Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Casa limpa e organizada: 15 dicas infalíveis

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Casa limpa e organizada: 15 dicas infalíveis

Uma casa limpa e organizada faz toda a diferença na saúde, no bem-estar e na tranquilidade dos moradores. E, por incrível que pareça, a base das casas organizadas e limpas é bem simples e consiste nas tarefas do dia a dia.

Incluir algumas atitudes na sua rotina pode fazer a diferença entre uma casa em harmonia e outra que precisa de grandes esforços para ser mantida. Confira as dicas para arrumar a casa que separamos para você neste artigo e comece hoje mesmo!

Casa limpa e organizada: por onde começar?

Se a sua casa está imersa no caos, certamente vai ser preciso fazer uma grande intervenção num primeiro momento. Organizar os armários, doar o que não usa mais, jogar fora o lixo e os objetos que ficam “entulhando” as gavetas é um bom começo.

Depois dessa fase, é preciso que você inclua alguns hábitos na sua rotina diária, não só para organizar a casa, mas para fazer com que essa organização seja verdadeiramente duradoura.

1. Arrume a cama assim que levantar

1. Arrume a cama assim que levantar

Dobrar os lençóis e arrumar os travesseiros pode parecer uma tarefa simples, mas faz uma grande diferença na organização do quarto. Uma cama bagunçada tem o poder de atrair ainda mais desorganização para o ambiente, e logo logo você vai ver roupas espalhadas por toda parte. Comece bem o dia deixando o quarto em ordem ao sair dele!

2. Lave a louça e organize a pia depois de cada refeição

2. Lave a louça e organize a pia depois de cada refeição

Nem sempre temos tempo ou disposição para fazer as tarefas do lar, mas uma pia com louça de três refeições é bem pior do que com uma refeição apenas. Por isso, seja disciplinado e lave a louça do café logo depois de acabar de comer.

Depois do almoço, seque e guarde a louça do café antes de colocar outros itens no escorredor de louças. O segredo da organização é não acumular!

3. Abra portas e janelas e deixe o vento correr

Além de organizada, uma casa também precisa ser arejada todos os dias. Crie o hábito de abrir as janelas e as portas dos cômodos para que o ar fresco possa circular, renovando a atmosfera.

Essa é uma maneira muito eficaz também de prevenir a formação de mofo e umidade, especialmente se você morar em um lugar onde não bate muito sol.

4. Tire o lixo todos os dias

4. Tire o lixo todos os dias

Caso você utilize lixeira no banheiro, retire e troque o saquinho todos os dias. Faça o mesmo com a lixeira da cozinha, aproveitando para separar os itens que serão destinados à reciclagem.

5. Passe aspirador ou vassoura no chão todos os dias

Recolher os pelos, a poeira e os fios de cabelo do chão fazem toda a diferença para quem está mantendo a casa limpa. Antes que você perceba, os fios começam a se enrolar, grudar nos pés, acumular nos cantinhos dos móveis e pronto: a aparência de casa suja se instala rapidamente.

Com poucos minutos diários você recolhe e elimina a sujeira e prolonga os resultados de uma faxina mais pesada.

6. Invista em mops

Os mops são uma espécie de esfregão moderno que ajuda a manter a casa limpa sem desperdício de água. Existem muitos modelos disponíveis, que contribuem especialmente para casas limpas e organizadas de quem tem pets e crianças pequenas, que costumam fazer mais bagunça derramando água e alimento.

7. Utilize organizadores de todos os tipos

Organizadores de gaveta do tipo colmeia, caixas plásticas para armazenamento de brinquedos, documentos e afins, cabides padronizados e adequados a cada tipo de roupa e sapateiras fazem uma enorme diferença para quem busca ter uma casa limpa e organizada.

As colmeias organizadoras podem ser utilizadas com roupas íntimas, roupas de banho e pequenos objetos, como relógios, óculos e até joias. Já os cabides padronizados economizam espaço no armário e promovem sensação de harmonia.

Mesmo que você guarde seus calçados no armário, uma sapateira perto da porta já fará grande diferença na organização dos pares utilizados no dia a dia. O mesmo podemos dizer de uma arara, seja para pendurar casacos volumosos demais para o guarda-roupa ou o uniforme da escola das crianças, por exemplo.

8. Arrume os itens do pet

Se você tem animais de estimação, guarde a ração e os petiscos em potes próprios para isso e faça o descarte do saco original onde veio o alimento. Assim você garante que a comida permaneça fresca e crocante e mantém insetos afastados da sua casa.

9. Utilize desinfetantes de uso veterinário

9. Utilize desinfetantes de uso veterinário

Ainda para os tutores de pet, o uso de produtos de limpeza adequados para uso veterinário é fundamental para prevenir casos de intoxicação nos animais. Além de seguros, eles também duram muito e fazem as vezes de dois ou três produtos, economizando espaço na despensa.

10. Escolha uma área da casa para escovar os pets

Além de facilitar a rotina do animal de estimação, que já sabe que será escovado quando você o dirige para determinado cantinho da casa, ao fazer isso sempre no mesmo lugar você consegue recolher os pelos soltos e evitar que se espalhem por toda parte.

11. Não deixe roupas, sapatos e bolsas jogados

11. Não deixe roupas, sapatos e bolsas jogados

Ao chegar da rua, organize os seus pertences: coloque a roupa suja no cesto, os calçados na sapateira e as bolsas e mochilas no gancho de parede ou em um cantinho do quarto próprio para isso.

12. Cheque a organização antes de dormir

Antes de dormir, dê uma geral na casa: arrume almofadas, recolha um pedacinho de papel do chão, guarde a louça e tire a roupa seca do varal. Com pequenas ações todos os dias, você conserva sua casa organizada!

13. Envolva a família

Todos os moradores devem fazer a sua parte para colaborar e preservar a organização da casa. Você pode ter acesso a todas as dicas de organização e limpeza do mundo, mas se não colocá-las em prática envolvendo sua família, de nada vai adiantar! Você vai ficar sobrecarregado e os resultados não serão tão bons.

Mesmo as crianças menores devem ter participação nesse processo, seja recolhendo os brinquedos ou ajudando nos cuidados com os pets. Comece desde cedo a ensiná-las esses hábitos tão importantes para a vida adulta.

14. Distribua tarefas entre os membros da família

Você pode instituir um rodízio para que todos contribuam e ninguém fique de fora. Lavar a louça, estender a roupa, recolher o lixo… todos devem participar. É possível levar em consideração as aptidões e preferências pessoais, mas não abra mão da contribuição de ninguém.

15. Planeje sua rotina

15. Planeje sua rotina

Organize seu dia de maneira a dar conta das atividades cotidianas e manter a casa limpa e organizada. Se você não tem tempo de lavar a louça logo depois do almoço porque precisa correr com as crianças para a escola, faça isso assim que voltar da rua.

Organize também um calendário prevendo quando serão feitas as compras no supermercado e na feira, para que você possa higienizar e guardar os produtos logo em seguida.

E então, gostou das nossas dicas para arrumar a casa? Invista na decoração da sua casa com algumas plantas e transforme de vez o ambiente para melhor!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário