um guia simples para montar o seu aquário

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aquarismo jumbo

O aquarismo é um hobby tranquilo e relaxante, que reúne uma série de diferentes práticas. Mas ele vai além do aquário marinho e plantado. Você já ouviu falar sobre o aquarismo jumbo?

Essa modalidade atrai cada vez mais aquaristas, devido à grandeza da prática. Ao invés de cuidar de peixinhos pequenos, você já pensou em cuidar de espécies maiores? Imagine as que ultrapassam os 20 centímetros quando adultas!

Se animou? Então siga conosco para conhecer o aquarismo jumbo!

O que é o aquarismo jumbo?

No aquarismo jumbo, os cuidados com os peixinhos devem ser redobrados. Como dito, os peixes tratados são de grande porte. Por isso, podem ultrapassar a margem dos 20 centímetros quando adultos.

A maioria das espécies para esse tipo de aquário são carnívoras, mas é possível encontrar peixinhos herbívoros também. De modo geral, eles são mais interativos em comparação aos peixes menores e precisam viver em um aquário grande, com pelo menos 500 litros de água.

Quando bem cuidados, eles podem viver até 20 anos! Portanto, veja o que não pode faltar para começar a prática do aquarismo jumbo.

Como começar: o que não pode faltar no aquário?

O primeiro passo é escolher um aquário grande, com espaço suficiente para manter os peixes. Em habitats pequenos, é possível que haja brigas. Por isso, sempre considere quantos animais você pretende ter.

O tamanho mínimo do aquário jumbo é de 200 x 70 x 70 centímetros.

Além disso, o sistema de filtragem é muito importante! Como a maioria dos peixes que vive nesse tipo de aquário são carnívoros, eles defecam ainda mais. Consequentemente, aumentam os detritos na água.

Quando não é limpo da forma correta, o acúmulo de detritos pode causar surtos de amônia. Portanto, invista em um sistema sump, o mais recomendado por possuir espaço o suficiente para realizar diferentes tipos de filtragem.

Isso porque o sistema aumenta o volume da água e, assim, ajuda na diluição dos contaminantes.

A iluminação deve ser feita com uma lâmpada de qualidade, que mantenha o ambiente o mais natural possível. Além disso, você pode contar com plantinhas, caso faça um aquário jumbo com espécies predadoras.

No entanto, caso invista em peixes herbívoros, é possível que eles comam as plantas.

Em relação à alimentação, ofereça rações específicas, crustáceos e até mesmo peixes pequenos.

Peixes para aquário jumbo: sugestões de espécies

aquarismo jumbo

Como as espécies de peixes para aquário jumbo são carnívoras, nunca coloque peixinhos menores no mesmo ambiente, porque eles podem virar refeição para os maiores. 

O ideal é, primeiramente, escolher a fauna que ficará no fundo; em seguida, as espécies do meio e da superfície. Para isso, não esqueça de considerar o tamanho do aquário, a compatibilidade dos animais, o nível de agressividade e o tipo de alimentação.

Algumas sugestões de espécies são:

  • Polypterus.
  • Bagre.
  • Caracídeos.
  • Peixe-arqueiro.
  • Arraia.
  • Dourado.
  • Cilídeo branco.
  • Red Devil.
  • Tilápia-do-nilo.
  • Papagaio verdadeiro.

Apesar das recomendações, o aquarista precisa estar sempre atento ao comportamento de todos os peixes no aquário, de modo a evitar brigas. 

Verifique como está a socialização das espécies todos os dias e o funcionamento do sistema de filtragem do aquário. Dessa forma, você garante conforto e bem-estar a todos os animais!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário