Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba o que é o basalto para aquário e quando utilizá-lo?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
balsato
Eles podem ser encontrados em diâmetros de aproximadamente 2 mm em recipientes e são adquiridos por peso.

O basalto é uma rocha escura muito comum de ser encontrada na superfície terrestre. Ele tem a sua origem na lava vulcânica e, por isso, compõe grande parte da costa do oceano. Ele é constituído, portanto, por meio do resfriamento e, claro, da solidificação do magma, e na sua composição encontra-se minerais como:

  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Sódio;
  • Potássio.

Onde eles podem ser aplicados?

Graças à sua composição rica em mineral ele é um dos principais componentes aplicados em aquários de água doce e marítima. Por isso, o basalto contribuí diretamente com a filtragem biológica da água e, com isso, proporciona uma área habitável para uma série de bactérias que são vitais para a saúde do aquário. 

Eles podem ser encontrados em diâmetros de aproximadamente 2 mm em recipientes e são adquiridos por peso. Geralmente, é comum encontrar esse mineral junto aos acessórios destinados para os cuidados em aquários. Além do tratamento da água, o cascalho de basalto pode colaborar com a fixação das plantas artificiais, que constantemente marcam presença no interior dos aquários, colaborando com a decoração do espaço. 

Vale destacar que além de alcalinizar a água, esse minério ainda ajuda na estabilidade e no pH do aquário e, graças a sua coloração escura ainda pode oferecer um contraste interessante quando visto do lado de fora, com cardumes coloridos. 

Além do basalto, o que mais precisa para montar um aquário?

basalto
O basalto é um dos principais componentes para o seu aquário.

Essa é uma tarefa muito gostosa que pode ser realizada por todos os integrantes da família. Montar um aquário é idealizar o espaço onde seu pet aquático vai morar, por isso, merece todo seu carinho e organização. Vamos às dicas:

  • Saiba primeiro quais são as espécies e a quantidade de peixes que serão colocados lá;
  • Escolha um local de instalação seguro, longe do alcance de crianças e animais. Além disso, é indicado evitar que o aquário fique próximo de áreas quentes ou frias, que podem interferir diretamente na temperatura da água;
  • Faça uma lista com os principais componentes, por exemplo, o basalto e os demais substratos e ainda os itens de decoração, a iluminação, entre outros;
  • Não se esqueça dos itens obrigatórios, por exemplo, as bombas os filtros;
  • Já pensou na alimentação? Escolha a ração ideal indicada para a raça do seu pet e ainda seja pontual para a distribuição do alimento;

Lembre-se que todos esses itens devem ser escolhidos conforme o tamanho do aquário e a raça do peixe. Eles têm a finalidade de promover um ambiente agradável e saudável para os animais. Caso tenha dúvida em relação à montagem do aquário, existem profissionais específicos para essa tarefa. 

Tudo pronto? Então hora de colocar o peixe no novo habitat

Você sabia que antes de colocar o peixe no novo aquário, é preciso que ele se acostume com a temperatura da água? Para isso, coloque um pouco da água nova e limpa no recipiente que o peixe já está. Isso ajuda que a adaptação do animal seja mais tranquila. Outro ponto de atenção é a medição do pH da água. Certifique-se que ele está de acordo com o adequado para a espécie, antes de colocar o animal no aquário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário