Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cães farejadores brasileiros na Turquia: animais são enviados para ajudar nos resgates

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Foram enviados para Turquia três pastores belgas malinois e uma labradora.

Em meio a um dos desastres naturais mais intensos que atingiu Turquia e Síria, outros países começaram a se mobilizar para ajudar no resgate de vítimas. O Brasil foi um deles, enviando equipe de médicos, bombeiros e cães farejadores, em uma missão humanitária.

Cães farejadores na Turquia: Governo de SP enviou para auxiliar no resgate de vítimas

Na madrugada da última quinta (9) de fevereiro de 2023, o Governo de São Paulo enviou para Turquia médicos militares, integrantes da Defesa Civil, bombeiros, três pastores belgas malinois e uma labradora, para ajudar no resgate de vítimas do terremoto que atingiu o país na última semana. 

O Estado de São Paulo lidera a missão humanitária  e conta com apoio dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília, que também enviaram equipes de ajuda.

Em um trajeto de aproximadamente 11h40, os animais viajaram em um compartimento abaixo da cabine dos pilotos, recebendo periodicamente, durante o voo, visitas dos seus treinadores.

cães de resgate
Os pastores alemães também são cães muito usados como cães de serviço

Segundo seus cuidadores, a equipe de cães tem experiência nesse tipo de missão, e na sua jornada de resgates, tem a história de um cão-farejador que ajudou no resgate de aproximadamente 40 pessoas, como mencionado em uma entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. 

Além da equipe de resgate, a ajuda humanitária brasileira também vai transportar toneladas de equipamentos: ferramentas hidráulicas, material de corte, equipamentos de uso geral e entre outras soluções para ajudar no processo de busca aos sobreviventes. 

Esses materiais serão utilizados para o rompimento de concreto ou madeira, para escorar escombros e ajudar no atendimento pré-hospitalar às vítimas, além de ser útil na construção de unidades médicas.

Terremoto na Turquia e na Síria

O tremor de magnitude 7,8, que devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) de fevereiro de 2023 e  durou um minuto e meio. O desastre natural foi seguido de mais de 70 réplicas até esta quarta-feira (8) de fevereiro de 2023, sendo considerado o maior terremoto nos últimos 80 anos nos dois países. 

Cães de resgate: olfato a serviço da vida

O treinamento dos cães farejadores é feito com diversas técnicas de adestramento para alcance da excelência

Os cães farejadores tem uma missão muito importante: salvar vidas. Esses animais são treinados para serem detectores e, desde cedo, recebem estímulos positivos paraidentificar odores específicos, que respeitam os instintos do pet. 

Desta forma, tanto na Turquia, como para centenas de outras missões, esses cães têm desempenhado um importante papel em nossa sociedade ao lado de seus condutores (tutores), em uma parceria que combina confiança, conexão emocional e muito amor. Esses fatores se combinam para realizar as operações de resgate e salvamento de pessoas. 

É sempre bom destacar que os cães de serviço que existem no mundo são capazes de ajudar pessoas com mobilidade limitada, cadeirantes, com deficiência visual, entre outras ações que só fazem a gente amar e admirar ainda mais esses animaizinhos, né? Incrível!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário