Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Colar de proteção para cachorro: o que é e quando usar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Colar de proteção para cachorro: o que é e quando usar?

O colar de proteção para cachorro é um instrumento de segurança quando o pet está passando por algum problema de saúde.

Pode ser usado depois de o cãozinho passar por uma cirurgia, por exemplo, ou mesmo quando está com algum machucado ou curativo no corpo em que não pode mexer.

Também chamado de cone de proteção para cachorro, o item ajuda a restringir alguns movimentos do pet, impedindo que ele fique lambendo, coçando ou mordendo uma determinada parte do corpo que precisa de um certo tempo para cicatrizar.

Como funciona o colar de proteção para cachorro

Como funciona o colar de proteção para cachorro

O uso do protetor de pescoço para cachorro deve ser recomendado por um médico veterinário. Isso é importante para garantir que o tamanho do cone seja adequado ao porte do animal, e também que a sua colocação seja feita corretamente.

O colar de proteção para cães não impede o cãozinho de se alimentar nem de se hidratar normalmente. Inclusive, alguns são grandes o bastante para cobrir totalmente o comedouro e bebedouro do pet, mas o acesso à ração e à água não é prejudicado.

O tempo de uso do colar deve ser determinado pelo veterinário, levando em conta a cicatrização do local onde há um ferimento ou então a retirada dos pontos depois de uma cirurgia.

Como tornar mais fácil o uso do protetor para pescoço de cachorro

Mesmo os cãezinhos mais tranquilos podem ter alguma dificuldade de se acostumar com o cone. Por isso, você pode tomar alguns cuidados extras para ajudá-lo nessa adaptação.

Afaste móveis e demais objetos que ficam no caminho por onde o pet costuma passar para que ele não fique esbarrando em nada. Para evitar reações bruscas do pet, fale com ele antes mesmo de chegar no local onde está, para evitar sustos.

Como nessa fase de recuperação os pets tendem a ficar mais tristinhos, busque redobrar os momentos de carinho e atenção para que eles não fiquem deprimidos. Isso também vale caso o médico veterinário recomende a suspensão temporária dos passeios.

Faça brincadeiras mais tranquilas, em casa mesmo, e ofereça petiscos se não houver nenhuma contraindicação médica.

Tipos de coleira de proteção para cachorro

Tipos de coleira de proteção para cachorro

O modelo mais comum de colar de proteção é feito de um plástico rígido, leve e fácil de limpar. Você pode avaliar junto com o médico veterinário a possibilidade de substituir esse modelo por um outro que seja mais confortável para o seu pet.

Existem colares de proteção acolchoados, que são bastante macios. Apesar de incomodarem menos, como não são rígidos é possível que um cão mais espertinho consiga dobrá-lo o suficiente para lamber ou morder o machucado. Fique de olho!

O macacão cirúrgico se parece com uma roupinha bem justa, feita com um tecido que contribui para uma boa cicatrização do ferimento. Existem em vários tamanhos e não restringem os movimentos do cachorro, apesar de protegerem a região afetada.

Existem, também, calças e mangas feitas do mesmo material cirúrgico, que podem ser utilizadas de acordo com o caso do seu pet.

Saiba como fazer curativo em ferida aberta em cachorro com esse artigo em nosso blog.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário