Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cão Lobo Checoslovaco: saiba tudo sobre esse incrível parente dos lobos!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão-lobo-checoslovaco

O Cão Lobo Checoslovaco é uma raça não muito comum no Brasil, e talvez por isso encante por sua raridade e por sua semelhança com os lobos. De porte grande, é um cachorro robusto e altivo, com pelagem longa e exuberante. Suas cores variam do cinza-amarelado ao cinza-prateado, com pelos mais claros na base do pescoço e no peito. São cães resistentes, corajosos e ativos. Ótimos companheiros, costumam ser muito fiéis aos tutores e acompanhá-los até o fim de suas vidas.

A raça surgiu na antiga Tchecoslováquia – atualmente dividida entre República Tcheca e Eslováquia. Em 1955, foi realizado um experimento biológico que culminou no cruzamento entre um Pastor Alemão e uma loba da cordilheira dos Cárpatos. Por a incrível semelhança entre a raça e os lobos, já que reproduz a robustez, a textura e a cor do pelo desses animais.

A experiência buscava como resultado um cão capaz de rastrear, como os lobos, mas que contasse com a fidelidade e o caráter do Pastor Alemão. O resultado foi um sucesso! A raça é categorizada como um excelente cão de guarda e companhia. Mas o reconhecimento foi tardio. Somente em 1982 o Comitê Geral dos Criadores Associados da Tchecoslováquia reconheceram o Cão Lobo Checoslovaco como raça nacional.  

Temperamento oscila entre o cão e o lobo

Diferente de outras raças de cachorro, o Cão Lobo Checoslovaco exige um adestramento mais rigoroso. E a rigidez não significa ímpeto, mas, sim, inteligência, já que a raça precisa aceitar o tutor como o alfa. Diferente de outros cães, o Cão Lobo Checoslovaco não reproduz comandos somente para agradar ao seu tutor, mas também quando entende a utilidade da demanda feita a ele. Por isso, a relação com a raça não é de servidão, mas sim de respeito mútuo e igualdade entre o humano e o animal.

Um fiel companheiro para caminhadas

Estabelecida a condição de confiança no relacionamento entre tutor e o cachorro, o Cão Lobo Checoslovaco se mostra extremamente carinhoso, fiel e cuidadoso com seu tutor, se tornando um ótimo exemplar de cão de guarda.

Os laços dessa amizade devem ser desenvolvidos com muita atividade, para manter a saúde física e mental do cão – e do humano. Caminhadas e corridas curtas, envolvidas com muitas brincadeiras, são as interações perfeitas para o pet.

cão lobo checoslovaco

Cuidados com o Cão Lobo Checoslovaco

A raça é reconhecida por ter a saúde em dia. Mas mesmo assim pode apresentar problemas físicos como a displasia coxofemoral. Por isso, é importante realizar check-ups com frequência, principalmente com um veterinário de confiança e que possa acompanhá-lo ao longo dos anos. O especialista também será responsável pela indicação da dosagem e do tipo de ração para o seu cão, de acordo com a idade e das condições de saúde.

A bela pelagem do Cão Lobo Checoslovaco exige cuidados. Com uma escova ou luva específicas para escovação de pelos grossos e semilongos, elimine os pelos uma vez por semana ou a cada quinze dias, de acordo com a necessidade. Vale ressaltar que, em duas épocas do ano, a raça solta mais pelos e o tutor deve estar atento à escovação nesses tempos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário