Descubra se o seu cachorro pode tomar Plasil

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
humano dando remédio para cachorro
Qualquer remédio só pode ser oferecido para cães com autorização veterinária

O Plasil é um medicamento para humanos usado para aliviar sintomas de problemas gastrointestinais como vômitos e náuseas.

Por causa desse efeito, há tutores que recorrem ao remédio para aliviar o mal-estar em seus pets durante passeios e viagens. Mas será que um cachorro pode tomar Plasil? Confira a resposta a seguir.

O cachorro pode ou não pode tomar Plasil?

Sim, um cachorro pode tomar Plasil, desde que seja prescrito por um médico-veterinário de confiança e em caso de urgência. 

A restrição em dar Plasil para cães está relacionado com a concentração da metoclopramida, o princípio ativo, na fórmula do remédio. No caso de medicamentos essa dosagem é mais alta do que nos antieméticos veterinários. 

Por isso, se não houver cuidado no momento da administração do Plasil, pode ocorrer uma sobrecarga do organismo do pet. Sendo o fígado e os rins os órgãos mais afetados, já que são responsáveis por metalizar o medicamento.  

Qual medicamento é bom para o cachorro parar de vomitar?

Os melhores medicamentos para que o cachorro pare de vomitar são os antieméticos de uso veterinário.

Os remédios dessa categoria têm como princípio ativo a substância cloridrato de metoclopramida na dosagem certa para os animais de estimação.

Dessa maneira, o tutor consegue eliminar sintomas de mal-estar como enjoos e vômitos sem colocar em risco a saúde do pet.

Se o seu cachorro costuma passar mal durante passeios e viagens de carro, consulte um médico-veterinário. 

Ele poderá prescrever o medicamento adequado ao porte, raça e idade do cão, além de orientar a maneira correta de administração.

O que eu posso fazer para o cachorro não vomitar na viagem?

Com alguns cuidados antes da viagem, é possível reduzir a chance do seu cão sentir enjoos e vomitar durante o trajeto.

O primeiro deles é não oferecer ração ou água uma hora antes de começar a viagem. Assim, é possível minimizar as chances do animal se sentir mal e regurgitar o que acabou de comer.

Outras boas práticas são manter o interior do carro fresco e arejado. Para isso, uma boa dica é manter o cão preso no banco de trás com a coleira e deixar as janelas abertas.

Por fim, para que o animal de estimação possa aproveitar bem a viagem, faça pequenas paradas pelo caminho para que ele possa caminhar e se hidratar.

Agora você já sabe que cachorro só pode tomar Plasil em último caso e que há medicamentos específicos para pets com enjoo.Para aprender mais sobre a saúde canina, continue no Blog da Cobasi.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário