Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cão farejador: principais raças e técnicas de treinamento

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

São vários os tipos de cão farejador, e todos eles são animais de serviço muito importantes. Afinal, atuam em desastres naturais para auxiliar na localização de vítimas, na busca por pessoas desaparecidas e até na apreensão de drogas.

Então, se você acha que basta o cachorro ter o olfato aguçado, não pode perder este artigo. Continue a leitura e entenda como funciona o treinamento do cachorro farejador, quais as raças mais usadas para a função e muito mais!

Qual o treinamento para cão farejador?

O cão farejador realmente possui o olfato apurado, mas sem o treinamento adequado, ele não conseguirá fazer o serviço. Os cães dos bombeiros e o cachorro policial, por exemplo, passam por intenso treinamento, que, muitas vezes, começa quando eles são apenas filhotes.

Além de farejar, esses animais precisam ser obedientes e responder aos comandos, afinal, estão recorrentemente em ambientes com muitas pessoas, barulho e movimento. Por isso, o adestramento de comandos básicos é fundamental para os cães farejadores. Isso significa que eles precisam saber sentar, ficar e deitar, além de responderem aos seus parceiros.

Agora chegou a hora divertida: as técnicas para estimulação e treinamento do olfato!

O primeiro passo é estimular o sentido com ração e petiscos. Os adestradores ocultam alimentos em diversos locais e permitem que o animal seja recompensado pela própria comida. Essa fase deve levar semanas e até meses, pois o animal precisa desenvolver o olfato e a rapidez na busca pelo alimento.

A última fase para o animal tirar seu “certificado de cão farejador” é ser exposto às substâncias que deverá encontrar, como entorpecentes. É necessário ter muito cuidado nessa etapa, pois o cachorro não pode ter contato direto com as substâncias.

Após identificar o odor da substância ilícita, ele parte para a busca por brinquedos com odor semelhante. Ao encontrar, o cachorro ganha um petisco e muito carinho para entender que aquele comportamento é desejado e será recompensado.

Qual o melhor cão farejador?

É verdade que todos os cães possuem o olfato potente, mas alguns também têm outras características que os tornam ideais para a função. Além de um olfato excepcional, o cão farejador precisa ser leal, corajoso, obediente, inteligente e saudável.

Dessa forma, existem algumas raças ideais para a função e, dentre elas, algumas bastante improváveis. Então continue a leitura e descubra quais são os melhores cães farejadores!

Pastor Alemão

É claro que a nossa lista precisava começar com o Pastor Alemão, o mais clássico dos cães policiais. Apesar da cara de mau e de todo o seu tamanho, este é um cachorro extremamente leal e obediente ao seu tutor. Isso o torna perfeito para a função.

A resistência física é outro ponto alto do Pastor Alemão. Graças a ela, ele consegue procurar sobreviventes em desabamentos durante muitas horas. Isso porque sua persistência e resistência física não permitem que ele pare até concluir seu trabalho.

Beagle

Talvez você não imaginasse que o pequeno e divertido cão Beagle é um excelente farejador. Apesar de atualmente ser um cachorro de companhia, ele já serviu muito para caça e era ótimo na função de encontrar pequenos animais.

Apesar de seu olfato excelente, o Beagle é teimoso, e isso o coloca no fim da lista quando o assunto é cão de serviço.

Rastreador Brasileiro

Esta é uma raça de cão farejador brasileiro. Bastante incomum, esse cachorro faz parte da categoria de sabujos farejadores ou cães de caça.

Ele, que já foi usado para a caça de tatus, onças, raposas e porcos-do-mato, hoje é tido como um cachorro de companhia. Resistente e esguio, o Rastreador Brasileiro é o cruzamento de diversas raças, como Foxhound Americano, Coonhound Inglês e Pequeno azul da Gasconha, outros animais ótimos para farejar.

Bloodhound

Também chamado de Cão-de-Santo-Humberto, o gigante Bloodhound já foi muito usado para a caça. Hoje, sua função de encontrar pessoas desaparecidas e feridas é muito mais comum.

Golden Retriever

Você sabia que o Golden Retriever está entre os melhores cães farejadores? Além de toda a sua fofura, ele também é ótimo para o serviço.

Sua docilidade e inteligência ajudam a tornar o Golden um excelente cão farejador. Além disso, a raça também tem ótimo desempenho quando existe a necessidade de entrar na água, já que eles adoram nadar.

Labrador Retriever

Para finalizar a nossa lista dos melhores cães farejadores, trazemos outro famoso entre os brasileiros: o Labrador Retriever.

Assim como o Golden, o Labrador adora água e é um ótimo cão de serviço em situações que exijam a habilidade de nadar. Resistente na água e também em terra firme, essa raça também auxilia policiais.

Agora você já sabe tudo sobre o treinamento de cães farejadores e as principais raças para a função. Então confira outros conteúdos do blog e conte o que achou nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário