Cachorro com olho azul: quando esse sinal é preocupante?

Compartilhar:


cachorro com olho azul

Os olhos claros chamam muito a atenção, isso porque não é tão comum ver cachorro com olho azul com tanta facilidade. No entanto, algumas raças são famosas por possuir olhos com essa coloração. 

Além disso, nos cães de olhos escuros, a mudança de cor ou o surgimento de manchas azuladas pode preocupar, afinal, essas alterações podem indicar problemas oculares

Conheça algumas raças de cachorro com olho azul

Certamente você já reparou que existem mais cachorros de olhos castanhos do que de olhos azuis, e isso tem uma explicação: na realidade, a coloração castanha é considerada um padrão para os cães.

Contudo, algumas raças de cachorro possuem o gene merle, que acaba diluindo a pigmentação do corpo do cachorro do cão, causando olhos azuis, manchas na pelagem e falta de pigmentação nas patas e no focinho. 

Embora essa condição deixe o cachorro com uma aparência muito bonita, ela está associada a alguns problemas de saúde, como cegueira ou surdez. Por isso, fazer o cruzamento de cães com essas características não é recomendado.  

Veja as raças mais comuns de terem olhos claros

  • Husky Siberiano
  • Pastor Australiano
  • Border Collie
  • Dachshund
  • Dálmata
  • Pastor de Shetland
  • Pastor de Beauce
  • Pastor-bergamasco

Vale ressaltar que nem sempre o olho azul em cães é indicativo de doença. O gene merle também pode causar heterocromia, ou seja, quando o pet tem um olho de cada cor. Além disso, os olhos claros também costumam estar associados ao albinismo

cachorro com olho azul

Quando o olho azul é preocupante?

Já sabemos que existem raças que têm o olho azul naturalmente, no entanto, existem casos em que os cães de olhos castanhos apresentam uma mudança na coloração dos olhos, puxando para o azulado. 

Isso pode ser preocupante, afinal, se o cão apresenta mudança ou manchas nos olhos, pode ser um indicativo de algum problema de visão. Normalmente, esses problemas vêm atrelados a secreções oculares. 

A esclerose do cristalino é uma condição que causa o aspecto azulado nos olhos do pet e ocorre especialmente em cães idosos, devido ao espessamento do cristalino. Nesse caso, a doença faz com que o cão perca a capacidade de ajustar o foco da visão

“Acredita-se que a esclerose do cristalino ocorre devido à compressão no cristalino, levando ao endurecimento dele. Ela irá causar uma redução da visão de perto (conhecida como presbiopia nos seres humanos), porém, como os cachorros naturalmente já não apresentam uma visão boa de perto, quando comparamos com os humanos, não irá interferir na vida deles. Normalmente aparece em cães com idade superior a 8 anos. Essa condição não é a mesma que a catarata”, explica o Dr. Marcelo Tacconi, veterinário da Cobasi.

No entanto, nem sempre esse problema quer dizer que o cão está cego, e sim com um pouco de dificuldade de enxergar. 

Portanto, se você notar que seu pet está com manchas azuladas nos olhos ou está tendo dificuldade de enxergar, leve-o ao veterinário. Quanto mais cedo forem feitos o diagnóstico e o tratamento, mais altas serão as chances de recuperação. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Cristina Moura disse:

    Amei as matérias, muito informativas, parabéns e que @cobasi continue a nós ensinar !

Deixe o seu comentário