Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

As aves fazem xixi? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo vive uma calopsita

Se você já se perguntou se as aves fazem xixi, saiba que essa é uma dúvida comum e muito pertinente. A resposta, no entanto, é bastante curiosa: mais ou menos!

As aves fazem xixi, mas de uma maneira diferente da que estamos acostumados. Na verdade, o termo “xixi” ou “urina” não são sequer adequados para as excreções dos pássaros.

Continue a leitura e entenda tudo sobre isso!

Afinal, as aves fazem xixi?

Ao contrário dos mamíferos e de outros animais, as aves não fazem xixi no sentido tradicional. Em vez disso, elas excretam ácido úrico por meio de uma substância pastosa.

Isso acontece porque, para voarem melhor, as aves não possem bexiga urinária. A excreção é retirada do sangue ao passar pelos rins e é conduzida diretamente para a uretra, sendo eliminado pela cloaca.

Nos mamíferos, como os humanos, o aparelho urinário possui dois rins, dois ureteres, além de bexiga e uretra. As substâncias, que mais tarde serão eliminadas como urina, passam por esse complexo sistema.

Como é a urina das aves?

como-saber-se-o-periquito-e-macho-ou-femea

Tanto a nossa urina quanto o ácido úrico, ou o xixi das aves, são resíduos retirados do sangue e eliminados do organismo.

No caso das aves, o “xixi” é uma substância semilíquida ou pastosa chamada de urato. A urina das aves, na verdade, é uma mistura de urina e fezes, que são eliminadas juntas pela cloaca.

Por que a urina das aves é pastosa?

A urina das aves é pastosa para que esses animais se adaptem ao ambiente. Ao excretar o ácido úrico em uma forma semilíquida, as aves reduzem a perda de água quando comparada à urina líquida dos mamíferos.

Agora que você já sabe se as aves fazem xixi, explore mais curiosidades no Blog da Cobasi.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário