
Como descobrir qual seria o cachorro mais inteligente? Isto parece muito subjetivo, mas existe um estudo que analisou mais de 100 raças para chegar a uma definição mais próxima da realidade. Desta forma, é possível afirmar quais seriam as raças mais inteligentes entre os cães. Será que o seu pet está bem ranqueado? Confira o nosso post!
Para encontrar uma solução, o neuropsicólogo norte-americano Stanley Coren juntou mais de 200 especialistas para tentar responder a pergunta. O resultado? Virou o livro “A Inteligência dos Cães”, de 1995, na qual se observou a quantidade de repetições que uma raça precisa para aprender um novo comando a partir dos humanos, além do seu tempo de resposta para realizar isso.
A partir da pesquisa, criou-se um ranking que determina qual seria o cachorro mais inteligente do mundo. Vamos revelar as 10 raças mais bem colocadas a seguir. Acompanhe!
Isso mesmo, o Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo. De origem na Grã-Bretanha, a raça chama a atenção por conta do cão ser muito sociável, determinado, perspicaz e disposto a ajudar. Indicado para tutores que gostem de animais ativos, o que requer uma atenção maior para brincadeiras e passeios regulares.
O Poodle dispensa muitas apresentações, não é mesmo? A raça, oriunda da França, era voltada para a caça de pássaros aquáticos antigamente. Com boa capacidade intelectual, tem muita facilidade para aprender e ser adestrado, fora que costuma ser uma companhia carinhosa, brincalhona e leal ao tutor.
Famoso cão de guarda, o Pastor Alemão destaca-se por ser capaz de aprender e exercer múltiplas funções. Pode ser desde um cachorro de companhia, de proteção, a serviço ou até voltado ao pastoreio. Autoconfiante e agradável, o cão visa ajudar como for possível, contribuindo para adquirir novos comandos e truques rapidamente.
Usado como cão guia, o Golden Retriever pegou o quarto lugar como o cachorro mais inteligente do mundo. Tem uma habilidade natural para o trabalho, é obediente e muito confiável. Não apenas isso, é um cão amigável, afetuoso e bem dócil, adorando brincadeiras e atividades ao ar livre.
O Doberman geralmente é muito conhecido devido ao seu papel protetor como cão de guarda. Mas ele não se resume somente a isto. Pelo contrário, o cão apresenta uma boa aptidão para ser treinado, é corajoso, confiante e gosta de trabalhar. É amigável e dedicado à família, porém não deixa de ser desconfiado com desconhecidos.
De aparência física que lembra um Border Collie, o Pastor de Shetland é um peludo com muito carinho e simpatia pelo tutor como marca registrada. Obediente, é uma raça com boa facilidade para o adestramento, gentil e ativa, procurando agradar à família.
Muito brincalhão e amigável, o labrador ocupou o sétimo posto como o cachorro mais inteligente do mundo. É um cão bastante versátil e desempenha diferentes funções para agradar, exibindo os seus diversos predicados, como ótimo faro, lealdade e agilidade.
Diferente da maioria das outras raças citadas, o Papillon é um cão de menor porte, independente e resistente. Dócil, costuma aparentar obediência e fidelidade à família, além de boa capacidade de memória e possuir um instinto protetor.
O Rottweiler é outra figurinha carimbada como cão de guarda, em virtude de sua enorme força física e aparência de malvado. Contudo, a raça geralmente apresenta um caráter amigável e pacífico ao tutor, sendo um cão adequado para ser conduzido e voltado ao trabalho. É muito atento a tudo o que o cerca, disciplinado e inteligente.
Muito conhecido pela fidelidade e instinto de proteção, o Boiadeiro Australiano é um animal voltado para ser o cão de guarda do rebanho, da propriedade e do fazendeiro. Ágil, tem bom senso de alerta e uma desconfiança habitual com estranhos.
Saiba mais sobre outras raças caninas em nosso blog: