Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cadeirinha para cachorro: saiba como funciona o acessório!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cadeirinha para cachorro

A cadeirinha para cachorro é um dos acessórios mais populares para dar segurança ao cachorro durante uma viagem de carro. Neste texto, vamos explicar como funciona o equipamento de transporte.

Passear pode ser uma das atividades preferidas dos nossos amigos e, claro, dos tutores, que adoram ver seus animais felizes. Mas quando o assunto é andar de carro, é preciso ficar atento à segurança e também às regras de trânsito. Seja para uma viagem curta até à pracinha predileta ou para percursos mais longos, como viagens de férias e fins de semana. 

A segurança do animal deve sempre vir em primeiro lugar. Por isso, é muito importante que o seu amigo esteja preso dentro do veículo. Os pets nunca devem ser levados soltos no carro, pois podem ser arremessados em caso de freadas bruscas ou acidentes. Além disso, podem distrair o condutor do veículo.

Pode viajar com o cachorro no colo?

É tentador, mas não pode. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração o transporte de animais no banco da frente e entre os braços e pernas do motorista. Isso porque o animal pode distrair o condutor e acabar causando um acidente. Por isso, sempre utilize os equipamentos de segurança.

Além disso, também é proibido deixar o cachorro pegando aquele ventinho do lado de fora da janela ou solto no banco de trás. Outra prática vetada pelo CTB é a de levar os pets no porta-malas e em partes externas dos veículos (como caçambas). 

Como funciona a cadeirinha de cachorro?

A cadeirinha para cachorro fica presa ao cinto de segurança, do mesmo jeito que as cadeirinhas infantis. Mas a aparência é de uma cestinha. Como o acessório é aberto na parte de cima, o cachorro pode se movimentar durante a viagem. O movimento diminui a sensação de confinamento que uma caixa de transporte daria ao animal, por exemplo. Antes da compra, é importante que o tutor verifique o peso que o item suporta e compare com o do seu cão. 

Como acostumar o animal ao carro?

Antes de começar as viagens com o seu pet, o ideal é acostumar o bichinho com o ambiente do veículo. Por isso, faça os primeiros contatos com o carro desligado, na garagem. O tutor deve sempre ser delicado ao colocar o animal do banco. Evite fazer isso de forma brusca. Para estimular o cachorro, uma opção é colocar um petisco no banco e esperar que ele suba sozinho. 

As novidades devem ser introduzidas aos poucos, como ligar o carro, mas permanecer na garagem ou passear apenas por alguns minutos. Em caso de um pet super agitado, que demonstre muito medo, o ideal é procurar a ajuda de um profissional para receber orientação específica.

cadeirinha para cachorro

Como tornar a viagem confortável?

Alguns animais ficam estressados com viagens de carro, principalmente as de maior duração. Uma dica é tentar gastar a energia do pet antes de pegar a estrada, com brincadeiras ou um passeio bem ativo. Se o seu pet não costuma enjoar, você também pode oferecer brinquedos de borracha ou ossinhos para distraí-lo no trajeto. 

Viagens mais longas costumam estressar alguns bichinhos. Uma forma de deixar seu amigo um pouco mais tranquilo é fazer paradas durante o caminho, para que o cachorro saia um pouco do carro, beba água, faça suas necessidades e coma. 

Boa viagem! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário