Cachorro sabe nadar? Dicas para diversão segura

18 de janeiro de 2021

Cachorros
Cachorro sabe nadar e ainda busca a bolinha na piscina

A estação mais quente do ano chegou e tudo o que queremos é curtir com quem nós mais gostamos: o nosso pet! Por isso, é muito importante saber se cachorro sabe nadar e quais os cuidados necessários para uma atividade segura e cheia de diversão.

Praia, piscina… Assim, como nós, no geral, os cães também gostam e sabem nadar. Algumas raças, inclusive, têm uma excelente desenvoltura na água, como é o caso do Golden Retriever, do Labrador e do Terra Nova. Ele ficam felizes quando estão se refrescando.

Isso não quer dizer que todos os pets serão fãs da água e nem que eles saberão nadar. Antes de cair na água com seu cachorro, veja se ele gosta da atividade e fique sempre de olho.

No mar, na piscina ou em lagos, a regra é sempre a mesma: mesmo quando o cachorro sabe nadar, só pode entrar na água com supervisão de um adulto responsável.

Cuidados quando o cachorro sabe nadar

Existem alguns cuidados especiais que você precisa ter ao levar o seu amigão para curtir as férias. Afinal, todos vão querer se divertir, mas é preciso ter responsabilidade. Além disso, lembre-se de que cachorro sabe nadar, mas o pet pode se sentir desconfortável na água ou então se assustar, então respeite os limites dele e vá aos poucos. Caso perceba que ele não está devidamente adaptado ou não gosta da atividade, não o force a nadar.

Além disso, sempre supervisione a brincadeira na água. É sua responsabilidade, manter o cachorro seguro e ajudá-lo caso tenha problemas na água.

Preparamos algumas dicas para seu pet aproveitar muito os momentos na água e você nunca mais ter dúvidas se cachorro sabe nadar! Confira:

  • Mesmo se o cachorro sabe nadar, a supervisão de um adulto responsável é fundamental;
  • Lembre-se sempre de levar um potinho ou bebedouro portátil com água, afinal, seu pet vai gastar bastante energia brincando;
  • Não esqueça de levar alguns petiscos;
  • Se estiver na praia, mantenha-o sempre na guia;
  • Mantenha o seu animalzinho no seu campo de visão e não deixe que ele coma nenhuma sujeira que esteja na areia;
  • Leve bolinhas e brinquedos, pois a diversão será garantida com tanto espaço para brincar;
  • Tome muito cuidado com a alta temperatura da areia, pois ela pode causar queimaduras nas patas;
  • Não deixe de recolher as fezes do seu animal e esteja sempre com saquinhos higiênicos, os famosos cata-caca;

Cuidados depois do cachorro nadar

Cachorro peludo se jogando na água

Não é só durante a brincadeira, que seu pet precisa de cuidados. Se no dia seguinte a brincadeira continuar, você pode optar por apenas enxaguar o animal com água corrente do chuveiro para retirar a água salgado ou o cloro.

Ao voltar da praia ou da piscina, dê sempre um banho caprichado com shampoo específico para cães e use uma escova adequada para desembaraçar os possíveis nós que se formarem no pelo.

Seque bem o animal, inclusive as orelhas, para que ele não tenha dor de ouvido. Se for preciso, coloque uma bolinha de algodão em cada uma das orelhas para que os resquícios de água sejam absorvidos por completo.

Aprenda a dar banho em cachorro sem sair de casa.

Depois de brincar na água, fique atento aos sinais

Se o seu cachorro estiver balançando muito a cabeça, estiver triste, reclamar de dor ou apresentar perda de apetite, pode ser que ele esteja com otite canina. Neste caso, o ideal é procurar um veterinário mais próximo e agendar uma consulta com urgência.

A otite canina pode ser tratada de forma rápida, com produtos específicos ou um antibiótico para ser aplicado no local, seguindo as orientações do profissional. Mas se isso acontecer, fique tranquilo, se você cuidar bem do seu bichinho, em poucos dias ele voltará a brincar com você e com certeza suas férias serão inesquecíveis ao lado do seu cãozinho.

Gostou? Deixe um comentário e leia outros posts sobre cuidados com cães em viagens no verão: