Cachorro com testículo inchado e vermelho

Compartilhar:


cachorro com testiculo inchado e vermelho

Doenças relacionadas à questão reprodutiva do animal podem ocorrer em diversas espécies. Os cães não estão fora dessa. Aliás, é mais comum do que parece, viu? Por isso, caso o tutor note o cachorro com testículo inchado e vermelho, é importante procurar um veterinário para que não desencadeie complicações maiores.

Na verdade, em qualquer situação em que o cão apresentar alguma alteração no seu corpo, pode ser algo que precisa de atenção especial. Isso porque pode significar que o animal não está bem e precisa de auxílio veterinário. Aliás, isso também vale para momentos em que o animal apresenta problemas nos testículos.

Portanto, assim que perceber algo incomum, é um sinal de alerta de que o animal precisa ser examinado e tratado pelo especialista. Por isso, caso note o cachorro com testículo inchado e vermelho, marque com urgência uma consulta.

Quer saber mais sobre esse tema? Que tal continuar a leitura do artigo? A equipe da Cobasi separou informações importantes sobre esse assunto.

Saiba mais sobre essa comorbidade

A região dos testículos é muito sensível, por isso, qualquer alteração significativa pode causar dor ao animal. É exatamente por conta disso que o diagnóstico e o tratamento precisam ser feitos o quanto antes. Afinal, muitas doenças podem se desenvolver e se agravar quando não são verificadas rapidamente. Por isso é importante contar com um veterinário.

Talvez você não saiba, mas uma das doenças que acomete muitos cães é a orquite. Ela nada mais é que a infecção do testículo do animal, e costuma ser decorrente de lesões perfurantes. Ou seja, o cachorro machuca a região e um micro-organismo entra e se instala, desenvolvendo os processos infeccioso e inflamatório. Isso pode ocasionar o cachorro com testículo inchado e vermelho.

cachorro com testiculo inchado e vermelho

Os sintomas são importantes para o diagnóstico da doença. Porém, além disso, o veterinário também irá examinar corretamente o local e provavelmente solicitará alguns exames, como citologia, ultrassonografia e cultura. O tratamento costuma ser feito com antibioticoterapia sistêmica.

Testículos inchados pode ser câncer?

Além da orquite, o cachorro com testículo inchado e vermelho pode ser sinal de outros problemas. A neoplasia também pode acometer os pets, e alguns tipos de tumores, como mastocitoma, melanoma, tumor de células de Sertoli e hemangiossarcoma podem se desenvolver nessa região.

Normalmente esses tipos de tumores aparecem em cães já idosos. Porém, também podem acometer cachorros mais novos. Por isso, fique atento: caso note alguma mudança nos testículos do animal, leve-o ao veterinário.

Após o diagnóstico, independentemente de o tumor ser maligno ou benigno, o tratamento mais recomendado é o cirúrgico. Geralmente, a indicação é a castração. Ademais, se o diagnóstico ocorrer no início da doença, há chances de a recuperação ser boa. quando a doença é identificada no início, a recuperação é boa. Fique atento com o cachorro com testículo inchado e vermelho e qualquer alteração corra para o atendimento veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário